NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR realiza mais de 80 ações educativas durante o mês da mulher em todo o Paraná

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou março, mês dedicado às mulheres, com mais de 80 ações educativas em todo o Estado. A iniciativa incluiu palestras e a distribuição de materiais informativos sobre violência contra a mulher.

A ação foi pensada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e foi promovida pelas 21 Delegacias da Mulher localizadas em diversos pontos do Paraná. A iniciativa também está alinhada com o programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), que prevê a conscientização e orientação de homens e mulheres para reduzir os casos de violência doméstica no Estado.

Os policiais civis estiveram em diversos pontos das cidades a fim de distribuir panfletos com informações sobre como identificar e denunciar a violência. Um dos diferenciais da ação foi a distribuição de porta-copos em bares e restaurantes no período noturno. O material ilustra como fazer o gesto universal de socorro em caso de necessidade e possui um QR Code que direcionava para uma página com mais informações sobre violência contra a mulher.

Leia Também:  Governo decreta luto oficial pela morte de Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do TCE

Durante a entrega dos materiais educativos, agentes também esclareceram dúvidas e incentivaram denúncias, garantindo que a população tenha acesso às informações necessárias para buscar ajuda.

Diversas palestras também fizeram parte da iniciativa. Os policiais civis abordaram temas como a importância das medidas protetivas de urgência, violência doméstica, como pedir ajuda, empoderamento feminino, violência contra a mulher, relacionamentos abusivos, a importância da denúncia e canais de apoio disponíveis para vítimas e familiares, entre outros.

As palestras atingiram alunos de ensino médio, ouvintes de rádios locais, associações empresariais e estudantes universitários.

“Trabalhamos de forma contínua pela prevenção e combate à violência contra a mulher. Queremos promover a segurança pública para que mulheres e meninas vivam de forma digna e confiante, conheçam os seus direitos e saibam que a Polícia Civil está aqui para apoiá-las”, afirma a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  Detecção de drogas, armas e até explosivos: núcleo de cães da PCPR completa 13 anos

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA