NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR na Comunidade leva serviços gratuitos para mais de 2,4 mil pessoas no Interior

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para mais de 2,4 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu em Irati (Centro-Sul), nos dias 27 a 29 de setembro, e em Palmeira (Campos Gerais), nos dias 2 a 4 de outubro. As ações aconteceram em parceria com o Paraná em Ação, feira de serviços da Seju, e Prefeitura.

Os policiais civis fizeram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade. Além disso, foram repassadas orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Na ação, ainda foram confeccionadas 1.292 carteiras de identidade, sendo 737 em Irati e 555 em Palmeira. A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, ressaltou que o evento facilita para a população o acesso a serviços. “Esse evento vem proporcionando a facilidade para a população, na questão da confecção do RG, mostrando o trabalho que é feito pela perícia. Essa é uma oportunidade que a população tem de conseguir resolver todos os problemas do dia a dia”, disse.

Leia Também:  Estado libera R$ 34 milhões para fomento de ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação

A PCPR também esteve nos locais com exposição de perícia papiloscópica, exposição de materiais táticos e atividades lúdicas com as crianças, visando mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

Para a secretária Isabela Mayer Farion de Aguiar, de 29 anos, o projeto traz cidadania e informação, principalmente para as crianças. “Esse tipo de ação traz às crianças a oportunidade de participar, de fazer o documento, e o contato com a Polícia Civil é fantástico, acho que eles têm a oportunidade de ver como funciona o papel desempenhado e eles adoram, ficam super empolgados”, diz a moradora de Palmeira.

A ação em Palmeira também contou com a presença da Delegacia Móvel da PCPR e operação de fiscalização e combate a crimes ambientais em Porto Amazonas e Palmeira, com apoio da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente.

O coordenador do programa, João Mario Goes, ressalta que essa é uma forma moderna de levar os serviços da Polícia Civil para a população onde ela mais necessita. “Foram milhares de pessoas atendidas com orientações, com demonstrações da Polícia Civil, confecção de boletins de ocorrência, e podemos destacar também a confecção de carteiras de identidade”, afirma.

PALESTRA – Durante os dias de evento no município de Palmeira, os servidores da PCPR ainda ofertaram seis palestras para 544 pessoas sobre violência doméstica, rede de proteção, abuso sexual infantil e combate às drogas.

Leia Também:  Encontro de mulheres negras discute elaboração de novas políticas públicas

Dentre o público-alvo desta ação estão crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, membros da rede de proteção e mulheres moradoras da zona rural.

O colégio estadual cívico-militar São Judas Tadeu recebeu uma das palestras sobre combate às drogas. O diretor da instituição, Valter Ferreira, disse que o tema auxilia na prevenção do uso de substâncias ilícitas. “Hoje a desagregação familiar e a facilidade com que as drogas são ofertadas aos adolescentes por criminosos são muitas. Estas informações trazidas pela Polícia Civil contribuem para que eles vejam os efeitos da droga no organismo e as consequências de quem se envolve com o tráfico e faz uso de drogas”.

O PROJETO – O PCPR na Comunidade ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Evento em Curitiba mostra como Paraná é destaque no conceito de fazendas inteligentes

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado libera R$ 34 milhões para fomento de ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA