NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR na Comunidade leva serviços aos bairros Pinheirinho e Santa Cândida, em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 250 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na Rua da Cidadania do Pinheirinho e na Escola Especial São Camilo, no bairro Santa Cândida. A ação no bairro Pinheirinho foi promovida em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias das Cidades e da Justiça e Cidadania, e Prefeitura de Curitiba.

Durante os eventos, os policiais civis repassaram orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Também houve atividades lúdicas para as crianças.

No Pinheirinho, foram 180 agendamentos para confecção da carteira de identidade. Na escola especial, os policiais civis confeccionaram 57 documentos de identificação para os alunos previamente agendados.

A disponibilização das atividades visa auxiliar a população mais vulnerável e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, afirma que o programa tem como objetivo promover a cidadania e reconhecer as reais necessidades de cada local atendido, levando mais segurança à população.

Leia Também:  Novas experiências: quase metade dos intercambistas do Ganhando o Mundo está de volta

“Os dois eventos realizados em Curitiba foram sucesso. Além da confecção e agendamento de carteiras de identidade, nós conseguimos levar informação de qualidade para prevenção de crimes de forma a orientar a população”, destaca.

Os policiais civis também registraram boletins de ocorrência, emitiram atestados de antecedentes criminais e fizeram pesquisa de percepção de criminalidade.

De acordo com a diretora da Escola São Camilo, Rita Germano, a oferta dos serviços na unidade de ensino foi um alento para os alunos e pais, facilitando a regularização dos documentos de identificação.

“Muitos pais não conseguem levar os filhos para confeccionar a carteira de identidade, por dificuldade de deslocamento e outras questões. Essa ação é maravilhosa e de grande valia, uma oportunidade para regularizar aqui na escola”, afirma.

O morador do bairro Pinheirinho, Paulo Rodrigo, conta que estava passando com o filho perto do evento e aproveitou para agendar a confecção da 1ª via da carteira de identidade do menino. “Pelo fato de ser online, às vezes o procedimento demora um pouco, por isso aproveitei para fazer no evento, bem mais prático e rápido”, conclui.

Leia Também:  Video: Circo na praça e na praia

DEMAIS SERVIÇOS– Além das atividades de Polícia Judiciária, a ação no Pinheirinho contou com outros serviços fundamentais para toda a comunidade, com atendimentos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Penal, Defesa Civil, Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defensoria Pública (DPE), Sesc-PR, das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa, ainda, fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Município de Itaipulândia é o 336º a formalizar parceria com a Fomento Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA