NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR entrega novas viaturas para atendimento a mulheres, crianças e adolescentes

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) entregou nesta quarta-feira (10), em Curitiba, 26 novas viaturas destinadas às Delegacias da Mulher e Núcleos de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de diversas regiões do Estado. Os veículos vão reforçar o atendimento das unidades e auxiliar no serviço de polícia judiciária. 

O delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach, conta que a renovação da frota faz parte de um investimento constante para oferecer atendimento de excelência às mulheres e às crianças vítimas de crimes. “As novas viaturas somam-se a outras iniciativas que vão desde a melhoria da estrutura de delegacias e contratação de pessoal, até a especialização continuada de nossos policiais civis”, afirmou.

De grande porte, as novas viaturas facilitam a chegada das equipes policiais em locais de difícil acesso, promovendo mais segurança às mulheres e crianças vítimas de crimes. Elas foram disponibilizadas por meio do contrato de locação conduzido pela secretaria estadual da Administração e da Previdência e mantido pela PCPR.

Leia Também:  Restauração em concreto de rodovia entre Goioerê e Quarto Centenário é homologada

HISTÓRICA – O delegado Getúlio de Moraes Vargas, chefe da Divisão de Infraestrutura da PCPR, conta que esta é a primeira vez na história da Polícia Civil que há uma entrega de viaturas tão expressiva para as Delegacias da Mulher e Nucrias. “É uma entrega importante, atendendo o planejamento estratégico e o plano de distribuição da Polícia Civil do Paraná. Uma distribuição histórica”, afirmou.

A delegada Luciana de Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, afirma que a iniciativa marca o reconhecimento institucional da importância do trabalho realizado pelas unidades. “É um dia de alegria, pois é um marco que reflete na atuação das equipes das Delegacias da Mulher e Núcleos de Proteção à Criança e ao Adolescente do Estado. Com as novas viaturas realizaremos mais diligências e trabalhos efetivos no combate à violência a esse público”, disse ela.

UNIDADES – Dentre as unidades que recebem as viaturas estão as Delegacias da Mulher responsáveis pelo atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência, que contam com apoio psicológico, atendimento jurídico pela Defensoria Pública, além do atendimento policial pela PCPR.

Leia Também:  Governo promove seminário para debater compras públicas voltadas à inovação

Já os Nucrias atuam diariamente na proteção e acolhimento de vítimas crianças e adolescentes. As unidades são responsáveis por investigar crimes de violência psicológica, física e sexual, além de garantir a segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional das crianças, adolescentes e de familiares.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  DER/PR convoca empresas para operar 14 linhas de ônibus em Maringá e região

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  População pode contribuir para elaboração do plano de ação climática do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA