NOVA AURORA

PARANÁ

Parte dos Jogos Abertos do Paraná, campeões da bocha são definidos em Pato Branco

Publicado em

Os campeões da bocha, parte da programação da 66ª edição Jogos Abertos do Paraná (JAPs) 2024, foram definidos neste domingo (15). As partidas ocorreram na Associação Patobranquense de Bochas Vila Nova, em Pato Branco. Ao todo, a competição contou com 23 equipes de 19 cidades, somando 350 pessoas envolvidas, entre atletas, comissão técnica e comitê organizador.

A equipe da casa sagrou-se campeã no masculino ao vencer a delegação de Palmas por 2 a 1 na grande final. Na disputa pelo terceiro lugar Chopinzinho venceu Itaipulândia, também por 2 a 1, e ficou com a medalha de bronze.

Já no feminino, quem levou o título foi a equipe de Foz do Iguaçu, que superou a de Cascavel pelo placar de 2 a 0 na decisão. Ficou na 3º colocação o time de Francisco Beltrão, que venceu Pato Branco por 2 a 1 na disputa pelo bronze.

O supervisor técnico dos Jogos Abertos do Paraná, Richarde Cesar Salvador, explicou que a disputa da modalidade de bocha foi realizada em Pato Branco devido à excelente estrutura oferecida para a modalidade. “Tivemos uma disputa de altíssimo nível, em uma competição que reuniu os melhores competidores do Estado, das mais diversas idades”, ressaltou.

Leia Também:  Hemepar vai utilizar teste de biologia molecular para identificar malária na triagem para doação

Segundo ele, o evento continua sendo um marco no incentivo ao esporte amador, promovendo a integração de atletas de todas as regiões do Paraná.

O troféu de campeã foi recebido pela integrante de mais idade da equipe, Glaci Lúcia Boaro, de 77 anos. Visivelmente emocionada, ela destacou a felicidade de ainda estar competindo e fazendo parte de eventos esportivos. “A bocha para nós é muito mais que um esporte, pois nos proporciona momentos de muita alegria e diversão”, afirmou.

JAPS – A edição 2024 dos JAPs é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. A 66ª edição da competição contou com mais de 12,1 mil participantes inscritos nas fases regionais, atendendo 62,9% das cidades paranaenses, totalizando 251 municípios.

A final das demais modalidades dos Jogos Abertos será em Apucarana em duas datas: 21 a 24 e 28 a 30 de novembro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ligação entre Lapa e Campo do Tenente, ponte do Rio da Várzea será bloqueada a partir de sexta

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Hemepar vai utilizar teste de biologia molecular para identificar malária na triagem para doação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA