NOVA AURORA

PARANÁ

Parte do calendário do Estado, Festival Porco Moura atrai estrangeiros em Foz

Publicado em

Acontece neste sábado e domingo (30 e 1º) o Festival Porco Moura, evento ligado ao segmento de turismo gastronômico, em Foz do Iguaçu, região Oeste paranaense. Segundo os organizadores, a expectativa é atrair mais de 4 mil pessoas – incluindo visitantes paraguaios e argentinos. O evento integra o calendário da Secretaria de Estado do Turismo e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor.

O porco moura é uma raça suína histórica trazida ao Brasil durante o Período Colonial. Ela se destaca por sua carne marmorizada, suculenta, sabor marcante e qualidade superior. O prato tem sido cada vez mais valorizado por chefes de cozinha e charcuteiros – amantes e profissionais do preparo de carnes, que reconhecem o diferencial desse produto na gastronomia.

O Paraná é um dos poucos estados no Brasil que fazem a criação e preparo da raça suína, captando muitos turistas e amantes da culinária.

“Temos um potencial sensacional na gastronomia, e o Festival Porco Moura é um exemplo disso, atraindo visitantes até internacionais, que buscam conhecer mais dessa culinária. Quando um viajante chega ao Estado, ele também busca experimentar mais de nossas outras opções culinárias e entrar em contato com a nossa cultura”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo do Paraná.

Leia Também:  Paraná assina convênio com ABDI para o desenvolvimento de bengalas tecnológicas

“Para além das especialidades e da boa refeição, se o atendimento não é bem prestado, o turista não sente interesse em visitar mais do Paraná. Por isso, a qualificação do setor é importante, porque turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços”, completou.

VARIEDADE – No espaço Black Bill Smokehouse, onde ocorre o evento, o público encontrará 10 estações com as mais variadas apresentações do prato, além de opções que incluem open food e open bar de chopp, gin, cachaças, licores, vinhos e bebidas não alcoólicas.

Joel Camargo, organizador do evento, explica a importância da programação para o município e o Estado. “Esse evento tem uma grande relevância para Foz do Iguaçu e para o turismo do Paraná, porque o Porco Moura é uma espécie suína que não é encontrada em qualquer lugar. Termos aqui um evento como esse acaba atraindo muitas pessoas do Brasil e inclusive de fora, graças à Tríplice Fronteira. Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio e por entender a importância que o turismo gastronômico tem na vida das pessoas e das empresas paranaenses”, disse.

Leia Também:  Quase 5 mil profissionais da Educação usam aplicativo para atendimento psicológico online e gratuito

CALENDÁRIO DO TURISMO – O Porco Moura faz parte de um pacote de outros cinco eventos com apoio do Turismo do Estado que acontecem neste final de novembro em Foz do Iguaçu, com destaque também à Foz Internacional Boat Show. Juntos, os eventos devem atrair mais de 30 mil turistas ao longo das programações – conforme dados dos organizadores – movimentando a economia local.

Fatima Karvat, proprietária do restaurante Gran Vialli, serve durante a semana comida caseira aos moradores da cidade. Ela relata ter sentido um aumento na clientela graças ao combo de eventos turísticos promovidos no município.

“Para nós essas programações são muito boas, porque geram uma movimentação grande na cidade e, consequentemente, nos restaurantes, hotéis e outros empreendimentos. Com as programações aquecendo a cidade, estamos recebendo muitos viajantes, mesmo o restaurante estando fora da rota turística. Também estamos recebendo convites para servir almoços, marmitas e outros serviços nesses eventos”, relatou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Museu Casa Alfredo Andersen promove mostra artista Mayumi Taguchi

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Temporada de cruzeiros da MSC já trouxe 21,7 mil pessoas ao Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA