NOVA AURORA

PARANÁ

Parque Vila Velha terá programação em homenagem aos 70 anos, na quinta-feira

Publicado em

O primeiro parque estadual do Paraná comemora, neste dia 12 de outubro, 70 anos. Administrado pela Soul Vila Velha desde 2020, em regime de concessão pelo Governo do Estado, um dos mais belos cartões postais do Paraná tem nova programação para atrair turistas.

O Parque Vila Velha funcionará normalmente e, para marcar essa data especial, organizou uma série de eventos e atividades. O dia começará com o corte de um bolo de 70kg, distribuído aos visitantes que estiverem no local, simbolizando os 70 anos de história e tradição do parque. Para quem é fã de música, a Banda do Conservatório Maestro Paulino de Ponta Grossa, dará o tom da festa.

“Também teremos um espaço especialmente projetado para fotos, um instagramável, para que nossos visitantes possam capturar os melhores momentos da sua visita”, conta o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas. “Durante o evento, faremos o lançamento oficial dos mascotes e um painel de fotos com registros de visitantes ao longo dos anos estará disponível para apreciação. E para destacar e lembrar a ação dos pioneiros, aqueles que iniciaram a abertura das trilhas há mais de 70 anos, teremos uma homenagem especial no painel de fotos”.

Leia Também:  Fundo vai destinar R$ 450 milhões neste ano para obras de infraestrutura no Paraná

Como o aniversário do Parque coincide com o Dia das Crianças, o local dedicou também um espaço especial para os pequenos. A Lagoa Dourada será palco de diversas atividades recreativas, incluindo oficina de pintura de rosto, bolhas gigantes de sabão e animais de balão.

Os menores de 12 anos que visitarem o Parque acompanhados de um adulto pagante e doando um brinquedo em bom estado, terão isenção de ingresso.

VILA VELHA – Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques. O parque indica chegada ainda pela manhã para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada –, e aproveitar as opções gastronômicas e atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Leia Também:  DER/PR reforma ponte em rodovia entre Terra Rica e Santo Antônio do Caiuá

PARQUES – Além de Vila Velha, esses parques também estarão abertos nos quatro dias do feriadão, sempre das 8h às 17h: Parque Estadual Ilha do Mel, Monumento Natural Salto São João, Parque Estadual do Lago Azul, Parque Estadual São Camilo, Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, Parque Estadual Mata São Francisco, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Parque Estadual Vitório Piassa, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Rio Guarani, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual de Ibicatu, Parque Estadual de Ibiporã, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual de Amaporã e Parque Estadual Bosque João Paulo II.

Serviço:

Dia 12 de outubro, quinta-feira, das 9h às 17h

As bilheterias funcionam até as 15 horas

Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br e nas redes através do @parquevilavelha.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador negocia instalação de fábrica multinacional de sementes no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Concessionárias iniciam operação nas rodovias dos lotes 1 e 2 do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA