NOVA AURORA

PARANÁ

Parceria entre Estado e CIEE levará qualificação a jovens do sistema de socioeducação

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) para ampliar as possibilidades de acesso à qualificação profissional a adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. A parceria foi assinada nesta quarta-feira (14) pelo secretário Rogério Carboni e o diretor-presidente do CIEE, Antoninho Caron.

O convênio não vai gerar custos ao Estado e aumentará o potencial de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Os cursos serão disponibilizados gratuitamente, em sintonia com as atuais demandas do mercado, a adolescentes a partir de 14 anos que cumprem medidas nos 19 Centros de Socioeducação e nove Casas de Semiliberdade do Paraná.

“Esse projeto só pode ser realizado por quem tem muito amor no coração, muita dedicação. E as equipes do CIEE e do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Sejuf têm isso”, afirmou o secretário Rogério Carboni. “É uma iniciativa digna de muito reconhecimento porque tem um imenso poder de transformação do futuro desses adolescentes”.

Com a assinatura do termo de parceria, a próxima etapa é a definição dos cursos e organização das turmas, além da disponibilização dos cronogramas, o que deve acontecer já em janeiro de 2023.

Leia Também:  Com investimento de R$ 27,5 milhões, Estado assina contrato para novas obras na PRC-280

O diretor-presidente do CIEE-PR também destacou a importância da iniciativa. “Temos outras parcerias com a Sejuf e nossa atuação se dá em uma área que envolve a qualificação pessoal e profissional de jovens. Isso tem potencial para transformar a sociedade como um todo, e estamos com muita disposição para avançar no projeto-piloto”, celebrou.

CURSOS – Na área da qualificação pessoal, a parceria vai possibilitar aos jovens da socioeducação acesso aos seguintes cursos: arte do bem falar; administração do tempo – uma estratégia de sucesso; aprenda a vencer os desafios do mundo do trabalho; as empresas na era da informação; atitude profissional; atitudes comportamentais/empregabilidade; autoconhecimento; autoestima e motivação; como ter sucesso nos processos seletivos/entrevista e elaboração de currículo; comunicação interpessoal assertiva; comunicação e escrita no trabalho; comunicação não violenta; desenvolvimento de habilidades de liderança; desenvolvimento de qualidades pessoais; desenvolvimento do potencial criativo; educação financeira; eficiência profissional; empreendedorismo criativo; ética nas redes sociais; etiqueta e postura profissional; inovação e sucesso pessoal e profissional; inteligências múltiplas; nova ortografia da língua portuguesa; oratória; planejamento estratégico pessoal e profissional; projeto de vida pessoal e profissional; qualidade de vida; qualidade e produtividade; raciocínio lógico; relacionamento interpessoal nas organizações; responsabilidade social, empresarial e ética; trabalho em equipe; leitura dinâmica e memorização; e inteligência emocional no ambiente social e profissional.

Leia Também:  Estado confirma obras em rodovias do Sudoeste que somam R$ 43 milhões em investimentos

Já na qualificação profissionalizante, os cursos disponibilizados pelo CIEE/PR são auxiliar administrativo – financeiro/contábil; auxiliar administrativo – administração/gestão de documentos; auxiliar administrativo – ênfase em recursos humanos; auxiliar administrativo – ênfase em vendas; cadastro, análise de crédito e cobrança; cerimonial e eventos; encantando e fidelizando clientes; Excel intermediário (planilhas); gestão de custos; iniciação à escrituração fiscal; iniciação aos serviços secretariais; internet e modelos de negócios; introdução ao processo de compras; jogos, dinâmicas e vivências grupais; linguagem e comunicação; logística básica; logística avançada; marketing digital; marketing pessoal; matemática básica; matemática comercial; matemática elementar; matemática financeira; noções em gestão financeira; português – redação comercial; prática para seleção de profissionais; produção de texto; qualidade no atendimento ao público; rotinas de departamento pessoal: folha de pagamento; técnicas de organização de arquivos; telemarketing; e informática básica.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado incentiva produtores a apostarem no turismo rural durante a Expoingá 2023

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Exame para a detecção do câncer de colo de útero é disponibilizado gratuitamente no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA