NOVA AURORA

PARANÁ

Paranaguá recebe feira de serviços Paraná em Ação e programa Justiça no Bairro

Publicado em

O município de Paranaguá, no Litoral do Paraná, recebe a partir desta quinta (11) a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça do Bairro, eventos que disponibilizarão aos cidadãos uma série de ações gratuitas, como confecção de documentos, orientação jurídica, intermediação de vagas de emprego, cadastramento em programas sociais e exame de paternidade.

A inciativa, que prossegue até sábado (13), é promovida em conjunto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em parceria com o programa Sesc Cidadão, do Serviço Social do Comércio, e a Prefeitura de Paranaguá.

O evento será no Sesc de Paranaguá, com atendimento das 9h às 17h. “Cada vez mais parceiros se somam nessa importante iniciativa que promove cidadania em todas as regiões do Paraná. É o setor produtivo junto com o poder público melhorando a vida dos paranaenses”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Durante os três dias, a população poderá providenciar Carteira de Identidade, com apoio da Polícia Civil; CPFs, carteira do programa ID Jovem (que dá acesso ao jovem a uma série de serviços), CNH Digital, Título de Eleitor, Carteira do Trabalho Digital, Carteira do Autista, Passe Livre e segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

A Agência do Trabalhador Itinerante atenderá o público com oferta de vagas de emprego, microcrédito, seguro-desemprego e programas de qualificação profissional. Também haverá orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência, por meio do Ônibus Lilás, diversos serviços municipais e atividades de lazer para toda a família.

Leia Também:  Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo o Paraná

Será possível se inscrever em programas estaduais como o Energia Solidária, da Copel, e Casa Fácil Paraná, da Cohapar, ambos voltados à população de baixa renda. O CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), órgão vinculado à Seju, também realizará atendimentos no local.

JUSTIÇA NO BAIRRO O programa Justiça do Bairro, junto com o Sesc Cidadão, vai oferecer atendimento para a resolução de conflitos na área da família, orientação jurídica diversa e reconhecimento de união estável. O programa é uma iniciativa do Poder Judiciário do Paraná e do Sesc Paraná e visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada. Nesta edição, os serviços jurídicos estarão concentrados no sábado (13).

“Agora é a oportunidade para quem precisa regularizar diversas situações jurídicas, fazer algum esclarecimento e receber orientação jurídica. Divórcio consensual, pedido de guarda, uma dissolução de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade, várias questões que o cidadão pode resolver em horas”, declarou a desembargadora Joeci Machado de Camargo, coordenadora do programa pelo TJ-PR.

De maneira inédita, também será oferecida a coleta de exame de DNA de forma gratuita à população. Para isso, é necessário o comparecimento das três partes envolvidas (mãe, filho ou filha, e suposto pai) para fazer a coleta no local do evento. O exame fica pronto em 30 dias e com o resultado é possível regularizar a documentação dos filhos, de forma judicial.

Leia Também:  Nova edição do ​Cândido traz especial sobre a Geração de 1945 do Uruguai

PARCERIAS – Participam da ação Copel, Detran, Cohapar, Fomento Paraná, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das Secretarias de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Mulher e Igualdade Racial (Semi), e do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr),o  Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Ministério Público (MP-PR) e Defensoria Pública (DPE).

Pela prefeitura de Paranaguá serão disponibilizados serviços como atualização do CadÚnico por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e inscrição em programas sociais como o Cartão Comida Boa, do Governo do Estado, e Bolsa Família, do governo federal, além da Agência do Trabalhador de Paranaguá.

“Nós estamos tendo o privilégio de receber no mesmo lugar, durante três dias, uma série de serviços que poderão trazer benefícios para a população de toda a cidade”, agradeceu a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

Serviço:

Data: quinta a sábado (11, 12 e 13 de maio)

Horário: das 9h às 17h

Local: Sesc Paranaguá – Rua Domingos Peneda, 947 – bairro Estradinha

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Secretários de Agricultura do Sul e Sudeste discutem desafios do setor com Geraldo Alckmin

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo o Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA