NOVA AURORA

PARANÁ

Paranaguá fará parte de novo projeto da Anatel para envio de alertas de desastres

Publicado em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar a testar em 2023 um novo sistema de mensagens de emergência de desastres, que atualmente são enviadas pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados nas suas regiões. Serão feitos testes para que tais mensagens apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos, gerando obrigatoriamente algum tipo de interação. O objetivo é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.

Segundo o órgão nacional, o Paraná estará entre os testes. Eles serão feitos com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Paranaguá, Anápolis (GO), Petrolina (PE), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). São 6.028 pessoas cadastradas na cidade paranaense, apenas 3,86% da população local. Em 2022, 95 alertas foram enviados para a cidade.

Com a mudança, as pessoas cadastradas no município receberão o alerta de uma forma diferente. A mensagem agora surgirá com prioridade na tela, garantindo que o usuário leia a mensagem e clique nela, até para ela sair da tela. Com isso, há uma confiança maior de que a mensagem de alerta chegará às pessoas dentro do tempo esperado. Apenas mensagens de eventos considerados extremos serão enviadas nesta modalidade.

Leia Também:  Paraná mostra exemplo de integração em casos de desastres naturais no Cosud

Há uma discussão nacional sobre melhorias nos sistemas de alerta à população. O atual sistema, com mensagens direcionadas pela Defesa Civil Estadual, passou a vigorar em 2017. Na época, o Paraná foi um dos três estados do piloto a testarem a metodologia. Na ocasião, cinco municípios foram escolhidos para o cadastro e envio dos alertas. 

Desde então a Defesa Civil do Paraná monitora os eventos climatológicos e envia os alertas para a população por meio do sistema disponibilizado pelo governo federal. Nele são inseridas as informações relativas às áreas que podem ser afetadas e quais os eventos que podem atingir a região. Os alertas são distribuídos às operadoras, que os reencaminham para os celulares cadastrados. O Paraná é o quinto estado em número de população cadastrada, segundo a Anatel.

O sistema vem sendo aprimorado e atualmente há outras ferramentas disponíveis no Paraná, como o envio de alertas pelo Telegram e pelo WhatsApp, implementados para aumentar a quantidade de pessoas atingidas, desde que elas façam o cadastro. 

Leia Também:  Segundo dia do mutirão para jovens reservistas oferece vagas em empresas no norte de Curitiba

A Anatel e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil trabalham com as operadoras para a implementação de uma outra tecnologia de alertas, na qual não será necessário realizar o cadastro. É o chamado cellbroadcasting, em que a mensagem é enviada a partir da localização do usuário que, se estiver dentro da área do alerta, receberá automaticamente a informação. Esta tecnologia está prevista para ser implementada em dezembro deste ano.

CADASTRE-SE – Saiba como realizar o cadastro clicando AQUI. O cidadão pode se cadastrar em qualquer uma das formas de envio de alerta.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Celepar participa do Show Rural com ações que estimulam soluções no campo

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  PMPR lança operação que intensifica combate a crimes em Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA