9 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Paranacidade confirma engajamento ao Pacto Global da ONU

    Publicado em

    O Paranacidade, Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria Estadual das Cidades (Secid), reafirmou o seu apoio ao Pacto Global das Nações Unidas e da sua missão em promover a sustentabilidade corporativa e implementação da Agenda 2030. A pasta também reforça seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a apresentação da Comunicação de Engajamento (COE), referente ao período de 26 de novembro de 2022 a 27 de novembro de 2024. No documento, foram descritas ações que apoiam continuamente o Pacto Global e seus princípios, comprometendo-se em continuar a desenvolver estas e novas atividades.

    De acordo com a secretária das Cidades e superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o objetivo é de que os investimentos tornem, na prática, as cidades sustentáveis, igualitárias, inclusivas e, resilientes para todos. “O objetivo do Paranacidade é aliar ações em prol da defesa dos Princípios do Pacto Global, da Agenda 2030 e seus ODSs, com a missão de fomentar e executar atividades e serviços, relacionados ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos municípios paranaenses”, afirmou.

    Leia Também:  Sanepar investe R$ 24,8 milhões para ampliar abastecimento em Imbituva

    O Pacto Global foi criado para mobilizar a comunidade empresarial e organizações para a promoção de princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de atuar com impacto mensurável nos ODSs. O objetivo é ajudar as organizações a redefinirem suas estratégias e ações.

    Com renovação a cada dois anos, o Paranacidade reafirma pela quarta vez a adesão ao Pacto Global da ONU. Com isso, é renovado o comprometimento da instituição em adotar práticas corporativas mais sustentáveis em suas áreas, atendendo às regulações propostas pela ONU.

    O COE, atende as ações propostas pela Agenda 2030 e os seus ODS e foi encaminhado para oficializar a adesão, podendo ser acessado neste link.

    AÇÕES REALIZADAS – O analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, explica que na apresentação do documento foram descritas ações realizadas no período de 2022 a 2024. Ele  cita como destaque o lançamento da Plataforma Ação x ODS x Meta – Paranacidade/SECID.

    Leia Também:  Estado regulariza imovéis de 88 famílias rurais e em áreas urbanas de Ivaí

    “No Dia Mundial das Cidades, a Secid apresentou os primeiros resultados da Plataforma de Monitoramento Ação x ODS x Meta: Secid – Paranacidade, que identifica as ações realizadas e os valores investidos em obras e equipamentos pelo Governo, vinculados aos ODS, que integram a Agenda 2030 da ONU. Essa plataforma apresenta em tempo real, por município ou por associação de municípios, os resultados da parceria com a Secid/Paranacidade”, afirma.

    Farias ressalta os resultados apontados na plataforma. “Os resultados foram obtidos a partir de janeiro de 2016, quando os ODSs e suas metas entraram em vigor. No total, através das ações da Secid/Paranacidade, foram alcançados 12 dos 17 ODSs e 30 das 169 metas, totalizando 10.149 ações, até o início de dezembro. O investimento total foi de R$ 8,5 bilhões em todos os 399 municípios do Estado”, acrescenta.  A plataforma do monitoramento de Ações, dos ODS e Metas nos Municípios detalhada e atualizada pode ser acessada aqui.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.

    “Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.

    Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.

    Leia Também:  Entre as mais inteligentes do mundo, Curitiba e Assaí recebem troféu em Barcelona

    Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.

    A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.

    Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.

    “Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.

    PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.

    Leia Também:  Governo do Paraná apresenta projeto Angra Doce na ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA