NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná + Viagem: trabalhadores de indústrias têxteis conhecem gratuitamente Foz do Iguaçu

Publicado em

O programa Paraná + Viagem, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), consolida-se como iniciativa social, com foco na inclusão de públicos que, normalmente, não têm tanto acesso ao turismo. A viagem mais recente realizada pelo programa foi no último sábado (26) e levou 42 trabalhadores de indústrias têxteis do município de Santo Antônio do Sudoeste para conhecer Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Desde 2024, quando começou a funcionar, até esta terça-feira (29), já viajaram gratuitamente para conhecer belezas e atrativos do Paraná 3.215 pessoas, de diferentes públicos. Os idosos são maioria, representando 60% dos viajantes. Ao todo, já foram realizadas 52 viagens desde o início do programa. O investimento aproximado é de R$ 1,9 milhão até o momento.

Pelo programa Paraná + Viagem, as prefeituras devem desenvolver um Plano de Trabalho e, após a aprovação pela Setu, recebem recursos estaduais para promoverem viagens dentro do Paraná. Os recursos podem ser usados para despesas como alimentação, hospedagem, transporte, guia de turismo e seguro viagem.

Para participar do roteiro mais recente, o município de Santo Antônio do Sudoeste selecionou funcionários de 15 indústrias de confecção locais. Eles trabalham diretamente na confecção de camisas, camisetas, jeans, calça social e roupas de alfaiataria.

Leia Também:  Paraná ganha megabanco de dados atualizado com 60 indicadores de desenvolvimento

“O governador Ratinho Junior entende a importância de focar esforços no turismo, o que é um dos diferenciais dessa gestão do governo estadual. Quando criamos essa oportunidade, levamos viajantes a conhecer mais dos nossos atrativos. Eles serão os propagadores da imagem do Paraná, valorizando o que temos de melhor em nossas regiões”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

OPORTUNIDADE ÚNICA – O programa tem sido responsável por impactar vidas, como é o caso de Rosa dos Santos, uma das trabalhadoras da empresa Mittotex, de Santo Antônio do Sudoeste, que teve a oportunidade de participar do programa.

“Não tenho palavras para agradecer e explicar o que senti com a viagem, porque nunca havia visitado Foz do Iguaçu, com aquelas Cataratas maravilhosas. Foi muito bom, uma experiência que vou levar para a vida toda”, contou a viajante, de 50 anos.

Sidney Vieira, da empresa Traymon, também relatou a sua experiência. “Fiquei surpreso ao receber o convite da empresa e foi uma experiência única. A Terra das Cataratas é incrível e inesquecível”, disse.

INCLUSÃO – Os passeios têm como foco a inclusão social, a qualidade de vida dos viajantes e democratização do acesso ao lazer. Reforçando os objetivos do programa, Santo Antônio do Sudoeste também já havia realizado outra viagem, no dia 17 de abril, levando alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e seus responsáveis a Ampére e Pérola do Oeste, que estão entre 30 e 40 km de carro do município.

Leia Também:  Com documentos centenários, Museu Penitenciário do Paraná reabre agendamento

“Em nosso planejamento, estamos sempre dividindo as previsões de viagens entre destinos grandes, como Foz do Iguaçu, e locais que valorizam também o turismo da nossa região. Por isso levamos público a Ampére e Pérola do Oeste, que estão próximas e também tem atrativos, como fábrica de chocolate, turismo religioso e outras opções”, explicou Andreia Bonan, diretora de turismo do município.

PROGRAMAS – O Paraná + Viagem é um dos três programas novos do Governo do Estado para a área do turismo. Os outros dois são o Paraná + Infra e o Paraná + Eventos.

O Paraná + Infra prevê qualificar a infraestrutura turística, melhorar a qualidade dos produtos e contribuir para a expansão do setor. O programa abrange obras de construção, reforma e revitalização, aquisição de equipamentos e sinalização turística.

Já o Paraná + Eventos atua na promoção de eventos regionais e geradores de fluxo, como shows, feiras e festivais gastronômicos ou folclóricos, dentre outros. Ele inclui repasse de recursos para os municípios realizarem e promoverem eventos, com o objetivo de ampliar a quantidade de viagens e roteiros internos, acarretando em um maior desenvolvimento local nos diversos setores da economia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná ganha megabanco de dados atualizado com 60 indicadores de desenvolvimento

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  IAT e UEL firmam parceria pela conservação dos macacos-prego

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA