NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná terá três alunos no projeto Porta Vozes, que valoriza a educação em tempo integral

Publicado em

O Paraná terá três estudantes da rede estadual no projeto Porta Vozes, promovido pelo Instituto Natura, em 2024. O projeto visa engajar e mobilizar jovens do Ensino Médio Integral de todo o Brasil para promover a causa da educação pública. Os porta-vozes são capacitados para liderar ações de protagonismos junto às equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento das escolas. Eles participam mais diretamente da interlocução com os gestores para que o olhar, as sugestões e as necessidades dos estudantes sejam consideradas.

Representam o Paraná neste ano os estudantes Victor Olavo, do Colégio Loureiro Fernandes, Laura Pires, do Colégio Maria Aguiar Teixeira, e Anna Paula Cavalcanti, do Colégio Conselheiro Carrão, todos de Curitiba. O projeto Porta Vozes reúne três estudantes de cada estado. 

Segundo Anna Paula, ser uma porta voz será um privilégio. “Vamos exercer um papel de protagonista que acaba servindo de exemplo para outros jovens, mostrando que eles podem ser o que quiserem com dedicação, e ainda, que não existe limite quando se tem conhecimento”, afirma. 

Os três estudantes de 2024 e os três de 2023, com os respectivos diretores, foram recebidos pelo secretário de Educação, Roni Miranda, nesta quarta-feira (28). A visita teve como objetivo familiarizar os jovens com o funcionamento da pasta. Durante o encontro, os estudantes percorreram diversos setores, incluindo os departamentos de Coordenação de Educação Integral, Coordenação de Plataformas Educacionais e o Gabinete.

Leia Também:  Governador defende força da agropecuária estadual no Salão Internacional de Proteína Animal

Para a coordenadora da Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação, Marytta Rennó, esse projeto dá aos jovens a oportunidade de fala, de se posicionar, e isso faz com que se trabalhe realmente a formação integral. “Ter jovens porta-vozes representando o Paraná em um encontro que acontece periodicamente em nível nacional é muito importante, pois dá visibilidade para esse jovem, para a educação em tempo integral, e para o Paraná, que hoje já é referência nessa modalidade”, disse.

“O Paraná tinha 34 escolas em tempo integral no início de 2019 e hoje já são 412. É a maior cobertura de escolas do Brasil e os resultados podem ser vistos com o Ideb, já que essas escolas tiveram um crescimento significativo nas notas graças às políticas do tempo integral”, destacou o secretário.  

Em 2019, o Estado contava com 73 unidades atendendo a modalidade. Em dois anos este número cresceu para 92 e, neste ano, 412 escolas oferecem educação em tempo integral em 234 municípios. 

Leia Também:  DER/PR reforma pontes entre Quarto Centenário, Formosa do Oeste e Nova Aurora

Além da ampliação do modelo pedagógico, são ofertados cursos técnicos. A educação profissional agora está presente em 33 desses colégios, com 11 cursos: Administração, Agronegócio, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Farmácia, Formação de Docentes, Gastronomia, Jogos Digitais, Manutenção Automotiva, Marketing e Mecatrônica.

Ainda segundo Roni Miranda, a política do tempo integral é fundamental para o desenvolvimento dos adolescentes. “Com ela, os estudantes conseguem ter uma diversidade de componentes curriculares, que vão projetar o seu futuro, ou seja, ter um desenvolvimento social enquanto cidadão, traçando um planejamento de projeto de vida”, complementou

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  UENP divulga programação de recepção aos ingressantes; aulas iniciam no dia 3 de abril

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Polícia Penal e Senar-PR ofertarão 5 mil vagas para pessoas privadas de liberdade

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA