PARANÁ
Paraná terá dois estandes na maior feira de alimentos da América do Norte em maio
Publicado em
17 de abril de 2024por
Itajuba TadeuOs produtos paranaenses terão mais visibilidade na próxima edição da Sial, maior feira de alimentos da América do Norte, que será de 15 a 17 de maio em Montreal, no Canadá. Pela primeira vez, o Paraná terá dois estandes exclusivos no pavilhão brasileiro da feira internacional – um deles dedicado somente para produtos de erva-mate. A Sial vai reunir mais de mil expositores de 44 países, com expectativa de mais de 1.500 reuniões de negócios.
A estrutura é resultado da parceria entre a Invest Paraná – agência de promoção e atração de investimentos do Governo – e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), órgão federal responsável pela divulgação do país neste tipo de evento. Esta será a terceira comitiva seguida da Invest Paraná à feira canadense de alimentos.
“Nesse ano estamos indo com mais empresas, as quais são mais preparadas efetivamente para exportar. Por isso esses dois estandes vão gerar mais assertividade para podermos encaminhar melhor as demandas que forem surgindo na feira”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves. “A Invest Paraná será a ‘embaixadora’ desses produtos paranaenses na Sial: assim que aparecer alguém interessado neles, vamos agendar reunião entre o fornecedor e o potencial comprador para fechar negócio”.
No total, a missão liderada pela Invest Paraná vai levar 12 produtos paranaenses ao Canadá – dez companhias foram selecionadas via chamamento público e duas pela parceria da agência paranaense com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Seis desses produtos serão do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), ação da Invest Paraná que incentiva a bioeconomia de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de produção.
O Vocações Regionais Sustentáveis atua em quatro regiões. Na Mata Atlântica, no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo. Na Região Centro Sul, com erva-mate e pinhão. No entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com a produção agrícola local. E no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com potencial turístico.
Para essa edição, a Invest Paraná fez um chamamento público para os produtores do VRS interessados em expor seus produtos na Sial Food. As empresas selecionadas foram: Capeleti Mate Tea, de União da Vitória (chá rápido e energético), Erva Mate Paraná, de Curitiba (mate instantâneo), Bitumirim Indústria e Comércio de Erva Mate, de Ivaí (extrato líquido e seco de erva-mate), Erva-Mate Maisha, de Bituruna (chá em sachê), Cooperativa Copavale, de Cerro Azul (melado de cana, açúcar mascavo e poncã) e Beeland Produtos da Floresta Atlântica, de Morretes (mel orgânico de abelhas nativas sem ferrão, extrato de própolis e polpa de juçara).
- Maior recicladora de garrafas pet do Paraná inaugura fábrica de big bags na Índia
- Líder global em tecnologia, TCS anuncia expansão da operação em Londrina
OUTROS PRODUTOS – A Invest Paraná levará para Montreal nesse ano outros produtos além dos do VRS. Também participarão da Sial Food a Ahnima Doces Inteligentes, de Curitiba (chocolates especiais), a Apis Nobre, de Arapoti (mel, extrato de própolis, pólen e mel de abelha sem ferrão), Chocolates Utópicos e Tropicais, de Curitiba (chocolate com pinhão e erva-mate) e Arte Cacau Chocolates, de Ampére (drágeas de chocolate recheadas e geleias, inclusive de pitaya).
Haverá ainda uma terceira frente paranaense, com duas empresas que vão enviar representantes à feira de alimentos na América do Norte através da parceria entre a Invest Paraná e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Neste caso, irão para Montreal a Tamarindo Melo, empresa de Londrina que comercializa carnes premium, e a Casa Rigani, de Ponta Grossa, que atua com massas sem glúten.
Em fevereiro, a Tamarindo Melo obteve certificação que a autoriza a exportar carne ao Canadá. Por isso, aponta a diretora da empresa, Ana Matos, o convite da Invest Paraná para participar da Sial veio em boa hora.
“O convite da Invest Paraná, com suporte da CBBC, veio no momento exato, porque íamos começar a prospectar clientes no Canadá. Participando dessa feira de alimentos tão grande, com apoio institucional, daremos celeridade a esse processo. Sozinhos, levaríamos de um a dois anos nessa prospecção. Tempo que vai ser acelerado com nossa participação na feira a convite da Invest Paraná”, aponta Ana Matos.
A diretora da Tamarindo Melo explica que o Canadá tem alta demanda por carne moída. Porém, a empresa tem capacidade de atender também outras demandas do mercado de lá. A Tamarindo Melo planeja começar a operação de exportação ao Canadá com 300 animais por mês.
- Referência nacional, camomila de Mandirituba recebe selo de Indicação Geográfica
- Tradicional erva-mate de São Mateus do Sul se reinventa e ganha novos mercados
ESTANDE ERVA-MATE – Um dos dois estandes da Invest Paraná na Sial será dedicado exclusivamente a produtos de erva-mate. A cadeia é a maior do VRS, atuando na região Centro-Sul do Estado.
Maior produtor do Brasil, o Paraná exportou 7,2 mil toneladas de erva-mate em 2023, movimentando US$ 3,3 milhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa VRS da Invest Paraná atua em 14 municípios responsáveis por 85% de toda produção paranaense, o que impacta diretamente em cerca de 800 produtores de erva-mate.
Uma das empresas participantes do VRS Mate que vai expor seus produtos no Canadá é a Maisha, de Bituruna, no Sul do Estado. A empresa surgiu da avaliação da Associação Biturunense de Erva-Mate (Abem) de que havia mercado para produção de erva-mate com valor agregado, não apenas em folha, principalmente para a demanda de grandes cidades.
Para Naldo Vaz, consultor da Maisha, a parceria com a Invest Paraná é uma oportunidade de expor seu produto em um mercado que hoje é pequeno, mas que tem potencial. Em 2023, o Canadá exportou do Brasil apenas 37,8 toneladas de erva-mate, sendo quase metade, 17 toneladas, oriunda do Paraná. O país pode se tornar um potencial consumidor da erva paranaense porque o mercado canadense valoriza ações que a Maisha e as empresas em geral do setor vem agregando a seus produtos, como rastreabilidade, produção sustentável e a própria história da produção.
“Hoje o Canadá compra muito pouco erva-mate. Mas, por ter potencial, essa semente precisa ser plantada no mercado deles. Por isso a importância do trabalho da Invest Paraná na Sial, para que nos próximos anos a gente consiga exportar volumes consistentes de erva-mate ao Canadá”, aponta o consultor da Maisha.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena

TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva

TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça5 dias ago
TJPR realiza primeiro Encontro Regional de Política Antimanicomial do Poder Judiciário
-
Justiça7 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”
-
Justiça5 dias ago
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário