NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná tem o melhor quadrimestre da história em empregabilidade via rede Sine

Publicado em

As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento do Paraná encerraram o mês de abril com 12.680 pessoas encaixadas no mercado de trabalho, um avanço de 21,62% em comparação ao mesmo período em 2022, quando a rede Sine colocou 10.426 trabalhadores em vagas de emprego. No acumulado do primeiro quadrimestre, foram 45.836 postos de trabalho ocupados, o melhor resultado obtido na história do Sine estadual.

O desempenho do estado em abril representa 40,84% dos 31.050 contratos efetivados pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) em todo o país, porcentagem que o mantém na liderança do ranking nacional de empregabilidade, com ampla vantagem sobre São Paulo (3.357) e Ceará (3.289), respectivamente segundo e terceiro colocados. Em quarto, quinto e sexto lugares aparecem os estados do Rio Grande do Sul (2.282), Bahia (1.920) e Mato Grosso do Sul (1.683).

Leia Também:  Vídeo: Cooperativismo no agro paranaense é o destaque do Agronomia Sustentável

No comparativo com o primeiro quadrimestre de 2022, o Paraná cresceu 16,42% em empregabilidade via rede Sine estadual. Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o resultado obtido pelo Paraná, tanto no mês quanto no acumulado do ano, é um feito inédito e que consolida o estado como o mais eficiente do país em empregabilidade via Sine. “Em abril, o Paraná empregou, através das Agências do Trabalhador e postos de atendimento, o que outros seis estados colocam juntos no mercado via rede Sine. É realmente uma marca importante para consolidar a nossa liderança nacional em intermediação de mão de obra”, disse.

Moraes ressaltou ainda que a excelente posição que o Paraná ocupa hoje no cenário nacional na geração de empregos é resultado de um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado para alavancar o saldo de empregos com carteira assinada no estado. “O Governo do Estado tem promovido ações pontuais em inúmeras localidades para ampliar mensalmente o número de atendimento em toda nossa rede Sine, em especial a realização de mutirões temáticos e a circulação do ônibus do programa Emprega Mais Paraná pelo maior número possível de municípios”, afirmou.

Leia Também:  Memória e identidade do Paraná serão debatidos em seminário

MELHOR DO SUL – O volume de encaixes de trabalho intermediados pelas Agências do Trabalhador no Paraná em abril também é o maior entre os estados do Sul, representando 81,61% dos 15.538 contratos de trabalhos realizados na região, empregando 455,65% mais que o Rio Grande do Sul (2.282) e 2.101,39% que Santa Catarina, que encerrou o mês com 576 empregos intermediados pelo Sine.

Confira tabela da Rede Sine .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Dia Nacional de Combate ao Fumo: Saúde incentiva tratamento contra a dependência

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  80 anos da Secretaria da Agricultura do Paraná: mostra traz a evolução e a força do agro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA