NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná reforça compromisso de facilitar trabalho das micro e pequenas empresas

Publicado em

O Paraná está comprometido em facilitar a vida do empreendedor, gerando mais renda e empregos. Essa foi a mensagem do Governo do Estado durante o XV Encontro Sul/Sudeste de Micro e Pequenas Empresas nesta sexta-feira (28), na sede do Sebrae/PR, em Curitiba.

O evento reuniu lideranças e empresários de 30 associações e sete federações, com a participação do vice-governador Darci Piana; do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima; do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC), Milton Coelho; do presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, deputado federal Jorge Goetten; e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni.

“Temos que ter atenção especial com as micro e pequenas empresas, que são a grande massa de empreendedores do Paraná. Por isso o Governo do Estado está aqui, para ouvir as demandas do setor para que possamos destravar a atuação desses empreendedores”, afirmou Darci Piana.

O diretor-geral da Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi, apresentou no encontro algumas medidas que o Governo já está planejando para desburocratizar o atendimento ao empresário paranaense. A principal delas é a redação de um decreto que libere atividades econômicas de baixo risco – como comércio e serviços – da emissão de algumas licenças.

Leia Também:  Obras no Contorno Oeste de Cascavel avançam e atingem 84% de conclusão

“Nosso objetivo é facilitar o trabalho do micro e pequeno empreendedor. Tornar o atendimento mais rápido na Junta Comercial para que a operação do estabelecimento seja cada vez mais ágil, podendo já faturar no mesmo dia em que der entrada na documentação de abertura da empresa”, ressalta Puppi.

O Paraná já é um dos estados mais ágeis na abertura de empresas. Em média, o processo leva 14 horas. Com a desburocratização a partir do decreto que está sendo produzido pela Casa Civil, com a participação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seic), a meta é de que esse tempo caia para apenas 6 horas. Essa facilitação para o empreendedor é uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Jr dentro do programa Descomplica Paraná, da Casa Civil.

Levantamento do Sebrae mostra que de cada dez empregos criados no país em 2022 oito eram de pequenos negócios. No total, foi criado 1,6 milhão de empregos em micro e pequenas empresas ano passado, mostrando a força do setor.

“Os micro e pequenos empreendedores não são pequenos. Na verdade, somos os principais atores do desenvolvimento econômico do país. Apesar disso, não deixamos de manter a humildade, e representamos a possibilidade do sonho de milhões de brasileiros. Aproximadamente 60% do povo brasileiro sonha em se tornar empreendedor, e nós somos a expressão desse sonho”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional no encontro desta sexta em Curitiba.

Leia Também:  Com início da microdrenagem, recuperação da Orla de Matinhos avança mais uma etapa

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni, ressalta também as propostas de mudanças de lei que o setor vai encaminhar a partir das propostas elaboradas pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme). “Vivemos um momento muito especial para os pequenos negócios, em que precisamos de um novo Simples Nacional e a garantia da sua continuidade na Reforma Tributária”, afirmou Santinoni. “Confiamos que o Governo Federal, através da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), junto com a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, vai garantir avanços e melhores ambientes para os pequenos negócios”, acrescentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador libera R$ 14 milhões para compra de ônibus e caminhões para Umuarama

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Tecnologia da Celepar tem participação importante na defesa agropecuária do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA