NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná reforça combate à corrupção com especialização e padrões internacionais

Publicado em

A complexidade dos instrumentos de controle da administração pública e a operação de novas secretarias fizeram a Controladoria-Geral do Estado (CGE) investir em especialização de seus servidores nos primeiros 100 dias do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O órgão deve ser a primeira controladoria-geral a obter certificação internacional no combate à corrupção, repetindo o ineditismo entre os estados do Programa de Integridade e Compliance do Paraná, criado em 2019.

Nos primeiros meses do ano, cerca de 30% dos servidores da CGE participaram da formação de implementadores e auditores líderes nas normas ISO 37.001, sobre gestão antissuborno, e ISO 37.301, sobre gestão em compliance. Foi dada prioridade, para participação no curso, aos servidores admitidos por concurso público, com o objetivo de a iniciativa ser permanente.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a certificação reconhece as boas práticas e os sistemas adotados para garantir a integridade e evitar atos lesivos e de corrupção. “Estabelecemos o Programa de Integridade e Compliance na administração estadual. Agora demos um passo além, com a expectativa da certificação internacional”, afirmou.

Leia Também:  Paraná firma novo convênio com Conselho das Secretarias Municipais de Saúde

A CGE passou, em março, por análise feita por consultoria externa a fim de identificar quais critérios ainda precisam ser atendidos para a certificação. De acordo com Siqueira, o resultado foi muito positivo, restando apenas ajustes em rotinas e algumas definições. “São procedimentos relativamente de fácil execução. Acredito que até o fim do semestre seremos a primeira CGE do Brasil a obter esse grau de confiabilidade e consolidaremos o Paraná como referência”.

A ISO prevê parâmetros e sistematização da prevenção ao suborno e da gestão do compliance. Essas normas são internacionais e, no Brasil, são publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Siqueira acrescentou que, com a CGE certificada, ela poderá auxiliar outros órgãos do Estado a aderir ao padrão internacional.

NOVAS SECRETARIAS – A implantação do Programa de Integridade e Compliance já havia iniciado em toda administração direta e indireta. Cada órgão ou entidade tem um Núcleo de Integridade e Compliance Setorial, com agentes de compliance, de transparência, de ouvidoria e de controle interno. Esses servidores são os interlocutores com a Controladoria-Geral do Estado.

Leia Também:  Agenda cultural: Sandra Sá, Magal, Blindagem e mostras no MON movimentam a semana

Com a criação das novas secretarias, a implantação precisou ser iniciada em sete delas. Em outras duas, foi possível aproveitar o trabalho desenvolvido anteriormente. Nos primeiros meses do ano, conforme eram admitidos, os novos agentes de compliance, responsáveis pela coordenação dos NICS, passaram a ser treinados pela Coordenadoria de Integridade e Compliance, da CGE.

A partir do mês passado, começaram as apresentações do programa aos gestores. Depois, são feitas entrevistas aos servidores daquele órgão ou entidades e elaborados os planos de integridade, com os riscos e vulnerabilidades de cada rotina ou procedimento. Para Paulo Palacios, coordenador de Integridade e Compliance da CGE, até o fim do semestre todos já terão iniciado o programa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Com detonações de rocha frequentes, obra na PR-170 em Pinhão tem restrições de tráfego

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA