NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe missão comercial da Dinamarca e apresenta projetos verdes

Publicado em

Uma comitiva de empresários e do Consulado da Dinamarca foi recebida nessa segunda-feira (2) no Paraná para apresentar e conhecer soluções inovadoras na área de resíduos sólidos e no tratamento de água e esgoto. 

A missão dinamarquesa foi recebida por representantes da Invest Paraná (a agência de atração e promoção de investimentos do Estado), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Do lado dinamarquês, além do consulado, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias da Dinamarca e das empresas Victor Energy e Grundfos.

A visita é uma continuidade do acordo assinado no ano passado entre Invest Paraná e o Consulado da Dinamarca para promover a troca de experiências inovadoras nas áreas de reaproveitamento de resíduos para geração de energia e na digitalização de serviços públicos.

O memorando assinado em 2022 estabelece um diálogo sobre soluções energéticas a partir do gerenciamento de resíduos, como, por exemplo, a produção de biogás e de biometano. Já no setor de digitalização de serviços públicos as negociações são para implementar soluções para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cidadãos. 

Leia Também:  Em Centenário do Sul, mulheres recebem capacitação em hidráulica da Sanepar

O diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca que o momento é oportuno para o Paraná buscar parcerias nessas áreas. “Essa troca de ideias com os dinamarqueses é muito importante porque estamos lidando no Estado com o projeto do biogás e a Sanepar também passa por um momento importante de inovação e de possibilidade e abertura de novos negócios e parcerias internacionais”, enfatiza.

Ainda de acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, o encontro dessa segunda-feira evoluiu para possíveis futuras negociações. “As empresas saíram satisfeitas desse encontro pelas possibilidades reais de negócios. Já identificamos um possível parceiro de algo que eles buscam atualmente. Esperamos que essa parceria possa dar frutos em um curto prazo”, confia Rocco. 

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, disse que o encontro gerou uma troca de experiências, já que a Dinamarca possui importantes referências em saneamento. “Seguramente hoje os padrões de qualidade, aplicação de tecnologias e serviços ofertados aos cidadãos no Estado do Paraná pela Sanepar estão entre os melhores do mundo. Sabemos das boas referências que a Europa nos traz. Por isso, essa aproximação com entes internacionais nos faz sempre aprender, mas nos permite, também, compartilhar”, afirmou.

Leia Também:  Assis Chateaubriand faz a 94ª chamada de aprovados em concurso público

Ele apresentou algumas iniciativas em andamento, como as pesquisas para geração de hidrogênio renovável, as experiências de geração aeróbica e anaeróbica de biogás nas estações de tratamento de esgoto e as boas práticas para a destinação de lodo para agricultura.

Já o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que há afinidade em assuntos previstos para serem trabalhados em conjunto entre o Paraná e Dinamarca, em especial sobre soluções energéticas. “O Tecpar tem forte atuação na área de energia e temos total interesse no compartilhamento de experiências entre as instituições paranaenses e dinamarquesas. A troca de conhecimentos entre instituições é fundamental para promover novos projetos inovadores no Paraná”, salientou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, entregou nesta sexta-feira (4) a sinalização turística que será implantada no 1º Caminho Iniciático de Santiago, rota de turismo religioso, em Campo Mourão (Centro-Oeste). O objetivo é integrar a oferta turística, religiosa, cultural e sustentável, aumentando o fluxo de visitantes e a geração de renda para os locais envolvidos no trajeto. A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, técnicos, fiéis e da comunidade.

A nova sinalização do trajeto será composta por 238 placas direcionais, que indicam a direção da rota, auxiliando os peregrinos a percorrerem o caminho de forma independente; 32 placas informativas, que apresentam o contexto histórico de cada ponto, como igrejas, monumentos, estátuas, santuários e oratórios; e cinco marcos, que sinalizam o início e o fim de cada etapa.

Com um percurso de mais de 104 km, o roteiro traz visibilidade ao Paraná como destino de turismo religioso, fortalecendo a identidade local e valorização do patrimônio histórico e natural. Ao todo, o caminho vai passar por atrativos de quatro municípios: Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.

As primeiras placas entregues foram viabilizadas por meio do programa Paraná + Infra, que integra um pacote de três programas aprovados propostos pelo governo estadual e aprovado pela Assembleia Legislativa, ao lado do Paraná + Viagem e do Paraná + Eventos. Ele prevê qualificar a infraestrutura turística, incluindo a consolidação de áreas e rotas, revitalização de espaços e aumento da capacidade de atendimento de visitantes.

“O Estado sabe a importância de investir nesse setor, porque o turismo é uma grande peça publicitária. As pessoas conhecem as Cataratas do Iguaçu, conhecem o Jardim Botânico e agora vão conhecer também o Caminho Iniciático, aqui na região. Esse é um compromisso que nós temos, junto aos municípios, de alavancar o nome e os atrativos paranaenses para receber mais visitantes”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Leia Também:  Programa da Rádio Educativa recebe Tony Ramos e Denise Fraga nesta quarta-feira

Segundo Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, a instalação das placas começa ainda neste mês de abril. “Para a instalação, a secretaria realizou coletas de dados topográficos, avaliações das condições do solo, pesquisas históricas e documentação das informações relevantes sobre os locais onde serão implantadas. Além de processo de validação geográfica das coordenadas, avaliação da segurança, revisão e design das artes das placas, formatação e provas de impressão”, explicou a diretora.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA – As placas visam melhorar a experiência do peregrino ao longo do percurso, além de preservar o patrimônio e a tradição local, fortalecendo nos municípios o senso de comunidade. Outro diferencial é que as informações turísticas das placas são transcritas em português e inglês, incluindo também um mapa de percurso da etapa, a distância percorrida e a localização atual do turista.

Eliseu Rocha, coordenado do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, vinculado à Secretaria do Turismo, afirma que além do aspecto da fé, o trajeto também colabora com o desenvolvimento regional. “Esse caminho concretiza ainda mais o turismo religioso, segmento que mais cresce no Estado. Ele integra regionalmente esse recorte, impactando a fé e a economia, gerando oferta de empregos e renda”, disse.

Leia Também:  Em Centenário do Sul, mulheres recebem capacitação em hidráulica da Sanepar

TRAJETO – A rota de peregrinação é inspirada no famoso Caminho de Santiago de Compostela, uma das rotas mais antigas e percorridas no continente europeu – da França à Espanha. Ela é conhecida por ampliar o contato dos turistas com a cultura europeia, por meio da gastronomia local e da apreciação das paisagens naturais.

“O trajeto vaga por quatro municípios, com etapas leves, médias e mais complexas. Passando por igrejas, capelas, santuários, catedrais, cachoeiras e por muitas propriedades da agricultura familiar, ajudando na renda da população local por meio da venda de produtos”, enfatizou Ruben Orlando Moyano, idealizador do caminho.

O Caminho Iniciático é dividido em cinco partes: Etapa 1: Campo Mourão (Fraternidade do Caminho – Parque do Lago); Etapa 2: Campo Mourão (Parque do Lago) – Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança); Etapa 3: Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança) – Ourilândia (Capela São José); Etapa 4: Ourilândia – Barbosa Ferraz (Santuário de Santa Rita de Cássia); e Etapa 5: Barbosa Ferraz – Fênix (Parque Vila Rica do Espírito Santo).

“Esse caminho é muito relevante aos municípios e aos peregrinos, dispostos a fazer turismo pela sua fé. Hoje é um marco, porque o setor é muito importante ao Paraná e nossa cidade esta preparada para receber turistas e fiéis, apresentando a nossa cultura e atrativos”, disse o prefeito de Fênix, Euripedes Molina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA