NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

Publicado em

O Governo do Paraná apresentou nesta terça-feira (9) a uma equipe do governo de Minas Gerais os seus projetos na área de inovação, tecnologia e transformação digital. A visita fez parte do planejamento de integração interestadual, iniciativa alinhada no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os mineiros foram recepcionados em Curitiba e estiveram na Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Copel, Vale do Pinhão (programa de estímulo à inovação, da prefeitura de Curitiba) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O coordenador de relações institucionais da SEI, Marcus von Borstel, explicou que a vinda da comitiva mineira é mais um passo para o avanço da inovação entre os estados, visando a assinatura de um protocolo de cooperação, assim como o que firmado entre o Paraná e Espírito Santo no ano passado. “Tivemos três encontros do Cosud em 2023 e fizemos este fortalecimento entre os estados do Sul e Sudeste. Isso nos proporcionou conhecer os projetos que estão dando certo em cada região, apresentar as nossas ações e também ver o que pode ser melhorado”, disse von Borstel.

Entre os projetos paranaenses está a implementação das agências de inovação no Paraná, que têm como objetivo promover o desenvolvimento de municípios por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre prefeituras, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, entidade do Sistema S e setor privado.

Leia Também:  Prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná é sorteado para moradora de Curitiba

Além disso, outras ações desenvolvidas pelo governo paranaense são exemplos para o estado parceiro, como o desenvolvimento de programas de tecnologias assistivas, entre elas o Óculos Amigo. Com essa ação, o Estado entregou gratuitamente para todos os alunos cegos da rede pública um óculos de inteligência artificial, capaz de ler textos, reconhecer rostos e transformar em áudio.

No âmbito de investimento ao setor privado, ambos os estados possuem programas de incentivo financeiro à startups locais. O Paraná Anjo Inovador fechou o primeiro edital com 73 startups selecionadas e um investimento de mais de R$ 17 milhões na produção de novas soluções inovadoras da iniciativa privada para gestão pública.

O superintendente de inovação da secretaria do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava, afirmou que o Paraná têm projetos consolidados na área de tecnologia. “O que o Paraná apresenta no Cosud é apenas a ponta do iceberg de tudo o que tem sido feito. Do nosso lado, temos um histórico em inovação e acho que podemos contribuir com iniciativa de subvenção econômica para startups e empresas tradicionais investirem em projetos de inovação”, complementou.

Leia Também:  Paranaense com sangue raro é um dos doadores envolvidos em plano para salvar paciente do Piauí

Outra área referência do Paraná acompanhada pelo governo de Minas Gerais foi o desenvolvimento e incentivo à eletromobilidade no Estado. Segundo o último relatório do Observatório da Inovação, desenvolvido pela Secretaria da Inovação, o Paraná possui a segunda maior frota de carros 100% elétricos do País, atrás apenas de São Paulo. A infraestrutura paranaense se destaca também por possuir uma das maiores eletrovias do Brasil, em um projeto liderado pela Copel.

A diretora de Desenvolvimento Logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Nathalia Farah, veio conhecer os projetos de inovação relacionados aos meios de transporte sustentáveis do Estado. “O Paraná é uma referência em eletromobilidade no Brasil. É importante termos essa relação para trocar experiências do que estamos desenvolvendo em Minas e do que está sendo feito no Paraná”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Festival de Audiovisualidades do MAC-PR prorroga inscrições e expande programação

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  A necessária capacitação técnica do vereador

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA