NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

Publicado em

O Governo do Paraná apresentou nesta terça-feira (9) a uma equipe do governo de Minas Gerais os seus projetos na área de inovação, tecnologia e transformação digital. A visita fez parte do planejamento de integração interestadual, iniciativa alinhada no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os mineiros foram recepcionados em Curitiba e estiveram na Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Copel, Vale do Pinhão (programa de estímulo à inovação, da prefeitura de Curitiba) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O coordenador de relações institucionais da SEI, Marcus von Borstel, explicou que a vinda da comitiva mineira é mais um passo para o avanço da inovação entre os estados, visando a assinatura de um protocolo de cooperação, assim como o que firmado entre o Paraná e Espírito Santo no ano passado. “Tivemos três encontros do Cosud em 2023 e fizemos este fortalecimento entre os estados do Sul e Sudeste. Isso nos proporcionou conhecer os projetos que estão dando certo em cada região, apresentar as nossas ações e também ver o que pode ser melhorado”, disse von Borstel.

Entre os projetos paranaenses está a implementação das agências de inovação no Paraná, que têm como objetivo promover o desenvolvimento de municípios por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre prefeituras, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, entidade do Sistema S e setor privado.

Leia Também:  Em 2022, batidas de carros danificaram nove postes da Copel por dia no Paraná

Além disso, outras ações desenvolvidas pelo governo paranaense são exemplos para o estado parceiro, como o desenvolvimento de programas de tecnologias assistivas, entre elas o Óculos Amigo. Com essa ação, o Estado entregou gratuitamente para todos os alunos cegos da rede pública um óculos de inteligência artificial, capaz de ler textos, reconhecer rostos e transformar em áudio.

No âmbito de investimento ao setor privado, ambos os estados possuem programas de incentivo financeiro à startups locais. O Paraná Anjo Inovador fechou o primeiro edital com 73 startups selecionadas e um investimento de mais de R$ 17 milhões na produção de novas soluções inovadoras da iniciativa privada para gestão pública.

O superintendente de inovação da secretaria do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava, afirmou que o Paraná têm projetos consolidados na área de tecnologia. “O que o Paraná apresenta no Cosud é apenas a ponta do iceberg de tudo o que tem sido feito. Do nosso lado, temos um histórico em inovação e acho que podemos contribuir com iniciativa de subvenção econômica para startups e empresas tradicionais investirem em projetos de inovação”, complementou.

Leia Também:  Ratinho Junior sanciona programa Recomeço e mulheres vítimas de violência receberão auxílio do Estado

Outra área referência do Paraná acompanhada pelo governo de Minas Gerais foi o desenvolvimento e incentivo à eletromobilidade no Estado. Segundo o último relatório do Observatório da Inovação, desenvolvido pela Secretaria da Inovação, o Paraná possui a segunda maior frota de carros 100% elétricos do País, atrás apenas de São Paulo. A infraestrutura paranaense se destaca também por possuir uma das maiores eletrovias do Brasil, em um projeto liderado pela Copel.

A diretora de Desenvolvimento Logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Nathalia Farah, veio conhecer os projetos de inovação relacionados aos meios de transporte sustentáveis do Estado. “O Paraná é uma referência em eletromobilidade no Brasil. É importante termos essa relação para trocar experiências do que estamos desenvolvendo em Minas e do que está sendo feito no Paraná”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná gera 13 mil empregos em março, crescimento de 137% em relação ao mesmo mês de 2022

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado simplifica processo de outorga para uso de recursos hídricos na aquicultura

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA