NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná promove evento para govtechs apresentarem novos projetos ao Estado

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), vai promover na próxima terça-feira (19) um evento exclusivo para empresas de software, especializadas em govtechs, apresentarem ao Estado projetos inovadores. O PitchDay será a partir das 8h, no Palácio das Araucárias (Auditório Mario Lobo), em Curitiba.

As empresas interessadas em fazer sua apresentação devem se inscrever até domingo (17), através do chamamento público disponível no site da Secretaria da Inovação, neste link. Já as empresas cadastradas no chamamento da Secretaria da Inovação estão sendo contatadas para participação. Para tirar dúvidas, basta enviar um e-mail para pitchday@inova.pr.gov.br.

Por ser um evento em formato pitch, as palestras serão curtas e diretas. As apresentações terão duração de 10 minutos por projeto, com 5 minutos para exposição e 5 minutos para resposta a perguntas.

A bancada será formada pela Secretaria da Inovação, Celepar, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). As três instituições são parceiras do Governo do Paraná na implantação de soluções na área de tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis, com o propósito de gerar inovação para gestão pública.

Leia Também:  Em 100 dias, PM registra aumento de 65% na apreensão de drogas na fronteira

“O evento vai proporcionar para empresas de software especializadas em govtechs uma oportunidade de expor ao Governo do Paraná suas soluções. Essa aproximação dos setores público e privado é muito importante para modernização de serviços”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

O formato pitch foi escolhido para que o evento seja dinâmico, como explica o coordenador de Relações Institucionais da SEI, Marcus von Borstel. “Desta forma, o Estado consegue primeiro mapear quais as soluções do setor privado são viáveis e na implantação no serviço público ao cidadão. Teremos um dia inteiro de apresentações”, afirma.

GOVTECH – O termo govtech é uma abreviação de “government technology”, em inglês, que se traduz para tecnologia governamental. São empresas ou organizações que desenvolvem soluções tecnológicas específicas para governos e entidades públicas, abrangendo uma ampla variedade de áreas, incluindo aprimoramento da infraestrutura de tecnologia da informação do governo, automação de processos burocráticos, desenvolvimento de aplicativos e plataformas para facilitar a interação do governo com os cidadãos, e até mesmo o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial.

Leia Também:  Governo do Paraná apresenta a empresários ações para atrair investimentos em 2023

Programação PitchDay:

8h às 8h50 – Recepção e credenciamento das empresas

9h às 12h – Apresentação das soluções tecnológicas de Govtech

12h15 às 13h20 – Almoço no local

13h30 às 18h – Continuação das apresentações

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Em evento na ExpoLondrina, Adapar alerta para falha zero na prevenção à gripe aviária

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Policial penal vira doutor pela FGV de São Paulo com tese sobre experiência no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA