NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná promove evento para govtechs apresentarem novos projetos ao Estado

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), vai promover na próxima terça-feira (19) um evento exclusivo para empresas de software, especializadas em govtechs, apresentarem ao Estado projetos inovadores. O PitchDay será a partir das 8h, no Palácio das Araucárias (Auditório Mario Lobo), em Curitiba.

As empresas interessadas em fazer sua apresentação devem se inscrever até domingo (17), através do chamamento público disponível no site da Secretaria da Inovação, neste link. Já as empresas cadastradas no chamamento da Secretaria da Inovação estão sendo contatadas para participação. Para tirar dúvidas, basta enviar um e-mail para pitchday@inova.pr.gov.br.

Por ser um evento em formato pitch, as palestras serão curtas e diretas. As apresentações terão duração de 10 minutos por projeto, com 5 minutos para exposição e 5 minutos para resposta a perguntas.

A bancada será formada pela Secretaria da Inovação, Celepar, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). As três instituições são parceiras do Governo do Paraná na implantação de soluções na área de tecnologia, processos de trabalho e soluções ágeis, com o propósito de gerar inovação para gestão pública.

Leia Também:  Com previsão de 334 mil toneladas, plantio de cevada avança no Paraná

“O evento vai proporcionar para empresas de software especializadas em govtechs uma oportunidade de expor ao Governo do Paraná suas soluções. Essa aproximação dos setores público e privado é muito importante para modernização de serviços”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

O formato pitch foi escolhido para que o evento seja dinâmico, como explica o coordenador de Relações Institucionais da SEI, Marcus von Borstel. “Desta forma, o Estado consegue primeiro mapear quais as soluções do setor privado são viáveis e na implantação no serviço público ao cidadão. Teremos um dia inteiro de apresentações”, afirma.

GOVTECH – O termo govtech é uma abreviação de “government technology”, em inglês, que se traduz para tecnologia governamental. São empresas ou organizações que desenvolvem soluções tecnológicas específicas para governos e entidades públicas, abrangendo uma ampla variedade de áreas, incluindo aprimoramento da infraestrutura de tecnologia da informação do governo, automação de processos burocráticos, desenvolvimento de aplicativos e plataformas para facilitar a interação do governo com os cidadãos, e até mesmo o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial.

Leia Também:  Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Programação PitchDay:

8h às 8h50 – Recepção e credenciamento das empresas

9h às 12h – Apresentação das soluções tecnológicas de Govtech

12h15 às 13h20 – Almoço no local

13h30 às 18h – Continuação das apresentações

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  No mês da conscientização, Estado lança campanha estadual de combate ao feminicídio

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Instituto Água e Terra impede desmatamento de grandes proporções no Norte do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA