NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha

Publicado em

A pesquisadora Taynara de Souza Carneiro se tornou doutora em Odontologia após defesa de sua pesquisa em banca, no fim de fevereiro. Para além da conquista da titulação, o evento teve uma característica especial, pois seu diploma carrega o nome de duas universidades: a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Brasil, e a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), da Espanha. A pesquisadora é a primeira da UEPG a conquistar o título de doutorado na área de Odontologia em uma cotutela entre a instituição e uma universidade de outro país.

A banca de defesa da pesquisa de Taynara aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa e contou com a presença de seus dois orientadores, professor Alessandro Loguercio, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), da UEPG, e professora Laura Ceballos, da URJC.

Sua tese, intitulada “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental”, aborda formas de clareamento dental em baixas concentrações, utilizando estudos em laboratório e ensaios clínicos em pacientes de ambos os países.

A modalidade de cotutela consiste na formação simultânea em duas instituições de ensino e pesquisa – uma brasileira e outra estrangeira, que exige do pesquisador realizar diferentes etapas do seu estudo em ambas as universidades, sob supervisão de dois orientadores. A experiência de Taynara se deu por meio de convênio de cooperação assinado entre a UEPG, por meio do seu Escritório de Relações Internacionais, e a URJC, e se tornou o primeiro da modalidade a ser realizado pela instituição.

Leia Também:  PCPR apreende 13 máquinas caça-níqueis em Piraquara, na RMC

Graças ao processo de cotutela, Taynara realizou parte da sua pesquisa na URJC, em Madrid, capital espanhola, ao longo de seis meses, sob orientação da professora Ceballos.  “A experiência fez toda a diferença para mim, tanto para a pesquisa quanto para minha vida pessoal. Foi incrível essa oportunidade de expandir minha vivência acadêmica e profissional”, declara a doutora.

Taynara avalia que a cotutela se mostrou extremamente importante para a produção científica da UEPG. “Ela permitiu uma maior troca de conhecimento entre instituições de diferentes países e possibilitou o acesso a novas metodologias, tecnologias e linhas de pesquisa, além de fortalecer colaborações internacionais, que podem resultar em publicações conjuntas e projetos futuros”, celebra.

A trajetória acadêmica de Taynara é marcada pelo amor à ciência. Desde a graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), seu interesse pela pesquisa e docência se tornaram objetivos profissionais, que a acompanharam no mestrado, realizado no PPGO entre 2020 e 2022, sob orientação do professor Alessandro Loguercio. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Universidade Ceuma, em Imperatriz (MA), onde continua a desenvolver sua linha de pesquisa, com ênfase em clareamento dentário.

Para o orientador da pesquisadora, professor Alessandro Loguercio, a experiência de cotutela foi uma oportunidade de aprendizado. “Toda oportunidade de entrar em contato com uma nova universidade e seus laboratórios é uma oportunidade de conhecer uma nova forma de produção de conhecimento”, afirma.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 2,2 mil pessoas em três cidades do Estado

Loguercio destaca a importância da cotutela para a UEPG, pois sinaliza o reconhecimento da universidade frente à sua parceira e a várias outras instituições de pesquisa na Europa. “A UEPG e a URJC se reconhecem enquanto produtoras de ciência de qualidade. Esta é uma prova da excelência do trabalho desenvolvido pela nossa pós-graduação”, celebra o professor.

“Não é sempre que temos a oportunidade de receber uma pesquisadora como Taynara, com uma formação excelente como pesquisadora e muita vontade de trabalhar. O trabalho que iniciamos com a Taynara servirá como base para pesquisas futuras de novos doutores”, exalta a sua orientadora da URJC, Laura Ceballos.

A espanhola destaca a importância da parceria estabelecida entre as universidades, por meio da cotutela, que possibilitou abrir novos laços de investigação com a UEPG, considerada uma referência brasileira no campo da Odontologia, graças ao trabalho de pesquisadores como Taynara. 

TÍTULO – Na última semana, a tese de doutorado “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental” foi publicada com a máxima honraria pela pontuação da sua pesquisa por meio da Universidad Rey Juan Carlos. O título Sobresaliente Cum Laude é equivalente à láurea acadêmica e é ofertado a trabalhos acadêmicos que alcançam a nota máxima pelos professores que compõem a banca de defesa do trabalho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar publica edital que busca parceiros para transformar lodo de esgoto em fertilizante

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agepar promove seminário sobre os avanços no saneamento básico no País

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA