NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná liderou empregabilidade de jovens na região Sul do País em fevereiro

Publicado em

O Paraná foi o estado do Sul que mais gerou empregos entre jovens de 18 a 29 anos no mês de fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Houve um saldo positivo de 12.329 colocações no mercado (resultado da diferença entre 76.186 admissões e 63.858 demissões). O resultado é 21,06% maior que o de Santa Catarina, com 10.183 empregos para este grupo, e 70,89% a mais que no Rio Grande do Sul, que empregou no mesmo período 7.214 jovens dentro dessa faixa etária.

O resultado de fevereiro deste ano também deixa o Estado melhor posicionado no ranking nacional, saltando do 6º lugar para a 3ª posição geral, ficando atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo e Minas Gerais, respectivamente com saldos de 37.131 e 13.129 jovens entre 18 e 29 anos empregados no mês de fevereiro.

Em relação a janeiro, mês em que o saldo foi de 4.286 empregos entre jovens, o avanço foi de 187,6%. Entre os estados do Sul, o Paraná saiu do 3º lugar que ocupava em janeiro para assumir a liderança na empregabilidade neste segmento, recuperando a posição no acumulado de janeiro a dezembro de 2022, quando registrou saldo positivo de 84.165 jovens na mesma faixa etária colocados no mercado. Rio Grande do Sul e Santa Catarina terminaram o ano com saldos de 69.843 e 50.944 jovens colocados no mercado, respectivamente.

Leia Também:  Governador inaugura novos acessos ao Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o bom desempenho do Paraná na empregabilidade de jovens é fruto de ações pontuais adotadas pelo Governo do Estado para qualificar a mão de obra, ampliando as oportunidades de emprego. “O Paraná possui projetos importantes voltados para a juventude, com a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. Essas ações de formação voltadas ao mercado de trabalho fazem toda diferença para a empregabilidade dentro da faixa etária de 18 a 29 anos, pois são os jovens que mais procuram por cursos e que conseguem uma colocação logo após a formatura”, afirmou.

Em fevereiro, o Paraná liderou no Sul o número de empregos para mulheres e em empregos no comércio

OPORTUNIDADES – A maior parte das oportunidades no Paraná foi para a faixa etária de 18 e 24 anos (10.165). Entre 25 e 29 anos de idade, o saldo foi de 2.163 colocações. No recorte de gênero, os homens foram os que mais foram encaixados em vagas de emprego, com 6.729 postos formais de trabalho, enquanto 5.600 mulheres foram empregadas no mesmo período. 

Leia Também:  UEL conquista patente por invenção de biofungicida no controle de doenças de plantas

O setores que mais empregaram jovens em fevereiro foram os de bens e serviços industriais (3.869), comércio (2.483), serviços administrativos (2.450), técnicos em nível superior (2.418), profissionais em ciências e artes (1.692) e agropecuária (529). 

GERAL – De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Paraná terminou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada. O resultado (diferença de 162.139 contratações e 138.058 demissões) faz do Estado o mais bem colocado da região Sul e o terceiro do Brasil, com um crescimento de mais de 250% em relação ao saldo de janeiro, quando houve a abertura de 6.792 vagas de trabalho formal.

Confira os dados completos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Empreendedoras da Beleza: 799 mulheres em vulnerabilidade se formam para o mercado

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Mandirituba recebe recursos do Governo do Estado para construir Barracão Industrial

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA