NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná levará 14 empresas à maior feira de alimentos da América do Norte

Publicado em

Pela terceira vez consecutiva, o Paraná participará da Sial Canada, maior feira de alimentos da América do Norte, realizada em Toronto, de 29 de abril a 1.º de maio. A missão, organizada pela Invest Paraná — agência de atração de investimentos do Governo do Estado —, conta com apoio da Fomento Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e levará 14 empresas paranaenses para apresentarem seus produtos e buscarem novas oportunidades no mercado internacional.

São produtos como sucos, erva-mate, grãos, comidas para bebês e produtos saudáveis (zero açúcar, lactose, glúten e opções veganas), em uma ação estratégica do Governo do Estado para fortalecer as exportações no setor alimentício. As empresas foram selecionadas por meio de edital e contarão com apoio integral da Invest Paraná, sem custos de participação.

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que algumas das empresas participantes nunca exportaram. “Nós já participamos da Sial, então conhecemos vários importadores e organizamos diversas reuniões B2B [sigla de negócio para negócio em inglês] para essas empresas. Esperamos que isso amplie o mercado paranaense e o nosso portfólio em uma feira tão importante como essa”, afirmou.

Leia Também:  Estado lança novo credenciamento para ambientes promotores de inovação

Segundo Rocco, a missão representa não apenas uma economia para as empresas, mas também uma oportunidade estratégica. “É uma abertura de mercado que a Invest Paraná faz por elas, promovendo tanto uma economia financeira de não precisar ir para uma feira como essa, quanto a jornada de como fazer isso, gastando menos e tendo um resultado maximizado”, acrescentou. “Nosso objetivo é representar essas empresas e fazer com que elas tenham acesso a mercados que, sozinhas, provavelmente não atingiriam”.

A Sial Canada reúne mais de mil expositores e cerca de 23 mil profissionais de 70 países, com mais de 70 atividades programadas, entre conferências, workshops e podcasts ao vivo. O Paraná fará parte do pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), parceira de longa data da Invest Paraná e que viabilizou a participação do Estado com dois balcões. Empresários de diversos países poderão conhecer produtos, materiais impressos e digitais das empresas paranaenses.

Essa é a terceira missão comercial da agência de atração de investimentos em 2025. Em março, representantes da Invest Paraná participaram da feira Aahar, na Índia, e da Expo Antad, no México.

Leia Também:  Balé Teatro Guaíra fará abertura da Niterói Semana de Dança

EMPRESAS — Participarão do estande da Invest Paraná as marcas Amafil, Bella Giornata, Campo Largo, Carob House, Dr. Peanut, Erva Mate Elizabeth, Erva Mate Paraná, Low Sugar, Papapá, Pinati, Qualinova, SL Alimentos, Vapza e Zaeli, todas do ramo de alimentos e bebidas.

Para o representante comercial da Papapá e da Pinati, Conrado Canzonieri, esse apoio é fundamental para as empresas crescerem no mercado internacional. “São duas marcas que ainda são muito nichadas no Brasil e que estão dando os primeiros passos na exportação, então não teriam condições de ir, por conta própria, prospectar novos mercados”, salientou. “Graças à Invest Paraná temos a oportunidade de dar as caras em outros mercados estratégicos”.

“Com essa oportunidade, conseguimos ampliar os horizontes, impactar novos consumidores e talvez sair de lá com novos parceiros, novos negócios realizados e novas possibilidades de expansão. Para nós, é muito bom trabalhar com uma equipe profissional e uma estrutura preparada como a da Invest Paraná”, afirmou Canzonieri.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Competições de ginástica rítmica reúnem destaques nacionais em Curitiba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Orquestra Sinfônica do Paraná recebe pianista ucraniana Valentina Lisitsa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA