NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná levará 14 empresas à maior feira de alimentos da América do Norte

Publicado em

Pela terceira vez consecutiva, o Paraná participará da Sial Canada, maior feira de alimentos da América do Norte, realizada em Toronto, de 29 de abril a 1.º de maio. A missão, organizada pela Invest Paraná — agência de atração de investimentos do Governo do Estado —, conta com apoio da Fomento Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e levará 14 empresas paranaenses para apresentarem seus produtos e buscarem novas oportunidades no mercado internacional.

São produtos como sucos, erva-mate, grãos, comidas para bebês e produtos saudáveis (zero açúcar, lactose, glúten e opções veganas), em uma ação estratégica do Governo do Estado para fortalecer as exportações no setor alimentício. As empresas foram selecionadas por meio de edital e contarão com apoio integral da Invest Paraná, sem custos de participação.

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que algumas das empresas participantes nunca exportaram. “Nós já participamos da Sial, então conhecemos vários importadores e organizamos diversas reuniões B2B [sigla de negócio para negócio em inglês] para essas empresas. Esperamos que isso amplie o mercado paranaense e o nosso portfólio em uma feira tão importante como essa”, afirmou.

Leia Também:  PCPR levará serviços e atividades educativas a Cambé no fim de semana

Segundo Rocco, a missão representa não apenas uma economia para as empresas, mas também uma oportunidade estratégica. “É uma abertura de mercado que a Invest Paraná faz por elas, promovendo tanto uma economia financeira de não precisar ir para uma feira como essa, quanto a jornada de como fazer isso, gastando menos e tendo um resultado maximizado”, acrescentou. “Nosso objetivo é representar essas empresas e fazer com que elas tenham acesso a mercados que, sozinhas, provavelmente não atingiriam”.

A Sial Canada reúne mais de mil expositores e cerca de 23 mil profissionais de 70 países, com mais de 70 atividades programadas, entre conferências, workshops e podcasts ao vivo. O Paraná fará parte do pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), parceira de longa data da Invest Paraná e que viabilizou a participação do Estado com dois balcões. Empresários de diversos países poderão conhecer produtos, materiais impressos e digitais das empresas paranaenses.

Essa é a terceira missão comercial da agência de atração de investimentos em 2025. Em março, representantes da Invest Paraná participaram da feira Aahar, na Índia, e da Expo Antad, no México.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva atendimento a moradores de Toledo, Cascavel e Carlópolis

EMPRESAS — Participarão do estande da Invest Paraná as marcas Amafil, Bella Giornata, Campo Largo, Carob House, Dr. Peanut, Erva Mate Elizabeth, Erva Mate Paraná, Low Sugar, Papapá, Pinati, Qualinova, SL Alimentos, Vapza e Zaeli, todas do ramo de alimentos e bebidas.

Para o representante comercial da Papapá e da Pinati, Conrado Canzonieri, esse apoio é fundamental para as empresas crescerem no mercado internacional. “São duas marcas que ainda são muito nichadas no Brasil e que estão dando os primeiros passos na exportação, então não teriam condições de ir, por conta própria, prospectar novos mercados”, salientou. “Graças à Invest Paraná temos a oportunidade de dar as caras em outros mercados estratégicos”.

“Com essa oportunidade, conseguimos ampliar os horizontes, impactar novos consumidores e talvez sair de lá com novos parceiros, novos negócios realizados e novas possibilidades de expansão. Para nós, é muito bom trabalhar com uma equipe profissional e uma estrutura preparada como a da Invest Paraná”, afirmou Canzonieri.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Published

on

By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe seu maior guindaste para descarga de granéis sólidos de importação

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

Leia Também:  PCPR levará serviços e atividades educativas a Cambé no fim de semana

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA