NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná lança prêmio para incentivar responsabilidade social em empresas e organizações

Publicado em

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (30), no Palácio Iguaçu, a criação do “Selo Solidário”, uma iniciativa que busca incentivar empresas e organizações da sociedade civil a promoverem a solidariedade e o desenvolvimento social em todo o Estado. A ação será coordenada pela Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) e foi regulamentada através do decreto estadual 1.598/2023.

Para concorrer ao Selo, os participantes deverão cumprir os critérios estabelecidos no decreto estadual. Ele funcionará como um reconhecimento para instituições que se engajam em projetos sociais do Governo do Estado e para iniciativas das próprias instituições que tenham ligação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os conceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Segundo a primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora da premiação e que também preside o Conselho de Ação Solidária do Estado, o objetivo é criar uma rede de boas práticas, proporcionando visibilidade às ações sociais, iniciativas beneficentes, projetos e programas desenvolvidos pelos participantes.

“Trata-se de uma certificação para valorização daquelas empresas e associações que já fazem um trabalho voltado aos ODS e com as políticas de ESG. Dessa maneira, queremos incentivá-las a trabalharem junto com o Governo do Estado para fazer a diferença na vida da população, em especial daqueles que mais precisam”, afirmou.

Entre os critérios para avaliação e classificação dos concorrentes estão a frequência de participação nas ações, número de pessoas beneficiadas e de voluntários envolvidos, projetos já desenvolvidos e preservação do meio ambiente. Os participantes serão divididos entre iniciativa privada, com categorias para empresas de pequeno, médio e grande porte, e outra para organizações da sociedade civil. Cada categoria terá três vencedores, totalizando 12 Selos Solidários entregues ao ano.

COMO PARTICIPAR – As organizações interessadas em aderir ao selo deverão preencher o cadastro no site do Portal Solidário. No site, também serão divulgadas as campanhas sociais promovidas pelo Estado durante o ano e que poderão receber doações e contribuições das entidades participantes e da população em geral.

Leia Também:  TV Paraná Turismo estreia nesta quinta-feira série especial sobre os 140 anos do Teatro Guaíra

Entre as ações coordenadas pela SGAS, estão a campanha Paraná Rosa, voltada à conscientização sobre o câncer de mama; o Paraná Piá, que já arrecadou quase 40 mil brinquedos para crianças carentes; o Aquece Paraná, com a doação de mais de 240 mil peças de roupas; além da Páscoa Solidária e Natal Solidário, entre outras. Durante a pandemia, a superintendência também coordenou, em parceria com a Defesa Civil, o repasse de aproximadamente 450 toneladas de alimentos e cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A escolha dos contemplados com o selo será feita por uma comissão julgadora formada por representantes do Estado e do Conselho de Ação Solidária a partir da análise de ações realizadas pelas instituições e que tenham gerado um impacto social relevante. Poderão se cadastrar para concorrer ao prêmio empresas, fundações e organizações sem fins lucrativos de qualquer porte.

A iniciativa conta com o apoio operacional da Casa Civil. De acordo com o assessor Renan Ferreira, a ideia é promover uma espécie de concurso que estimule a participação contínua dos envolvidos. “As instituições vão receber pontos com base no volume de doações e no número de campanhas em que participarem, além de projetos sociais próprios que já desenvolvam e uma pontuação especial para ações voltadas a mulheres vítimas de violência doméstica ou egressas do sistema penal”, explicou.

“Ao final do ano, a pontuação será somada e avaliada pela comissão julgadora, com a entrega dos selos aos vencedores dentro de cada categoria no início de 2024”, acrescentou Ferreira.

“Muitas empresas e pessoas fazem doações e outras contribuições para programas sociais e voluntários e não têm um reconhecimento disso, então o selo veio em uma boa hora para reconhecer este trabalho e fazer com que mais pessoas ajudem outras que estejam em situação de vulnerabilidade. É uma ideia criativa que reúne proteção ambiental, ESG, ODS e solidariedade”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Leia Também:  Destaque nacional, atleta apoiado pelo Estado disputa o Panamericano de esgrima

MOTIVAÇÃO – Para a diretor de marketing da rede de farmácias Nissei, Jeisan dos Santos, que acompanhou o evento de lançamento, o selo é uma forma multiplicar as ações que geram impacto real na população mais carente. “Sermos convidados para prestigiar o lançamento do Selo demonstra que estamos cumprindo nossa missão de ir além do papel de farmácia e nos tornando agentes de mudança positiva em nossas comunidades. Esperamos que cada vez mais empresas se engajem em causas sociais e de transformação como essas”, comentou.

Na opinião da diretora comercial da Favretto Painéis, Janete Favretto, a premiação é um motivo a mais para continuar contribuindo com os projetos estaduais. “Ficamos muito felizes de participar desse lançamento porque acreditamos na necessidade de que a iniciativa privada e o poder público caminhem juntos. Hoje já fazemos parte de algumas ações com a doação dos nossos painéis e a ideia é participar ainda mais ativamente”, revelou.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig; além de técnicos das pastas envolvidas e empresários que já contribuem com os programas da SGAS.

Confira o vídeo:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Em Sabáudia, 29ª edição de Expotécnica encerra com recorde de público

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Mês começa com 19,3 mil vagas com carteira assinada ofertadas nas Agências do Trabalhador

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA