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Paraná investe em ciência e tecnologia para alcançar cidades mais inteligentes

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O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (24) ações de inovação para cidades inteligentes no Smart City Expo Curitiba 2023, evento que acontece desde a quarta-feira (22) na capital paranaense. Entre as iniciativas estão o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia (Projetek) e o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O Separtec conta com o apoio da Secretaria da Fazenda (Sefa) para o credenciamento de ecossistemas de inovação com o objetivo de estimular a competitividade e aproximar as universidades, os centros de pesquisa e o setor produtivo empresarial. Atualmente, o Paraná reúne 18 iniciativas de parques, sendo oito em plena operação, cinco em fase de implantação e outros cinco em processo de planejamento.

Para o coordenador do Separtec na Sefa, José Maurino Oliveira Martins, os parques tecnológicos são essenciais no processo de desenvolvimento regional sustentável. “A ciência e a tecnologia podem ser grandes aliadas na melhoria da infraestrutura, transformação de centros urbanos em espaços mais eficientes, melhoria da segurança, configuração de espaços de aprendizagem e aceleração de empreendimentos intensivos em tecnologia”, salientou.

Nesse contexto, as cidades inteligentes representam ambientes propícios para a inovação e a atração de investimentos.

OBRAS PÚBLICAS – Já o Projetek atende demandas de obras públicas de municípios com até 30 mil habitantes, nas regiões onde estão os campi das universidades estaduais. O intuito é utilizar os ativos tecnológicos paranaenses em benefício da população, com impacto na melhoria contínua dos serviços públicos e da infraestrutura urbana e obras públicas. Entre diferentes edificações e obras, os serviços incluem a construção de creches, escolas e postos de saúde e a drenagem e pavimentação de ruas.

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O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, destacou a adoção de recursos tecnológicos para responder de forma eficiente as demandas dos municípios. “Nesse cenário de inovação, as cidades inteligentes assumem compromissos com o desenvolvimento sustentável e buscam qualidade de vida para a população, sem perder de vista uma gestão participativa. A partir de tecnologias digitais e disruptivas, é possível alinhar os avanços tecnológicos com aspectos sociais, ambientais e econômicos”, afirmou.

Os escritórios acadêmicos, utilizam tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre). Essa metodologia consiste em um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações. O intuito é executar as obras em tempo hábil e evitar gastos extras para os cofres públicos municipais.

As unidades do Projetek estão localizadas nas agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), instaladas nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).

FUNDO PARANÁ – Cidades inteligentes também é uma das áreas prioritárias para aplicação de recursos do Fundo Paraná, uma dotação administrada pela Seti, exclusiva para o financiamento de ações de ciência, tecnologia, inovação e extensão universitária em todo o território estadual. Para o governo, pensar as cidades como organizações inteligentes se desdobra em múltiplas soluções inovadoras e oportunidades de novos negócios e geração de trabalho, emprego e renda.

ROBÓTICA – Uma das atrações do estande do Governo do Estado no Smart City Expo 2023 é o Robotbox, um kit de robótica de baixo custo, desenvolvido pelo Clube da Robótica, startup incubada na UEPG, que prepara crianças e pré-adolescentes para as tecnologias do futuro, aplicando conceitos de matemática, física e ciências a projetos de robótica.

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Segundo o CEO da empresa, Evandro Kaafka, o kit é composto por um livro didático e um conjunto de peças e componentes eletrônicos para montar um experimento. “A ideia é desenvolver materiais didáticos para estudantes do Ensino Fundamental 1, trazendo uma proposta lúdica para que as crianças desenvolvam a criatividade e solucionem desafios, usando a robótica”, explicou.

Com mais de 20 volumes, o Robotbox é composto por um livro didático e um conjunto de peças e componentes eletrônicos para montar um experimento. Atualmente, o Clube da Robótica atende nove escolas das cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon e Imbituva, no Interior do Paraná; e Bastos, no interior de São Paulo. O Ensino Fundamental 1 corresponde às séries de 1º ao 5º ano e à faixa etária de 6 a 10 anos de idade.

SMART CITY – O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada no Smart City Expo World Congress, promovido anualmente pela Fira Barcelona. No ano passado, a edição brasileira reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios. Em 2023, a expectativa de público gira em torno de 15 mil participantes, entre congressistas e visitantes.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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