PARANÁ
Paraná faz Ciência: UEL será sede do maior evento estadual sobre avanços do conhecimento
Publicado em
15 de outubro de 2023por
Itajuba TadeuA Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, que será realizado de 6 a 10 de novembro, terá como sede o campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com atividades integrativas organizadas em seis grandes eixos temáticos, o Paraná Faz Ciência 2023 vai divulgar avanços tecnológicos das mais diferentes áreas de conhecimento, produzidos por todo o sistema de ensino paranaense.
O evento estadual, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e UEL.
Também conta com apoio das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e estadual do Paraná (Unespar); das universidades Federal do Paraná (UFPR), Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul, Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também participam como apoiadores as secretarias da Educação do Estado e de Londrina, além do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
A abertura do evento será no dia 6 (segunda-feira), no Cine Teatro Ouro Verde, a partir das 18h, com a presença de autoridades estaduais e participação da Orquestra da UEL (Osuel). Na solenidade será revelado o vencedor do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado – Prime 2023. O Prime tem como objetivo prospectar propostas acadêmicas com potencial mercadológico e transformar resultados científicos em novos negócios.
Confira os Eixos Temáticos que orientam a programação do Paraná faz Ciência 2023:
ENSINO SUPERIOR DO FUTURO – O Eixo 1 discute o futuro do Ensino Superior, compreendendo o papel das novas tecnologias no cenário educacional de pós-pandemia. De 7 a 9 de novembro (terça a quinta-feira), das 19h às 22h, os debates articulados têm como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e docentes das universidades paranaenses. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente.
- Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação está com as inscrições abertas
- Operação Rondon: universitários do Estado vão promover mutirão de cidadania
MOSTRA INTERATIVA – Este segmento é subdividido em Mostra Interativa de Projetos, Exposição de Startups e Mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis). As mostras ocorrerão entre os dias 7 e 9 de novembro, das 8h às 18h, e objetivam apresentar à sociedade os novos programas desenvolvidos pela UEL e instituições do Estado. Por meio de experiências interativas, pretende-se incentivar a participação da comunidade externa, além de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
Segundo edital, dez startups e 17 Napis foram selecionados para visitação nessa etapa. É o caso da empresa londrinense GRAL Bioativos. Especializada em soluções antimicrobianas verdes com baixa toxicidade, ela terá um estande próprio no campus para a divulgação de sua marca.
VISITAS TÉCNICAS – No Eixo 3, os visitantes vão participar de jornadas imersivas em espaços fundamentais para a produção científica, como os laboratórios de pesquisa. Com horários próprios, as atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 7 e 9. A entrada é gratuita e aberta a todos, porém é necessário se inscrever. De acordo com o edital, foram elencados 65 locais na universidade para apresentação. Da Cardiologia Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ao TelecomB5G – Grupo de Pesquisa Telecomunicações da UEL.
OFICINAS – Voltadas a atender à comunidade leiga, além de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, as oficinas desenvolverão práticas relacionadas à temática do Paraná Faz Ciência 2023. De 7 a 9, as informações acerca dos projetos disponíveis constarão no site. Esta edição conta com 10 exibições remotas, a exemplo da discussão “Metaverso: desafios e potencialidades”; e 111 exibições presenciais, como “Vidlunnia: a poesia ucraniana nas vozes brasileiras”.
CULTURA E ARTE – Visa divulgar ações culturais e artísticas, promovendo o encontro de grupos, projetos, coletivos e iniciativas de diversas da área. Aberta ao público em geral, ocorre de 7 a 10 (terça a sexta-feira) de novembro, em segmentos específicos da UEL, sem necessidade de inscrição prévia ou agendamento. Para este ano, foram selecionadas 18 mostras do gênero, entre elas apresentação do espetáculo teatral “Fagulha”, da companhia Núcleo Ás de Paus, e a videodança “Caderno de estudos 2023”.
EVENTOS ACADÊMICOS – Esta seção contempla o XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2023), VI Encontro Anual de Extensão Universitária e XII Seminário de Extensão (Por Extenso 2023); V Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL (Pró-Ensino 2023), bem como o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte à Pesquisa Científica e Tecnológica e Encontro Paranaense de Editores e Jornalistas Científicos.
Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa acadêmica produzida pela UEL até agosto de 2023, a programação das feiras estará disponível no site. Assim, os interessados em participar deverão realizar a inscrição pelo link, priorizando o limite de vagas.
INSCRIÇÕES – Os interessados devem acessar o site oficial do evento para se inscrever. A visitação será aberta à comunidade, de forma gratuita. Grupos menores do que dez pessoas não necessitam de agendamento prévio. Grupos escolares ou não escolares com mais de dez pessoas devem realizar inscrição prévia, visando garantir o bom atendimento e a circulação segura no local das atividades. O cadastro de turmas visitantes pode ser feito por este formulário.
A UEL será responsável pela certificação de todos os envolvidos no evento, desde que comprovada a participação. A carga horária dependerá do tempo de duração das atividades.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”