PARANÁ
Paraná entrega certificados a empresas e companhias que cumprem papel ambiental
Publicado em
5 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuA Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) entregou, nesta segunda-feira (5), 83 certificados a organizações, conglomerados empresariais e entidades públicas paranaenses como parte do programa Selo Clima Paraná. Nesta 8ª edição, teve recorde de participantes, o que demonstra que os conceitos da agenda verde estão cada vez mais presentes na sociedade.
O Selo Clima reconhece as empresas que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono para combater as mudanças climáticas. É uma das estratégias do Paraná para continuar a ser reconhecido nacionalmente pelo Ranking de Competitividade entre os Estados como mais sustentável do Brasil.
As organizações e conglomerados empresariais representam 236 unidades em 76 municípios paranaenses – algumas organizações receberam certificados por mais de uma sede. A rede ligada à agroindústria equivale a 111 unidades produtivas, entre cooperativas agroindústrias, frigoríficos, abatedouros, fábricas de rações e florestas comerciais.
O Estado do Paraná registrou redução de 39 mil toneladas na emissão de CO2 em 2021, o equivalente a 13.500 mil hectares ou 13 mil campos de futebol, segundo estimativas da Sedest. O número representa uma queda de 44% em comparação com 2020.
“Temos tido essa preocupação de chamar a atenção de todos para esse reconhecimento, que se traduz em mais ações ambientais”, disse Everton Souza, secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. “Os contemplados devem levar aos demais dirigentes a disposição para a manutenção dessa parceria. O Paraná precisa muito dessa ação coordenada pela promoção da sustentabilidade”.
Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, das 83 participantes, quatro auditaram e comprovaram a redução de 39 mil toneladas de CO2. “A iniciativa privada, o setor industrial e agropecuário de maneira geral, não é inimigo da conservação. Pelo contrário. Precisamos cada vez mais comprovar isso”, disse.
- Poliniza Paraná é destaque em prêmio do Ministério do Meio Ambiente
- Paraná integra campanha nacional para prevenir atropelamentos de animais silvestres nas rodovias
NOVA METODOLOGIA – A edição deste ano do Selo Clima Paraná teve alterações na sua metodologia. Ela foi desenvolvida com base nos seguintes compromissos firmados pelo Governo do Estado: Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; as campanhas Race to Zero e Race to Resilience; e a Declaração de Endimburgo; além da busca pelo fortalecimento da implementação de práticas associadas à ESG (ambiental, social e governança, na tradução do termo em inglês).
Diante desse contexto, foram emitidos selos nas modalidades “mercado interno” e “mercado externo”, cada um com as categorias A, B, C e D. A classificação foi medida com base nos formatos das informações declaradas pelos participantes. As de mercado interno relataram boas práticas e as de mercado externo inventariaram suas emissões.
Para os participantes, o certificado garante visibilidade de boas práticas ligadas à sustentabilidade. Aos que exportam seus produtos ao mercado externo, o certificado paranaense é uma comprovação da redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE), reconhecido internacionalmente.
O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Volnei Bisognin, lembrou que para atender aos critérios ambientais cada vez mais necessários e exigentes foram feitas diversas alterações em portarias e resoluções nos últimos anos, o que redobra o compromisso das empresas com a preservação.
“Nesses últimos quatro anos revisamos e mudamos as normativas de praticamente todos os empreendimentos, conversando principalmente com aqueles que sabem fazer as coisas, que são os empresários e hoje notamos uma mudança no relacionamento entre o Estado e essas instituições. Tudo o que fazemos é para que o ser humano conviva harmoniosamente com a natureza”, disse.
RECONHECIMENTO – Representando os certificados na categoria A do mercado externo, Luisa Cristina Tischer Nastari, que atua na área de governança e sustentabilidade da Copel, contemplada nessa edição, relatou que é uma grande satisfação receber o reconhecimento referente ao compromisso ESG.
“A Copel tem 94% da sua energia gerada de forma renovável e temos como meta até 2030 ter na nossa matriz 100% renovável. Quando nos falaram que o Selo Clima Paraná ia ter uma mudança na metodologia, ficamos felizes por poder demonstrar essa nova dinâmica ao mercado externo, principalmente na questão da mitigação das mudanças climáticas”, disse.
Wladimir Lopes, representante da empresa Leclair Indústria e Comércio de Perfumes e Cométicos LTDA., discursou em nome dos certificados pela categoria C do mercado interno. Ele ressaltou que a empresa atua como terceirista de comésticos na industrialização de boa parte das marcas de cosméticos do Brasil.
“A nossa empresa tem muitos desafios com relação à sustentabilidade e uma delas é com essa questão da pegada de carbono. Com esse reconhecimento, o Governo do Estado nos dá oportunidade de dar transparência para nossos resultados e compromissos com a sustentabilidade”, afirmou.
- Com novas ferramentas, Paraná amplia ações para frear mudanças climáticas
- Aplicativo Paraná Mais Verde facilita pedido de mudas de árvores nativas para o IAT
Segundo a representante da Sanepar, Priscila Marchini Burnetta, da categoria A do mercado interno, trabalhar em prol das iniciativas ESG tem feito a diferença para mensurar os impactos das mudanças climáticas sobre o planejamento da empresa. “Já faz mais de um ano que temos um Comitê próprio para debater essas questões. Passamos por uma crise hídrica recentemente e hoje enfrentamos enchentes e inundações, que também impactam no tratamento de água, o que demonstra que temos que estar adaptados e trabalhando em conjunto para minimizar os riscos”, afirmou.
Neste ano o Selo Clima também contou com prêmios entregues à prefeitura de Maringá, prefeitura de Curitiba, através do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Elas receberam classificação A, de mercado interno. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) também é uma das apoiadoras da certificação.
O Tribunal Regional Eleitoral se tornou o primeiro órgão judiciário inserido no Selo Clima Paraná. Representando o órgão, o juiz José Rodrigo Sade disse que o Tribunal defende essa pauta há anos. “É um prêmio que consagra as empresas do setor público e privado porque não há futuro sem essa pauta”, destacou.
Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, as prefeituras devem fazer a sua parte nessa área, além de cobrar e exigir o mesmo das empresas instaladas no seu território. “As companhias já adotaram, na sua maioria, políticas de boas práticas e de ESG. Elas só vão conseguir concorrer no mercado internacional se comprovadamente aplicarem essas práticas. O poder público precisa acompanhar essa tendência”, disse.
Confira a lista completa dos premiados AQUI .
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná
Published
33 minutos agoon
23 de dezembro de 2024By
O Ecoteatro Very Good, localizado em Paranaguá, no Litoral, ficou lotado, neste domingo (22), de famílias animadas com a entrega de brinquedos do Natal Solidário Portos do Paraná. Foram 1,2 mil brinquedos novos doados pela comunidade portuária e entregues para os filhos de recicladores e demais crianças em vulnerabilidade social durante a 24º Edição de Natal do grupo Very Good.
“A gente está vendo na carinha das crianças, das famílias, que está todo mundo se divertindo, tendo um momento de alegria. O espírito de Natal está presente em todo mundo, nos colaboradores, nos doadores, no pessoal que tá aqui aproveitando, tudo isto é muito especial”, disse a coordenadora de Assistência Médica e Social da Portos do Paraná, Monica Denardi.
Também foram distribuídas 300 cestas básicas, arrecadadas com os ingressos da Corrida do Porto e adquiridas em parceria com os supermercados Bavaresco. Outros 150 presentes foram destinados a uma ação em Antonina, e 50 para a instituição 5C.
A dona de casa Alessandra dos Santos Lara foi a primeira a entrar no evento e garantiu os brinquedos para os três filhos. “A gente soube com mais de um mês de antecedência. E, pra fazer a alegria das crianças, a gente veio cedo”.
A vendedora Cláudia Kaminski trouxe a filha Heloísa para comemorar o tratamento da saúde dela. “Ano passado a Heloísa passou por um transplante de medula óssea e ocorreu tudo bem. Agora, em agosto, fez um ano de transplante e ela está se recuperando. A festa de hoje é especial, muito importante pra gente”, comentou Cláudia.
Também foram entregues 1,5 mil cachorros-quentes para a comunidade, além de pipoca, picolé e algodão-doce. O público acompanhou os shows musicais e as crianças se divertiram na cama elástica e demais brinquedos instalados no espaço. Um bazar de roupas estava disponível para os participantes.
Dezenas de voluntários deram suporte para a festa acontecer como foi o caso do agente portuário Adrian Lamek, que auxiliou na entrega dos lanches. “É bem interessante ver que esta ação reflete muito o que a nossa empresa preza durante o ano. É um momento significativo, principalmente por ser Natal. É gratificante”, disse Lamek.
Outro voluntário foi a técnica portuária Karen Rodrigues, que há um ano participa de ações sociais com o grupo Very Good. ‘Tenho um sentimento genuíno de querer ajudar, porque são famílias de recicladores e a gente sabe das dificuldades que eles passam o ano inteiro”.
A campanha teve início em novembro deste ano e mobilizou trabalhadores portuários e empresas parceiras de Paranaguá. O objetivo foi transformar o Natal dos filhos de recicladores e de outras famílias atendidas pelo Very Good, que mantêm uma longa parceria com a Portos do Paraná.
As ações promovidas pelo grupo são coordenadas pelo assistente administrativo Ricardo Godoy dos Santos. Quando não está trabalhando, ele se transforma em “Reciclildo”, um robô feito de resíduos recicláveis, personagem central de peças teatrais que transmitem mensagens educacionais sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
‘Não tem como não se emocionar com a ação deste domingo, vendo muitas pessoas felizes, sorrindo, na esperança de levar uma cesta básica ou um brinquedo para as suas crianças, pois muitas vezes os pais não têm condição de comprar. A ajuda da Portos do Paraná, cumprindo o seu papel de responsabilidade social com todo o amor e carinho, resultou neste trabalho lindo”, afirmou Godoy.
Fonte: Governo PR
A Magia do Natal no BPTran: Pedido de Arthur e o Sonho Realizado
Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná
Comissões permanentes têm papel essencial no debate dos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa
BPTran realiza Apreensão de veículo com irregularidades em Fiscalização de Trânsito em Guaratuba
318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024
PARANÁ
Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná
O Ecoteatro Very Good, localizado em Paranaguá, no Litoral, ficou lotado, neste domingo (22), de famílias animadas com a entrega...
318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024
O ano de 2024 marcou a quebra de recordes de participação nos Jogos Oficiais do Estado. Com campeonatos organizados para...
Com aporte superior a R$ 34 milhões, Estado apoiou mais de 300 eventos turísticos em 2024
O Paraná teve, em 2024, avanços na missão de se destacar no cenário nacional como referência em turismo, promoção da...
POLÍCIA
A Magia do Natal no BPTran: Pedido de Arthur e o Sonho Realizado
Em um dia comum de dezembro, o que parecia ser apenas uma visita ao Batalhão de Polícia de Trânsito, se...
BPTran realiza Apreensão de veículo com irregularidades em Fiscalização de Trânsito em Guaratuba
No dia 20 de dezembro, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizaram uma operação de fiscalização no centro...
Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende suspeito durante a Operação Verão em Pontal do Paraná
Uma ação rápida e eficiente da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Pontal do Paraná, resultou na recuperação de uma...
ENTRETENIMENTO
Graciele Lacerda exibe cliques de último show do marido com barrigão: ‘Clara’
Na reta final de sua primeira gestação, Graciele Lacerda postou uma sequência de fotos do barrigão neste sábado (21), no Instagram....
Irmã de Ana Paula Siebert posa de biquíni e ganha elogio do cunhado: ‘Melhor fase’
Duda Siebert, irmã da influenciadora Ana Paula Siebert, de 36 anos, ganhou um elogio do cunhado, o empresário e apresentador Roberto Justus,...
Neymar se derrete ao exibir fto de quando conheceu Bruna: ‘Mulher da minha vida’
Neymar, de 32 anos, mostrou que segue apaixonadíssimo por Bruna Biancardi, de 30. O jogador de futebol compartilhou uma montagem...
ESPORTES
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
O atacante Paulinho, do Atlético-MG, alimentou os rumores sobre sua transferência para o Palmeiras ao publicar uma foto em suas...
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital
-
Esportes7 dias ago
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
PARANÁ6 dias ago
Rota Coração da Mata Atlântica ganha site com roteiros turísticos e empreendimentos
-
Esportes6 dias ago
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo