NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná e São Paulo firmam acordo para fomentar turismo no Canal do Varadouro

Publicado em

O Canal do Varadouro, localizado na divisa entre Paraná e São Paulo, contará agora com ações conjuntas dos governos de ambos os estados para a melhoria da qualidade na prestação de serviços, visando o aumento do fluxo turístico, o crescimento econômico e geração de empregos na região.

O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira (2) à noite pelos secretários de turismo paranaense, Marcio Nunes, e paulista, Roberto de Lucena. Também participam do encontro os novos diretores da Setu-PR, Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini.

O acordo foi firmado no Rio de Janeiro, onde está sendo realizada a 7ª Reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), com a participação de governadores e secretários. 

De acordo com o documento, os estados se comprometem a trocar informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região, para então traçar projetos conjuntos. Prevê, também, a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas. 

“É um pontapé inicial para começarmos a fomentar de verdade o turismo ali na região, haja visto que o canal é utilizado hoje somente para fins esportivos e turísticos, mas há pouca infraestrutura para receber os visitantes”, destacou Nunes. “É uma área muito bonita e essa união de esforços certamente ajudará a incrementar o turismo na divisa entre Paraná e São Paulo”.

Leia Também:  Raízes: jornada dos imigrantes é retratada em exposição no Arquivo Público do Paraná

HISTÓRIA – O Varadouro é um canal artificial que começou a ser aberto pelos moradores do Litoral em 1820, à base de pás e enxadas. A abertura era uma necessidade das comunidades de Paranaguá (PR) e Cananéia (SP) – os moradores e comerciantes precisavam dessa via de acesso para o transporte de produtos e de passageiros.

No início da década de 1950 aconteceram algumas obras de iniciativa governamental, dando forma definitiva à a passagem, inaugurada em 1952. O Canal do Varadouro tem aproximadamente seis quilômetros de extensão e a abertura dele deu origem à Ilha de Superagui, pertencente ao município de Guaraqueçaba.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Saúde apresenta os novos integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Robôs construídos por estudantes de Cascavel participam da 16ª Campus Party

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA