NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná é destaque em prêmio Sebrae Prefeitura Emprendedora com Curitiba e Assaí

Publicado em

Curitiba e Assaí conquistaram na noite de terça-feira (11), o primeiro lugar na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As duas cidades paranaenses foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. A premiação nacional foi realizada em Brasília e o Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.

A capital paranaense foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.

Também foram finalistas pelo Paraná as cidades de Jacarezinho (Categoria Cidade Empreendedora), Foz do Iguaçu (Compras Governamentais), Cerro Azul (Empreendedorismo Rural), Bom Jesus do Sul (Governança Territorial), Ponta Grossa (Inclusão Produtiva), Francisco Beltrão (Sala do Empreendedor), Londrina (Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo) e Pato Branco (Turismo e Identidade Territorial). Todas as finalistas foram as vencedoras em suas categorias na etapa regional, premiadas no Paraná em abril.

Leia Também:  Campanha conscientiza comunidade escolar sobre importância da frequência

Localizada no norte do Paraná, a prefeitura de Assaí recebeu o primeiro prêmio da noite na categoria Empreendedorismo na Escola. O projeto Assaí Tech mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como norte uma política de retenção de talentos, focada em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.

Representando Assaí, o prefeito Michel Ângelo Bomtempo recebeu o troféu e também foi escolhido para falar em nome dos vencedores na cerimônia. “Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, comemorou o prefeito.

O prêmio nacional de Curitiba foi entregue ao presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão, representando o prefeito Rafael Greca na cerimônia. Ele destacou a importância do prêmio do Sebrae as práticas e soluções em sustentabilidade, mobilidade, meio ambiente e em gestão pública atualmente implantadas em Curitiba.

“Esse prêmio representa mais uma grande conquista para Curitiba, reconhecida hoje, como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, com projetos inovadores como a Pirâmide Solar, os terminais de transporte com painéis fotovoltaicos, a iluminação pública em LED, a coleta seletiva de lixo, entre tantas outras ideias reconhecidas no Brasil e no mundo”, disse.

Leia Também:  Cascavel Futsal é superado fora de casa pela Liga Nacional de Futsal

IMPACTO NOS MUNICÍPIOS – Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou que o Paraná foi o único estado com mais de um vencedor nacional, além de frisar a importância das gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença e foi o que nos levou a ser o único estado com mais de um prêmio. Uma emoção muito grande e que demonstra, na prática, o resultado do trabalho que a equipe do Sebrae faz pelo Paraná”, celebrou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governador destaca cenário do biogás no Paraná em evento global de inovação energética

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  DER/PR assina contrato de R$ 56,9 milhões para pavimentação de rodovia em Doutor Ulysses

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA