NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná é destaque em premiação da Secretaria Nacional de Trânsito

Publicado em

O Paraná foi destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Senatran 2023, nesta quarta-feira (13), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O Estado levou três prêmios – dois para o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e um para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O município de Londrina também foi contemplado por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU).

Em sua 22ª edição, a iniciativa do Ministério dos Transportes estimula o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do trânsito, para que as instituições realizem ações que cooperem por um trânsito mais seguro, civilizado e humano, resultando na redução do número de acidentes, feridos e mortes nas vias do país.

O Detran-PR e o DER/PR receberam o primeiro lugar na Categoria I – Pnatrans, que se refere à ações de governança e execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O Departamento de Trânsito também foi o primeiro na Categoria II, aprimoramento do Renaest (Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito).

Leia Também:  Atendimentos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida batem recorde no Verão Maior

“É com muita alegria que nós do Detran Paraná, recebemos o Prêmio Senatran 2023, que tem foco em privilegiar as iniciativas, as boas práticas na política de trânsito. Para nós, reflete uma maturidade, uma atenção de toda a nossa equipe do Detra e, também, do Estado”, disse diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

“É desta forma que nós temos que caminhar para alcançar os objetivos de redução de mortes e de respeito à vida, de respeito às pessoas”, acrescentou.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Em Brasília, o Detran-PR também participou da abertura do Programa Rodovida. O intuito é tornar as estradas do país mais seguras durante os feriados de final de ano, férias escolares e Carnaval, com intensificação da fiscalização, com a integração entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais para prevenir acidentes e conscientizar os condutores.

Estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 897, em março de 2022, é constituído pelo conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Leia Também:  Repasses do Estado aos municípios aumentam 10,6% em março e superam R$ 1,26 bilhão

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, afirmou durante a abertura do evento que o Programa está alinhado com todos os propósitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“No Estado do Paraná, estamos plenamente engajados para construirmos uma solução conjunta, sensibilizando a sociedade. O trânsito visto hoje como uma responsabilidade de todos nós, um ambiente de cooperação, um ambiente de sensibilização, se conseguirmos tocar nisso, neste formato, com todos que operam no sistema trânsito, conseguiremos resultados importantes. O desafio é grande, mas a soma das estruturas, com o mesmo foco, tem uma força muito maior do que propriamente o desafio”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  BRDE recebe prêmio do BNDES como maior operador das suas linhas de crédito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Copel restabelece energia em 95% das unidades consumidoras afetadas pelo temporal

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA