NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná destaca adesão à Nova Lei de Licitações e ações inovadoras da gestão em evento nacional

Publicado em

As iniciativas do Governo do Paraná para modernizar a gestão pública, como a agilidade em adotar a Nova Lei de Licitações e o governo digital, foram apresentadas no 126º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, que acontece em Manaus, no Amazonas, nesta semana. Uma comitiva do Governo do Paraná, coordenada pela Secretaria da Administração e da Previdência, participa até esta sexta-feira do evento, que tem como tema a sustentabilidade e a inovação na Gestão Pública.

O pioneirismo do Paraná foi destacado pelo secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, que ressaltou que o Estado foi o primeiro a se preparar para atender à Lei 14.133/21, a Nova Lei de Licitações.

“Um evento como esse é fundamental para discutir temas específicos, como contratações públicas e a Nova Lei de Licitações. A troca de informações pode ajudar outros estados a alcançarem o mesmo patamar do Paraná, que saiu na frente e poderá mostrar todo o caminho percorrido”, disse Pojo. De março até agora, o Paraná já acumula 28 processos licitatórios em andamento regidos sob a nova normativa.

Além de ter sido o primeiro em integrar o portal estadual de compras públicas com o Portal Nacional de Contratações Públicas, o Paraná se destaca pela capacitação de servidores públicos e agentes de contratação sobre o tema. As formações foram iniciadas ainda em 2022 e até maio deste ano mais de 3 mil pessoas, entre servidores públicos estaduais e municipais, pregoeiros, leiloeiros, fornecedores e sociedade em geral, já participaram de alguma formação sobre o tema oferecida gratuitamente pelo Governo do Paraná.

Leia Também:  SANEPAR - OS CONSUMIDORES DE NOVA AURORA CONTINUAM SENDO CREDORES DE MELHORES SERVIÇOS.

Segundo o secretário estadual da Administração, Elisandro Pires Frigo, o encontro em Manaus é uma oportunidade para trocar experiências com outros estados e apresentar as iniciativas adotadas pelo Paraná. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu a missão de modernizar a administração pública, simplificando processos e reduzindo burocracias. Desde então, o Estado se consolidou como referência em eficiência na gestão pública e qualidade dos serviços públicos”, afirmou.

GOVERNO DIGITAL – O secretário Elisandro Frigo foi um dos debatedores em uma das palestras do Fórum, que abordou o tema Segurança e Governança Digital. Ele apresentou dados sobre o e-Protocolo, sistema digital para o trâmite de processos na Administração Pública estadual, regulamentado em 2021 pelo Decreto 7.304/2021.

“Atualmente, temos mais de sete milhões de protocolos circulando no Paraná sem a necessidade de imprimir uma única folha de papel. São mais de quatro mil processos abertos todos os dias”, explicou Frigo. “A adoção de um sistema digital representa economia de recursos públicos, pois eliminamos gastos com impressões, armazenamento e até mesmo o deslocamento de arquivos de processos”.

Leia Também:  34 cidades do Paraná tem Valor Bruto de Produção Agropecuária acima de R$ 1 bilhão

“Além dos benefícios financeiros, economizamos tempo, reduzimos a burocracia e aumentamos a segurança e a transparência na tramitação dos documentos”, destacou. Segundo o secretário, em alguns casos, o tempo médio para análise de um processo caiu de três meses para dez dias.

Hoje os 399 municípios do Paraná estão cadastrados no sistema e-Protocolo e os gestores não precisam mais se deslocar a Curitiba para assinar convênios. Tudo é feito pela internet mediante certificação digital. O sistema pode ser acessado por qualquer cidadão, como ponto de partida para resolução de demandas com o Governo do Paraná.

GRUPOS DE TRABALHO – O Fórum é organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração Pública (Consad) e conta com grupos de trabalho em diferentes áreas, nos quais os servidores do Paraná participam para contribuir com pautas coletivas. Além do Grupo de Trabalho sobre Contratações Públicas, a comitiva paranaense compartilhou informações sobre a gestão do patrimônio do estado (bens, imóveis, veículos), que possui um sistema integrado com mais de quatro milhões de itens em seu inventário, e sobre Recursos Humanos e Saúde do Servidor

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná se mantém no topo da sustentabilidade com ampliação de programas e novas ações

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo do Paraná divulga mapas com atrativos sobre turismo náutico e ecoturismo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA