NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná cria novas pontes comerciais com empresas chinesas de tecnologia

Publicado em

A missão paranaense liderada pelo vice-governador Darci Piana chegou neste domingo (10) à metade da viagem internacional de seis dias de negócios na China. Durante o dia, a comitiva visitou diversos estandes da Feira Internacional de Investimentos e Comércio da China (CIFIT), na cidade de Xiamen, para conhecer as soluções tecnológicas mais modernas existentes para diversos segmentos do mercado. 

O evento é conhecido por atrair líderes empresariais e autoridades governamentais de todo o mundo. Neste ano, Paraná conta com um espaço maior dentro do estande do Brasil, onde são exibidos materiais sobre os potenciais econômicos do Estado visando o fortalecimento de laços comerciais internacionais. 

Segundo o vice-governador, a presença forte do Paraná no evento, somado à atuação da comitiva estadual, tem como objetivo fortalecer o potencial de atração de novos investimentos.

“A feira de Xiamen, reúne diversas empresas sérias e de sucesso do setor tecnológico e isso representa uma oportunidade de apreciarmos o que está sendo desenvolvido de mais moderno no mundo. Dessa maneira, podemos negociar com os empresários a possibilidade de instalação delas em nosso Estado, o que representa mais inovação e investimentos para o Paraná”, afirmou.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que também compõe a comitiva do Estado, os diferenciais competitivos apresentados pelo Paraná na feira são determinantes para a atração de potenciais parceiros comerciais. 

Leia Também:  Denian Couto comemora decisão da Justiça sobre Ponte de Guaratuba

“Temos no estande do Brasil um vídeo do Paraná sendo passado em mandarim para que todas as pessoas que circulam pela feira possam compreender a força da nossa agroindústria, a infraestrutura de qualidade, e como o nosso Estado é uma referência em sustentabilidade e em educação no Brasil. São diferenciais que chamam a atenção de quem busca boa oportunidades de investimento”, defendeu. 

Durante a circulação na feira, a delegação se concentrou em explorar setores estratégicos para o Estado, incluindo tecnologias aplicadas à segurança, indústria, agricultura, Internet das Coisas (IoT) e energias renováveis, com destaque para a produção de combustíveis de hidrogênio. 

Na avaliação do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o balanço da missão até o momento é positiva. “No sábado tivemos rodadas de negociação com 10 empresas chinesas e neste domingo encaminhamos dois possíveis acordos, um com uma empresa que faz a blindagem de pneus, que não furam ou esvaziam, e outra com uma montadora de robôs para automatização da indústria. Em ambos os casos, elas demonstraram interesse em expandir a sua atuação para o Paraná”, revelou.

“Visitamos também uma empresa que produz fertilizantes naturais com algas marinha e que pode ser uma boa solução para a nossa agricultura”, acrescentou Bekin.

Leia Também:  Chutando de bico!

AGENDA – A delegação paranaense conclui nesta segunda-feira (11) a agenda de quatro dias de negócios na cidade portuária de Xiamen, localizada na costa sudeste da China, em que o Paraná buscou fortalecer a sua presença global. De lá, a equipe segue para a capital Pequim, no norte do país asiático, onde participa de mais dois dias de trabalho em encontros bilaterais com representantes governamentais e empresariais.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, os acordos de cooperação bilaterais podem representar um salto tecnológico em diferentes frentes, beneficiando não apenas a iniciativa privada, mas o Estado como um todo. Essas oportunidades vão desde a cooperação técnica para a introdução de tecnologias inovadoras até a possibilidade de empresas chinesas estabelecerem operações no Paraná

“A China é uma referência na produção de tecnologias avançadas para equipamentos, inteligência artificial, agricultura e cidades inteligentes. São tecnologias que podemos levar para o Paraná ao demonstrar aos representantes chineses que querem expandir para a América do Sul a localização estratégica do nosso Estado, a boa infraestrutura logística, a segurança jurídica e os incentivos fiscais que oferecemos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024

Published

on

By

O ano de 2024 marcou a quebra de recordes de participação nos Jogos Oficiais do Estado. Com campeonatos organizados para públicos formados por jovens, adultos e idosos, o Governo do Paraná atendeu mais de 318,8 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, em atividades promovidas entre janeiro e novembro.

O número é a soma da quantidade de participantes dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), Jogos Escolares Bom de Bola, Jogos Escolares Eletrônicos, Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Paraná Bom de Bola, Paraná Combate, Jogos Universitários do Paraná (Jups), duas etapas do Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), três dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), Jogos Paradesportivos do Paraná, Jogos Abertos do Paraná (Japs) e Paraná Master.

“Nossa cadeia esportiva atende desde a formação até o público idoso, consolidando o Paraná como referência nacional no esporte”, destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “O calendário oficial inclui uma variedade de competições que promovem saúde, incentivam a prática de atividades físicas e revelam novos talentos. É com grande satisfação que o Estado oferece toda a estrutura necessária – transporte, alimentação e hospedagem, fomentando o esporte para todos os paranaenses”, acrescenta.

JOGOS ESCOLARES – Os Jogos Escolares do Paraná (Jeps) completaram 70 anos em 2024. Iniciados em maio, reuniram atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, em competições até outubro, quando foram disputadas as finais em Campo Mourão (12 a 14), Pato Branco (15 a 17) e Pérola (Futebol de Campo). Ao todo, o esporte escolar da SEES atendeu mais de 134 mil pessoas nos Jeps, Jeps Bom de Bola e Jeps Eletrônicos.

Leia Também:  Com programa Parceiro da Escola, Governo do Estado quer expandir qualidade da educação

A coordenadora dos Jeps, Marcia Tomadon, conta que entre 2021 até 2024 houve um aumento de cerca de 10% a 15% de participantes por ano, com recordes tanto nos escolares quanto no Bom de Bola. “Hoje temos os melhores atletas, os melhores professores participando, confiando no evento que o Governo do Estado entrega para toda a comunidade esportiva”, afirma.

JOGOS DE RENDIMENTO – Ao todo, dentro das sete competições de rendimento organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), foram atendidas mais de 61 mil pessoas, com recorde nos Jogos Paradesportivos (2,1 mil somando as modalidades disputadas em Londrina e Foz do Iguaçu), e estreia da categoria do Futebol Suíço dentro do Paraná Bom de Bola.

Somando as fases regionais, macrorregionais e finais dos torneios que acontecem ao longo do ano (Japs, Jojups e Paraná Bom de Bola) com os que acontecem em etapa única (Paraná Combate, Jogos Paradesportivos, Jogos Universitários e Paraná Master), foram mais de R$ 25 milhões investidos para atender os mais diversos públicos de atletas paranaenses.

“É um extrato extremamente positivo, mesmo sem nem contar os atendimentos indiretos que acontecem a cada evento ou etapa realizada. É essencial agradecer aos municípios-sede. Eles abraçam o evento, mobilizam estruturas e assim ajudamos na economia local, lotando hotéis e movimentando restaurantes. É muito bom ver como esse trabalho conjunto transforma não só o esporte, mas também a vida das pessoas em cada cidade por onde passamos”, disse Emerson ‘Milico’ Venturini, coordenador de Esportes de Rendimento da SEES.

Leia Também:  Governador determina contratação de hotéis e pousadas para desabrigados das chuvas

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – Somando as três etapas que aconteceram ao longo do ano, e também competições dentro do Verão Maior Paraná 2023/24, os JANs atenderam mais de 120 mil pessoas. A programação contou com diversos torneios estaduais e nacionais, além de oficinas, clínicas esportivas e mais de 60 modalidades diferentes. Em 2024, foram organizadas as etapas de Curitiba e RMC, Festival de Inverno (no Litoral) e Vale do Iguaçu (na região de Pato Branco).

Dentro da mesma pasta, pela primeira vez na história foram organizadas duas edições dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) no mesmo ano – a tradicional, no litoral do Estado e uma nova versão, mais focada em iniciação esportiva, no município de Maringá, no Noroeste. Ao todo, foram mais de 4 mil atendimentos.

ATENDIMENTOS POR COMPETIÇÃO EM 2024:

Esporte Escolar

Jeps – 100,1 mil

Jeps Bom de Bola – 21,6 mil

Jeps Eletrônico – 12,1 mil

Esporte de Rendimento

Japs – 22 mil

Jojups – 19,5 mil

Paraná Bom de Bola – 12 mil

Paraná Combate – 2,4 mil

Jogos Paradesportivos – 2,1 mil

Jups – 2 mil

Paraná Master – 1 mil

Inovação e Desenvolvimento

Jans – 120 mil

Jiido – 4,1 mil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA