NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná conquista 18 medalhas no primeiro fim de semana dos Jogos da Juventude 2023

Publicado em

Os atletas paranaenses que disputam os Jogos da Juventude conquistaram 18 medalhas já no primeiro fim de semana da competição. Os paranaenses arrebataram cinco medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze nas disputas de ciclismo, taekwondo, badminton, wrestling (luta olímpica), ginástica rítmica e atletismo.

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, os Jogos da Juventude reúnem mais de 4 mil atletas de todos os estados e Distrito Federal, competindo em 18 modalidades esportivas. Campeão geral na edição anterior, o Paraná participa com uma delegação formada por mais de 200 integrantes, entre atletas campeões dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e dirigentes. A participação nos Jogos da Juventude é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees).

Neste momento, o Paraná ocupa a terceira colocação no quadro de medalhas, atrás de São Paulo e de Santa Catarina. Os jogos continuam até o dia 16 de setembro. Os resultados completos podem ser acessados AQUI.

Leia Também:  Melhorias em rede afetam abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo na quinta-feira

Os paranaenses estão concluindo a participação no primeiro os três blocos de modalidades. A partir de quarta-feira (6), os Jogos da Juventude iniciam ao segundo bloco, com vôlei, ginástica artística, natação, triathlon, tênis de mesa e judô. Os atletas que participaram do primeira bloco retornam para suas cidades, enquanto uma nova leva de competidores chega a Ribeirão Preto.

Confira os primeiros medalhistas do Paraná:

Ouro

Atletismo

Amanda Miranda (400m)

Maria Luiza Jaime (Marcha Atlética 3000m)

Ciclismo

Catherine Ehrmann (Corrida por pontos)

Wrestling

Nicolas Gabriel Mendes (Livre – 110kg)

Taekwondo

Nicolas Precinato (+73 kg)

Prata

Atletismo

Amanda Miranda (100m c/ barreiras)

Ana Beatriz Corassini (Salto triplo)

Gabriel Felipe Santos (800m)

Samuel André Souza (Salto em distância)

Ciclismo

Matheus Constantino (Corrida por pontos)

Matheus e Nicolly Carolline (Dupla Mista)

Bronze

Atletismo

Ana Beatriz Corassini (100m c/ barreiras)

Leticia Evelyn Lopes (400m)

Matheus Geronimo (100m)

Wrestling

Fernando Bencke (Greco-romana 80 kg)

Ludmilla Rita (livre até 43kg)

Nicolas Gabriel Mendes (Greco-romana 110kg)

Leia Também:  R$ 266 milhões: BRDE alcança meta na emissão de LCDs em apenas uma semana

Ginástica Rítmica

Gabriel Silva, Julia Ricardo e Sarah Becker (equipe)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Portos do Paraná registram alta de 7% na movimentação geral de carga em abril

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Melhorias em rede afetam abastecimento em bairros de Curitiba e Colombo na quinta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA