NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná chega à ultima etapa dos Jogos da Juventude já com 42 medalhas conquistadas

Publicado em

O Paraná conquistou mais 15 medalhas na segunda fase dos Jogos da Juventude, concluída neste fim de semana. Outras 27 foram conquistada na primeira fase e a delegação agora soma 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e 18 de bronze. O Estado ocupa a terceira posição na classificação geral da competição, que acontece em Ribeirão Preto (SP). Na segunda etapa, os atletas competiram nas modalidades de judô, vôlei, tênis de mesa, ginástica artística e triatlo. O Paraná conquistou medalha em todas.

A partir desta terça-feira (12), começa o terceiro e último bloco de modalidades, que seguem até o dia 16. São elas: vôlei de praia, basquete, handebol, natação, águas abertas e tiro com arco.

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos da Juventude reúnem mais de 4 mil atletas de todos os estados e Distrito Federal, competindo em 18 modalidades esportivas. O Paraná foi campeão geral na edição anterior e neste ano participa com uma delegação formada por mais de 200 integrantes, entre atletas campeões dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e dirigentes. A participação nos Jogos da Juventude é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees).

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná apresenta tecnologias e Centro de Operações para oficiais de Santa Catarina

DESTAQUES – Na etapa concluída neste fim de semana, os destaques ficaram para Arthur Morer, do triatlo, que foi dominante tanto no individual quanto na dupla, terminando a competição com duas medalhas, e Giovana Martins, que foi ao pódio quatro vezes na competição – a ginasta treina no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), localizado na sede da Secretaria de Estado do Esporte.

A coordenadora dos jogos escolares e chefe da delegação paranaense, Márcia Tomadon, da Secretaria do Esporte, afirmou que o Paraná se mantém firme, buscando medalha em praticamente todas as modalidades. “É muito importante pra nós. Vamos seguir agora para esse último bloco com determinação e otimismo”, disse ela.

Confira os resultados da segunda etapa:

Judô

Ana Costa – Ouro – 63kg feminino 

Emanuela Ruas – Ouro – 70kg feminino

André Maia – Bronze – 90kg masculino

Vôlei 

Prata – Masculino

Leia Também:  Estado garante recursos para pavimentação que vai beneficiar mais de 28 mil moradores de Ibaiti

Bronze – Feminino

Tênis de Mesa

Felipe Lara e Arthur Pignatti – Prata – Equipe Masculino

Yumi Assahi e Melissa Aika – Bronze – Equipe Feminino

Felipe Lara – Bronze – Individual Masculino

Ginástica Artística 

Giovana Martins – Ouro – Trave

Giovana Martins – Prata – Solo

Giovana Martins – Bronze – Salto

Giovana Martins – Bronze – Individual

Triatlo

Arthur Morer – Ouro – Solo Masculino

Arthur Morer e Angelina Carvalho – Prata – Dupla Mista.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Instituições de ICT e fundações discutem fortalecimento da pesquisa e inovação no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado libera R$ 2,6 milhões para dois hospitais filantrópicos de União da Vitória

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA