NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná certifica 23ª sala de apoio à amamentação na região dos Campos Gerais

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 3ª Regional de Saúde, inaugurou em Ponta Grossa mais uma Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Esta é a 23ª sala inaugurada no Paraná e a segunda na região dos Campos Gerais. O espaço, situado na empresa Tetra Pak (multinacional que fabrica embalagens para alimentos e bebidas), recebeu o apoio dos tutores estaduais, que orientam e regulamentam a iniciativa e a certificação do Ministério da Saúde. 

A certificação atesta que a sala está dentro dos padrões exigidos, tanto para o atendimento das mulheres como para o armazenamento do leite materno. Isso permite que o leite coletado possa inclusive ser doado a um Banco de Leite, contribuindo para a amamentação exclusiva até seis meses de idade de mais crianças, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Esta estratégia preconiza a existência de um espaço nas empresas para que as trabalhadoras possam utilizar para extrair e armazenar o leite materno, de forma segura, em sua jornada de trabalho.

Leia Também:  Sanepar recebe Prêmio Líderes Regionais por ESG e responsabilidade ambiental

Melina Lopes Lima, tutora da estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta, da 3ª RS, diz que o trabalho iniciou em fevereiro de 2024 e que essa iniciativa traz inúmeros benefícios para mãe, bebê, empresas e sociedade. “A extração regular do leite, no local de trabalho, é de fundamental importância para que a lactante continue produzindo leite e consiga continuar amamentando seu filho até 2 anos de idade ou mais, conforme recomendação do Ministério da Saúde”, afirma.

No Paraná existem 23 salas de amamentação com este perfil. Para a instalação de uma sala de apoio à amamentação nos locais de trabalho, uma sala com 1,5 metro quadrado por cadeira de coleta; instalação de um ponto de água fria e lavatório; um freezer ou refrigerador com congelador e termômetro, para monitoramento diário da temperatura.

“Por ser uma estratégia relativamente simples de ser implantada espero que mais esta sala inspire outras empresas do Estado a criarem um espaço semelhante”, acrescentou.

Leia Também:  "O Caso": comédia com Otávio Muller e Letícia Isnard terá duas sessões no Guairinha

Em 2023, o Governo do Paraná inaugurou a primeira Sala de Apoio à Amamentação do Estado, no Palácio Iguaçu, sede da administração estadual. A Sala de Apoio à Amamentação é uma das medidas do pacote 10 Ações de Valorização da Mulher na Administração Pública Estadual – Mulheres Por um Paraná Sem Violência, com objetivo de promover maior igualdade e respeito no ambiente de trabalho. 

A iniciativa coloca o Paraná como pioneiro entre as administrações estaduais a disponibilizar esse espaço em suas dependências, conforme a Secretaria da Saúde. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  "Infância Bem Cuidada": projeto do Hospital Angelina Caron ganha apoio do BRDE

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Sanepar recebe Prêmio Líderes Regionais por ESG e responsabilidade ambiental

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA