NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Bom de Bola define classificados para a semifinal nas quatro categorias

Publicado em

Mais de 1.200 atletas, de 32 municípios, competiram neste fim de semana no Paraná Bom de Bola. Os jogos foram em Campo Mourão, Centro-Oeste do Estado, de sexta-feira a domingo (06 a 08). A semifinal e a grande final de cada categoria serão disputadas de 27 a 29 de outubro, também em Campo Mourão. Desde o início da edição, na fase regional, a competição reuniu 327 equipes. 

Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categoria: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master. Ele faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado, é realizado pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

A edição deste ano do Paraná Bom de Bola começou em maio, com a fase regional, que envolveu mais de oito mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes. Foi disputada em 12 municípios: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica. A fase macrorregional, em julho, contou com 1.244 atletas de 58 municípios. Os municípios-sede foram São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d’Oeste.

Leia Também:  Após COP15, Paraná pode ser beneficiado com projetos para restauração da Mata Atlântica

Em Campo Mourão, os atletas enfrentaram calorão na sexta e no sábado e fortes chuvas no domingo. “Nem as condições climáticas desanimaram os atletas. Tivemos jogos bem disputados, as equipes não se pouparam em nenhum momento, sempre buscando a classificação para as semifinais que acontecem no final de outubro”, disse o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves.

O sucesso do evento começou já na cerimônia de abertura, que contou com mais de 3 mil espectadores. Eles acompanharam atrações como apresentações de cheerleaders (grupo de animadores de torcida), grupos culturais e o show da dupla sertaneja Marcos e Belutti.

CRAQUE DE FUTEBOL – Uma atração da competição em Campo Mourão foi a exposição “Evidência de um Craque do Futebol”, preparada pelo Centro de Memória do Esporte Paranaense, que relembrou a trajetória do ex-atleta Roberto Costa Cabral. 

Leia Também:  Governador participa da posse de Lidia Maejima, primeira mulher a presidir o TJPR

Natural de Santos, ele jogou em diversos clubes do Brasil como o Santos, Criciúma, Vasco, Athletico Paranaense e Coritiba, além da Seleção Brasileira. Ganhou duas vezes o prêmio Bola de Ouro como o melhor jogador do Brasil. 

Costa encerrou sua carreira profissional como jogador em 1990 e passou a atuar nos bastidores do esporte como técnico e preparador físico. Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado do Esporte como coordenador na área do futebol no Escritório Regional de Foz do Iguaçu.

Confira os times classificados para a semifinal:

15+ Feminino

Curitiba

Marechal Cândido Rondon

Toledo

Maringá

Sub-16 masculino

Campo Mourão

Maringá

Londrina

Foz do Iguaçu

Sub-21 masculino

Maringá

Araucária

Cornélio Procópio

Campo Mourão.

50+ masculino

Paraíso do Norte

Jardim Alegre

Itapejara D’Oeste

Fazenda Rio Grande

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Guairão recebe abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba no domingo

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Cerca de 30 mil empresas ainda podem regularizar débitos fiscais por meio do Refis

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA