NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná avança em programa que vai facilitar acesso ao cuidado especializado no SUS

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta quinta-feira (22), durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em Curitiba, como está a construção dos Planos de Ação Macrorregionais referentes ao novo Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde.

Criado para ampliar e qualificar o cuidado, além de reorganizar o acesso à Atenção Especializada (AE), o objetivo do programa é reduzir significativamente as filas e o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse programa propõe uma mudança na lógica de financiamento da atenção especializada por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), que é um conjunto de procedimentos que agrega um rol de consultas e exames, em cinco especialidades, inicialmente: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia.

“Estamos trabalhando de forma integrada nos 399 municípios para garantir que a partir deste programa seja possível tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados muito mais rápido e assertivo. Isso irá impactar e qualificar o cuidado prestado a todos os usuários do SUS no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Leia Também:  Paraná enviará 37 propostas à Conferência Nacional sobre Crianças e Adolescentes

Seguindo o cronograma do Ministério, a Sesa, em parceria com o Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), já promoveu diversas ações para efetivar a implantação do programa em todo Estado, como a definição das diretrizes para a construção dos Planos de Ação Macrorregionais, o diagnóstico junto aos 399 municípios e os critérios para estimativas de OCI por Região de Saúde.

A adesão ao programa ocorre de forma voluntária e até o momento 99% dos municípios paranaenses já fazem parte do programa. “A atual fase da implantação é de discussão nas 22 regiões de saúde para um planejamento ascendente. Esse cenário demonstra a força e o compromisso dos gestores paranaenses com o SUS que queremos para os nossos cidadãos”, acrescentou Neves.

De acordo com o presidente do Cosems, Fábio de Mello, o novo programa irá trazer muito benefício para a saúde do Paraná. “Vem para agregar aquilo que já é feito na Atenção Especializada. Em conjunto com a Sesa, estamos  discutindo todas as propostas e organizando os grupos condutores com a participação de todas as regiões. Sem dúvida é um avanço muito grande e fundamental para a qualificação da Atenção Especializada em todo Paraná”, disse.

Leia Também:  Com aporte do Estado, Cohapar entrega residencial com 196 apartamentos em Londrina

FORÇA-TAREFA – Durante a reunião, foi apresentado ainda o balanço de doses aplicadas durante à primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas, realizada entre os dias 5 e 16 de agosto. A força-tarefa foi prorrogada e outras 515 escolas estaduais e 684 municipais possuem agendamento para realização da vacinação, que segue ate o final de agosto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Estado mapeia ações para fortalecer políticas voltadas à mulher e à igualdade racial

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Com aporte do Estado, Cohapar entrega residencial com 196 apartamentos em Londrina

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA