NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná assina convênio com ABDI para desenvolver bengalas tecnológicas

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), firmaram nesta quinta-feira (28) um convênio que tem como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas assistivas, com destaque para a criação de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual. A ação também contará com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), colaborando nas etapas de identificação das necessidades e aplicação das soluções tecnológicas.

A proposta do convênio inclui o lançamento de um concurso público para o desenvolvimento de novas bengalas inteligentes, que poderão incorporar sensores, sistemas de navegação e inteligência artificial. O objetivo é oferecer uma solução mais durável, acessível e tecnologicamente avançada para os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e com baixa visão. A expectativa é de que o concurso seja lançado no primeiro trimestre de 2025. O investimento do Estado na ação será de R$ 3 milhões.

O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, destacou que o convênio é inédito no Brasil, e se alinha às políticas públicas estaduais voltadas à inovação, já que parte da população cega ou com baixa visão não tem acesso às tecnologias assistivas pelo alto custo dos equipamentos no mercado.

“O Paraná tem sido um estado referência em projetos de tecnologia que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Essa parceria com a ABDI reforça nosso compromisso com a acessibilidade e a inclusão por meio da inovação. O concurso de bengalas é apenas o primeiro passo de um plano mais amplo, que prevê a implementação de outras iniciativas voltadas para diferentes tipos de deficiência”, afirma Canziani.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com 16.368 vagas, maior número do ano

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná possui mais de 300 mil pessoas com deficiência visual total ou com alto nível de dificuldade de enxergar. Destas, mais de 80 mil estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo 13 mil com cegueira total, e 82 mil com baixa visão.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa é mais uma ação que busca a melhoria da qualidade de vida para as pessoas com deficiência. “Na gestão do governador Ratinho Júnior, tivemos um salto enorme nas políticas públicas de atendimento à pessoa com deficiência e essa é mais uma ação de respeito e fortalecimento da garantia de direitos.”

IMPACTO SOCIAL – Segundo o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, a colaboração com o Paraná é uma oportunidade de ampliar o impacto social da tecnologia no Brasil. “Queremos não só atender as demandas de acessibilidade com esses projetos, mas também incorporar tecnologias mais avançadas, como sensores, big data, internet das coisas e inteligência artificial, promovendo a segurança, autonomia de pessoas com deficiência visual e, sobretudo, a inclusão social”, destaca.

Leia Também:  Vestibular dos três novos cursos da Unespar em Loanda acontece neste domingo

Este será o primeiro concurso público desenvolvido pela SEI para contratação de uma nova tecnologia. A iniciativa fortalece instrumentos previstos no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. O diretor de relações institucionais da SEI, Diego Nogueira, destaca que o Estado tem desenvolvido ações desde 2021 voltadas para o setor. “Esse será o primeiro concurso de inovação promovido pela nossa secretaria, consolidando o compromisso com avanços tecnológicos que transformem vidas.”

RECONHECIMENTO – Em 2024, o projeto paranaense de tecnologia assistiva Óculos Amigo foi o vencedor na votação popular da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Idealizado em 2023 pela Secretaria da Inovação, em conjunto com as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), a ação promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual.

O projeto Óculos Amigo possibilitou a entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva, para 147 alunos da rede pública de ensino do Paraná. Por meio de uma câmera e saída de áudio, o equipamento fabricado em Israel fica acoplado à haste do óculos e usa a inteligência artificial para transmitir informações em tempo real aos usuários. Sem a necessidade de conexão à internet, o equipamento tem capacidade de ler textos em qualquer superfície, reconhecer diversos objetivos e cores e identificar até 200 rostos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná reconhece 45 empresas comprometidas com segurança das mulheres no turismo

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; do Turismo, e em parceria com o Sebrae/PR, reconheceu 45 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos do programa Viajantes + Seguras. A cerimônia foi nesta quarta-feira (4), no auditório Potty Lazzaroto, do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

O evento, que compõe o calendário estadual dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, fomenta as boas práticas em empresas e destinos para a construção de um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável com o público feminino. Além do reconhecimento, incentiva a continuidade das ações, estimula o engajamento de outras organizações e promove a integração entre empresas, órgãos públicos e representantes do setor, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança, ao turismo responsável e ao protagonismo feminino.

O programa Viajantes + Seguras reforça a importância de medidas que garantam a segurança e o bem-estar das mulheres durante suas experiências turísticas. Para apoiar as empresas nessa missão, é oferecida uma capacitação gratuita que aborda temas como violência contra mulheres e bem-estar da mulher viajante, com orientações para prevenir e atender casos; protagonismo feminino no setor turístico; e código de conduta, com diretrizes práticas para promover ambientes mais seguros e acolhedores. Após a capacitação, as empresas recebem um selo, que pode ser fixado em uma área visível do estabelecimento comercial.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância do Paraná como um destino turístico atrativo, enfatizando que o Estado tem muito a oferecer tanto para os paranaenses quanto para visitantes de fora. Ela reforçou a necessidade de combater a violência em todos os ambientes, criando mecanismos e envolvendo a sociedade em uma força-tarefa liderada pelo governo estadual.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com 16.368 vagas, maior número do ano

“Criar mecanismos que auxiliem e incentivem a participação da sociedade nesta força-tarefa, que o Governo do Estado intensifica a cada dia, tornando os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece, é uma iniciativa extremamente importante e contribui para a promoção do protagonismo das mulheres”, afirmou a secretária.

Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, participou da solenidade e reafirmou o compromisso do Estado com o tema. “O Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes que aqui chegam, mas também entendemos a importância de ter uma atenção especial com o público feminino. Nosso objetivo é fazer do Estado um destino que não valoriza apenas os pontos turísticos, mas que também preza pela segurança das mulheres que nos visitam. Somos referência em diversas áreas, e seremos referência também na segurança e inclusão das mulheres no turismo”, disse.

“Vale ressaltar que as mulheres também estão ocupando mais postos de trabalho no setor. O Paraná teve um aumento de 8,6% de novas mulheres empregadas no turismo. Isso reflete que estamos conseguindo ser inclusivos com as turistas e também com as trabalhadoras da área”, acrescentou.

A coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki, disse que promover ações para garantir atendimento seguro e confiável às mulheres viajantes no Paraná impulsiona a reputação e a competitividade dos destinos turísticos.

“Promover esse debate, gerar ações efetivas na atenção e atendimento para as mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas, considerando opções confiáveis e seguras, constitui um diferencial competitivo e uma reputação positiva para os destinos no Paraná. Da mesma forma, fortalece o papel das mulheres na promoção da economia do trade turístico”, afirmou.

NA PRÁTICA – Uma das empresárias que recebeu o selo, Maria Augusta Barbosa, destacou a importância de iniciativas que incentivem a participação segura das mulheres no turismo. “O turismo enfrenta vários desafios, e muitas vezes nós, mulheres, não nos sentimos seguras ao realizar atividades, especialmente em meio à natureza. Por isso, acredito que o selo vem para beneficiar e proporcionar mais segurança para nós, que buscamos essas práticas”, disse Maria Augusta, proprietária da agência de turismo Trilha Delas.

Leia Também:  Ibaiti inaugura o primeiro Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná

Outro empresário que foi certificado, Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, afirmou que o selo é a comprovação de uma prática já realizada pela empresa. “Esse acolhimento das mulheres viajantes é muito importante para o Paraná. E quando ele disponibiliza esse selo para as empresas, fortalece o turismo do Estado a nível nacional”, observou.

21 DIAS DE ATIVISMO – A Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma mobilização internacional que busca conscientizar a sociedade e promover ações de enfrentamento à violência de gênero. Ela surgiu em 1991, organizada pelo Center for Women’s Global Leadership (CWGL), nos Estados Unidos, como uma forma de engajar ativistas e instituições na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato; a secretária da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) em exercício, Christiane Yared; a secretária estadual da Cultura em exercício, Eliete de Souza Vilela; a representante da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada estadual Márcia Huçulak; a secretária de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a gestora de Turismo do Sebrae/PR, Márcia Giubertoni; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA