NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

Publicado em

A Paraná Turismo, as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), representantes de destinos turísticos e trade do setor apresentam, na próxima semana, o potencial do Estado e as novas regiões turísticas formadas da região Noroeste. A exposição será no 17º Festival Internacional das Cataratas (FIT) e a Feira de Turismo e Negócios, no Centro de Convenções do Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, no Oeste, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a missão da instituição é voltada à divulgação dos potenciais turísticos do Estado ao trade, operadoras e agentes do setor. “Temos que enaltecer aqui no Paraná os segmentos que temos como destinos, como o turismo religioso, náutico e de aventura, por exemplo”, disse.

O Paraná, como Estado anfitrião do evento, ocupa dois espaços importantes para atender aos visitantes. Um deles possui 96 metros quadrados com produtos, destinos e empresas que promovem o turismo. O outro, de 110 m², é dividido para a divulgação dos atrativos das 19 regiões turísticas. Recentemente, o Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) aprovou a criação de cinco novas regiões turísticas no Noroeste do Estado, melhorando a atuação das IGRs na promoção do turismo local.

Leia Também:   Município de Nova Aurora cria o Conselho Municipal de Política Cultural

Uma das novas regiões formadas se chama “Corredores das Águas e Biomas”, composta por 12 municípios. O presidente da IGR que coordena essa região, Fabio Santana, ressalta que a parceria com a Paraná Turismo é fundamental para expor os atrativos paranaenses no FIT. “Neste ano, a nossa IGR estará presente no FIT e consideramos uma grande oportunidade para divulgar os produtos turísticos dos nossos municípios, realizando prospecções e buscando novas parcerias”, disse.

Para a presidente da IGR e região turística Eco Aventuras e Sabores, Deviani Paz, o evento abre portas para expor o Estado ao País. “Estamos muito felizes de fazer parte do Festival das Cataratas porque sabemos da relevância dele para o turismo brasileiro e, principalmente, para vender os nossos destinos e pontos turísticos regionais”, afirmou.

FESTIVAL – O Festival das Cataratas é um dos maiores eventos do turismo internacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios.  Às 9 horas do dia 1º de dezembro acontece uma importante reunião com agências e operadoras de turismo do Paraguai, dentro do projeto “Paraná, seu próximo destino”, campanha lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a retomada do setor pós-pandemia.

Leia Também:  Com túnel finalizado, obras em canal de contenção de cheias de Francisco Beltrão chegam a 50%

“A FIT Cataratas é uma feira muito importante para o cenário internacional. Vamos ter estandes, expositores de várias operadoras, companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, destinos além de outras reuniões importantes para fomentar o turismo no estado do paraná, como a com o país vizinho e a 94ª reunião do Cepatur”, afirmou a diretora de Marketing da Paraná Turismo, Patrícia Gusso.

A área de exposição da Feira de Negócios e Turismo deste ano tem cerca de 7 mil metros quadrados, 40% maior que em 2020.

Confira a programação:

Dia 30/11 das 14h às 19h – Reunião IGRs

Dia 01/12 das 09h às 12h – Reunião com Operadoras Paraguaias

Dia 01/12 das 15h às 19h – 94ª reunião do Cepatur

Dia 02/12 das 9h às 12h – Reunião do GT Religioso

Dia 02/12 das 15h às 16h30 – Apresentação da Arena de Negócios no Espaço IGRs

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Em São Paulo, governador destaca que Paraná tem oportunidades e ambiente para investidores

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Voos da PCPR promovem mais segurança na Costa Noroeste durante o Verão Maior Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA