NOVA AURORA

PARANÁ

Para impulsionar políticas de inclusão, Paraná recebe Caravana Brasil Cigano nesta semana

Publicado em

O Paraná recebe nesta quinta-feira (6) a Caravana Brasil Cigano, uma iniciativa que busca impulsionar políticas públicas de inclusão. O programa é do Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos. A vinda ao Paraná é uma parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

A programação da Caravana Brasil Cigano começa com uma caminhada em Curitiba e na Região Metropolitana, passando pelas comunidades ciganas Calon e Rom. Na sexta-feira (7) haverá uma reunião no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias.

De acordo com Clemilda Santiago, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas, e Comunidades Tradicionais do Paraná da Semipi, a reunião tem o objetivo de discutir medidas e políticas públicas que promovam efetivamente a inclusão e o reconhecimento das comunidades ciganas no Paraná e em todo o Brasil. “É imprescindível a presença do Ministério da Inclusão Social, que dispõe de maneira exclusiva de uma Assessoria Técnica de Povos Ciganos, no Paraná. Vamos promover o diálogo e a representatividade”, disse.

Leia Também:  Registros no Cadastro de Turismo crescem 73% no Paraná e mostram força do setor

A Caravana Brasil Cigano percorrerá todas as regiões do Brasil. Estimativas do governo federal apontam que, atualmente, existam mais de um milhão de pessoas ciganas brasileiras, pertencentes às etnias Calon, Rom e Sinti, distribuídas pelo território nacional. Segundo informações do Ministério da Igualdade Racial, o propósito desses encontros é a proteção dos povos ciganos.

Para Nardi Casanova, secretária executiva nacional da Confederação Brasileira Cigana, a Caravana Brasil Cigano é recebida com entusiasmo e vista como uma oportunidade para a comunidade ser ouvida pelo governo e propor políticas públicas. “Existe uma necessidade urgente de quebrar estereótipos e entender a realidade de cada grupo étnico cigano. Além disso, é fundamental melhorar as condições de saúde, enfrentando desafios como falta de estrutura adequada e doenças causadas por condições inadequadas de moradia”, disse.

“A Caravana Brasil Cigano vem em boa hora. Os acampamentos ciganos fixos e itinerantes precisam ser ouvidos pelo governo para que levem as propostas como projeto de políticas públicas. Essa necessidade de quebrar certas barreiras culturais, que as vezes a comunidade cigana não aceita, tem a ver com situações em que a população enfrenta no seu dia a dia, quando sai para trabalhar e buscar o sustento da sua família”, afirmou.

Leia Também:  ITAIPU RECEBE EQUIPE DA ANA PARA DISCUTIR O I FÓRUM LATINO-AMERICANO DE ÁGUA

Claudio Iovanovitchi, fundador da Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci/PR), reforça que a Caravana Brasil Cigano busca inclusão e cidadania. “O povo cigano paranaense recebe a Caravana Brasil Cigano de braços abertos. Ao ao mesmo tempo, esperamos que o governo federal tome nosso Estado como exemplo, considerando que o Paraná tem pioneirismo na questão de ações voltadas aos povos ciganos”, completou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Jogos Abertos do Paraná já têm alguns classificados; confira como foi o final de semana

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA