PARANÁ
Para estudantes da rede estadual, plataforma Leia Paraná soma 3 milhões de horas de leitura
Publicado em
28 de abril de 2023por
Itajuba TadeuCada vez mais desafiadora, a tarefa de engajar o público infantojuvenil no hábito da leitura tem se mostrado missão desafiadora para profissionais da educação. Adaptados para a Internet, os jogos e os conteúdos de áudio, vídeo e texto cada vez mais curtos e de rápida assimilação têm ganhado a atenção dos jovens. Diante dessa realidade, a Secretaria de Estado da Educação lançou em fevereiro a plataforma Leia Paraná. Em dois meses, a ferramenta já totaliza 3 milhões de horas de leitura pelos estudantes.
Em formato simples e de fácil acesso, a plataforma conta com 60 títulos voltados a temas atuais, de interesse social e conteúdo inclusivo. Na seleção das obras foram considerados critérios como adequação à faixa etária dos estudantes (ensino médio e fundamental a partir do 6° ano), função social da leitura, multidisciplinaridade, diversidade de temáticas, atratividade (best-sellers e livros buscados por crianças e adolescentes), consonância com as propostas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Referencial Curricular do Novo Ensino Médio, entre outros.
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Viabilizando o empréstimo de até três livros simultaneamente, a plataforma conta com exercícios elaborados a partir de uma matriz de referência, com objetivo de avaliar a capacidade de compreensão e análise crítica dos estudantes.
Para se ter ideia, no período de 27 de fevereiro a 22 de abril, com quase 2 milhões de livros emprestados, Leia Paraná já é utilizado por 60% dos estudantes da rede estadual e a perspectiva é de que esse percentual aumente ainda mais nos próximos meses.
No Dia Nacional da Educação, celebrado nesta sexta-feira (28), a Seed-PR põe em foco os impactos positivos da leitura a partir da nova plataforma e as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala nestes primeiros meses após o seu lançamento.
TEMAS RELEVANTES – Jeremias se destaca entre os melhores alunos de sua sala. Amado pelos amigos e pela família, o jovem se depara pela primeira vez com o preconceito em sala de aula. No desenrolar da trama, situações expõem a presença do racismo estrutural nas falas e atitudes de algumas crianças, além de abordar o enraizamento da problemática na sociedade.
Esse é o enredo de “Jeremias: Pele”, livro vencedor na categoria Melhor HQ do Prêmio Jabuti 2019. A obra, que faz parte do acervo do Leia Paraná, foi uma das escolhidas pela professora Andreza dos Santos Moreira na aplicação de um projeto de leitura para os alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Dona Carola, em Curitiba.
A atividade se demonstrou uma verdadeira estratégia de engajamento, a partir de tarefas propostas no decorrer da leitura do livro. Durante o trabalho, os alunos desenvolveram habilidades e competências importantes para a aprendizagem de modo lúdico e autônomo. “O projeto contribuiu para debates importantes acerca do racismo e se mostrou uma forma de metodologia ativa de ensino para engajar os alunos”, afirma Andreza.
Para o desenvolvimento da atividade, a escolha da temática a ser trabalhada (o racismo) foi essencial. “A ideia era fazer com que a leitura não se resumisse a ato de ler, apenas. Mas também que, a partir disso, habilidades e competências argumentativas, interpretativas e reflexivas também fossem desenvolvidas em sala”, revela a professora.
Para a fixação do conteúdo, uma atividade prática de livre escolha também foi proposta aos estudantes. “Adicionar elementos ou trabalhos práticos no projeto de leitura, como jogos, concursos ou premiações, são boas opções para engajar ainda mais os estudantes, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades cooperativas e promover a interação entre os colegas”, destaca.
RECONHECIMENTO – Para Ágata Cavalli, aluna do 9° ano que participou da atividade, a escolha para o projeto final foi a elaboração de um jogo de tabuleiro. Recontada a partir de perguntas e respostas, a história de Jeremias evolui a partir da apreensão do conteúdo do livro por parte dos alunos.
“Nós caprichamos na montagem do jogo. Fizemos uma maquete representando todo o contexto do personagem desde o começo da história, na cidade, até o espaço sideral, que era onde ele sonhava chegar como astronauta”, conta a estudante.
O trabalho foi destaque entre as turmas, recebendo, inclusive, o reconhecimento de um dos autores do livro, o escritor Rafael Calça. “A diretoria da escola postou algumas fotos do trabalho no Instagram, para que servisse como ideia para outros alunos. Foi um susto quando vi, nos comentários da postagem, o próprio autor do livro reconhecendo nosso trabalho e afirmando estar feliz com a repercussão da obra”, revela.
Para Ágata, ainda mais relevante que o reconhecimento foi a reflexão fomentada a partir da leitura e das discussões em sala acerca do tema. “Reforçar a importância do combate a essa violência e identificar atitudes preconceituosas tanto no ambiente escolar quanto na Internet são o caminho para uma nova cultura social. Falar sobre isso é obrigatório caso desejemos uma sociedade mais justa e igualitária para as próximas gerações”.
Para o diretor da escola, Wagner de Oliveira, a tecnologia deve ser incorporada à educação e não encarada como “rival” no processo educacional.
“A falta da leitura impacta a vida de um estudante de diferentes formas, entre elas a própria preparação para o futuro. É nosso papel difundir a leitura – seja física ou digital – em profundidade, para estimular o senso crítico. O hábito de ler cria relação com a vida e, quando atrelado aos meios digitais, se torna essencial, uma vez que os estudantes estão inseridos de forma cada vez mais significativa nos ambientes virtuais de interação”, finaliza.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
Published
4 horas agoon
23 de dezembro de 2024By
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.
Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.
“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.
EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.
Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.
A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.
“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.
Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.
Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.
A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.
“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.
Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.
“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.
GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.
Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.
A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
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