NOVA AURORA

PARANÁ

Ouro no Pan de Ginástica Rítmica e Jogos Escolares movimentaram o esporte do Paraná no feriado

Publicado em

A fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho em oito municípios do Estado (Curitiba, Palmeira, Pato Branco, Corbélia, Pérola, Jandaia do Sul, Arapoti e Goioerê). A competição faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e foi promovida pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação, com o apoio das prefeituras e os Núcleos Regionais da Educação. Foi um dos grandes atrativos deste final de semana, que também contou com Brasileiro de Kickboxing e Pan-Americano de Ginástica Rítmica

Os Jogos Escolares contaram com a participação de 18 mil pessoas entre alunos-atletas e técnicos de 289 municípios, que competiram nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

Os classificados nessa etapa vão para a fase final da competição, que acontece em duas cidades: Maringá (para atletas de 15 a 17 anos), entre os dias 14 a 22 de julho; e Apucarana (para atletas de 12 a 14 anos) entre os dias 5 a 22 de agosto.

“Teremos uma grande participação em ambas as etapas de Maringá e Apucarana. Serão em torno de 6 mil atletas”, disse o diretor de Esportes da Secretaria do Esporte, Cristiano Barros. “É um volume muito grande de atletas, já estamos trabalhando para oferecer as melhores estruturas, e antecipamos as conversas com os municípios para facilitar a chegada na data do evento com tudo em ordem para todos”.

Os campeões dos Jogos Escolares representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

BRASILEIRO DE KICKBOXING – Entre os dias 8 e 11 de junho, o Ginásio do Tarumã foi palco do Campeonato Brasileiro de Kickboxing (adulto e sub-17). O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba. O campeonato teve a presença do tricampeão mundial da modalidade, o paranaense Célio Rodrigues, e reuniu 1.500 atletas de 19 estados do Brasil.

Leia Também:  Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área

O diretor de Grandes Eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado, disse que competições como essa mostram a força do Paraná no âmbito nacional. “Uma promoção dessa magnitude realmente consolida o Paraná na rota de grandes eventos, e para nós a parceria com o município e as confederações é mais um passo para o desenvolvimento de eventos de alto rendimento”, afirmou.

O Brasileirão de Kickboxing é considerado o maior da modalidade no continente americano, reconhecido pela World Association of Kickboxing Organization (WAKO) e garantiu pontuação para o ranking nacional, que classifica atletas para competições internacionais.

PAN-AMERICANO DE GINÁSTICA RÍTMICA – A cidade de Guadalajara, no México, recebeu entre os dias 8 e 11 de junho o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica. Quatro paranaenses fizeram parte da seleção brasileira que participou da competição, todas atletas contempladas na edição de 2023 do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Na categoria Individual Adulto, Bárbara Domingos conquistou o primeiro lugar no individual geral, na fita e nas maças, e conquistou o segundo lugar no arco.

Na categoria Conjunto Adulto, Giovanna Silva e Nicole Pircio representaram o Paraná, e junto de mais três atletas brasileiras, conquistaram o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no conjunto misto.

A ginasta Yumi Moriyama representou o Paraná na categoria Conjunto Juvenil, e conquistou o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no de cinco bolas. Ao todo, as paranaenses conquistaram juntas 10 medalhas.

Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, o Brasil tem se mostrado cada vez mais uma potência na modalidade. “Foram dias bem intensos, mas muito satisfatórios porque o nosso continente tem um alto nível de desenvolvimento na ginástica rítmica e o nosso país hoje é o protagonista”, disse. “Conquistamos duas vagas para o campeonato mundial na categoria individual adulto. Temos uma boa porcentagem de paranaenses na seleção brasileira, o que nos deixa muito orgulhosas”.

Leia Também:  Delegacias especializadas na proteção de criança e adolescente abrem 1,8 mil inquéritos em 2022

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – Nos dias 10 e 11 de junho, o município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado, também recebeu o Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, que faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza – Etapa Norte.

A competição foi dividida em três categorias: Aventura (50 km), Discovery (20 km) e MTB Adventure (40 km). Ele foi organizado pelo Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura e da Federação de Corridas de Aventura do Paraná (Fecap) e contou com a presença de mais de 140 atletas. 

O Paranaense de Corrida de Aventura encerrou a etapa norte dos JANS, a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza será o Festival de Inverno, no Litoral.

Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria do Esporte, falou sobre o planejamento para a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. “Nós finalizamos agora com chave de ouro a etapa Norte dos JANS, foi um sucesso total com o lançamento do Festival da Família e dos Jogos Indígenas e agora estamos nos preparando para o Festival de Inverno que acontece em julho no Litoral e vai contar com várias modalidade esportivas, atrações culturais para atender a comunidade paranaense”, complementou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024

Published

on

By

O ano de 2024 marcou a quebra de recordes de participação nos Jogos Oficiais do Estado. Com campeonatos organizados para públicos formados por jovens, adultos e idosos, o Governo do Paraná atendeu mais de 318,8 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, em atividades promovidas entre janeiro e novembro.

O número é a soma da quantidade de participantes dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), Jogos Escolares Bom de Bola, Jogos Escolares Eletrônicos, Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Paraná Bom de Bola, Paraná Combate, Jogos Universitários do Paraná (Jups), duas etapas do Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), três dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), Jogos Paradesportivos do Paraná, Jogos Abertos do Paraná (Japs) e Paraná Master.

“Nossa cadeia esportiva atende desde a formação até o público idoso, consolidando o Paraná como referência nacional no esporte”, destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “O calendário oficial inclui uma variedade de competições que promovem saúde, incentivam a prática de atividades físicas e revelam novos talentos. É com grande satisfação que o Estado oferece toda a estrutura necessária – transporte, alimentação e hospedagem, fomentando o esporte para todos os paranaenses”, acrescenta.

JOGOS ESCOLARES – Os Jogos Escolares do Paraná (Jeps) completaram 70 anos em 2024. Iniciados em maio, reuniram atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, em competições até outubro, quando foram disputadas as finais em Campo Mourão (12 a 14), Pato Branco (15 a 17) e Pérola (Futebol de Campo). Ao todo, o esporte escolar da SEES atendeu mais de 134 mil pessoas nos Jeps, Jeps Bom de Bola e Jeps Eletrônicos.

Leia Também:  Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área

A coordenadora dos Jeps, Marcia Tomadon, conta que entre 2021 até 2024 houve um aumento de cerca de 10% a 15% de participantes por ano, com recordes tanto nos escolares quanto no Bom de Bola. “Hoje temos os melhores atletas, os melhores professores participando, confiando no evento que o Governo do Estado entrega para toda a comunidade esportiva”, afirma.

JOGOS DE RENDIMENTO – Ao todo, dentro das sete competições de rendimento organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), foram atendidas mais de 61 mil pessoas, com recorde nos Jogos Paradesportivos (2,1 mil somando as modalidades disputadas em Londrina e Foz do Iguaçu), e estreia da categoria do Futebol Suíço dentro do Paraná Bom de Bola.

Somando as fases regionais, macrorregionais e finais dos torneios que acontecem ao longo do ano (Japs, Jojups e Paraná Bom de Bola) com os que acontecem em etapa única (Paraná Combate, Jogos Paradesportivos, Jogos Universitários e Paraná Master), foram mais de R$ 25 milhões investidos para atender os mais diversos públicos de atletas paranaenses.

“É um extrato extremamente positivo, mesmo sem nem contar os atendimentos indiretos que acontecem a cada evento ou etapa realizada. É essencial agradecer aos municípios-sede. Eles abraçam o evento, mobilizam estruturas e assim ajudamos na economia local, lotando hotéis e movimentando restaurantes. É muito bom ver como esse trabalho conjunto transforma não só o esporte, mas também a vida das pessoas em cada cidade por onde passamos”, disse Emerson ‘Milico’ Venturini, coordenador de Esportes de Rendimento da SEES.

Leia Também:  Estado vai executar projetos ambientais com recursos da indenização da Petrobras

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – Somando as três etapas que aconteceram ao longo do ano, e também competições dentro do Verão Maior Paraná 2023/24, os JANs atenderam mais de 120 mil pessoas. A programação contou com diversos torneios estaduais e nacionais, além de oficinas, clínicas esportivas e mais de 60 modalidades diferentes. Em 2024, foram organizadas as etapas de Curitiba e RMC, Festival de Inverno (no Litoral) e Vale do Iguaçu (na região de Pato Branco).

Dentro da mesma pasta, pela primeira vez na história foram organizadas duas edições dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) no mesmo ano – a tradicional, no litoral do Estado e uma nova versão, mais focada em iniciação esportiva, no município de Maringá, no Noroeste. Ao todo, foram mais de 4 mil atendimentos.

ATENDIMENTOS POR COMPETIÇÃO EM 2024:

Esporte Escolar

Jeps – 100,1 mil

Jeps Bom de Bola – 21,6 mil

Jeps Eletrônico – 12,1 mil

Esporte de Rendimento

Japs – 22 mil

Jojups – 19,5 mil

Paraná Bom de Bola – 12 mil

Paraná Combate – 2,4 mil

Jogos Paradesportivos – 2,1 mil

Jups – 2 mil

Paraná Master – 1 mil

Inovação e Desenvolvimento

Jans – 120 mil

Jiido – 4,1 mil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA