NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica abre temporada 2023 celebrando os 150 anos de Sergei Rachmaninov

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresentará neste domingo (19), às 10h30, um concerto em homenagem aos 150 anos de Sergei Rachmaninov, compositor de origem russa que segue influente. Para executar o solo de piano de uma das peças, a orquestra terá a participação do pianista Cristian Budu. O concerto será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) e o ingresso terá preço único, R$ 20,00.

A apresentação abre a temporada 2023 com uma homenagem póstuma a Rogério Krieger, um dos fundadores da OSP, que morreu em fevereiro. Será tocada uma composição feita por ele especialmente para a OSP. Em seguida, serão executadas duas peças de Rachmaninov: Concerto para piano e Orquestra nº 2 em dó menor, Op. 18 – com a participação de Budu; e Sinfonia nº 2 em mi menor, Op. 27.

“É uma sinfonia maravilhosa, com temas incríveis que a gente sai do teatro cantarolando”, diz o maestro Roberto Tibiriçá, regente titular, diretor musical e responsável pela condução do concerto. “Vamos interpretar o concerto mais lindo para piano e orquestra, que é o número 2, com solo de Christian Budu, um dos maiores pianistas da atualidade não só do Brasil, mas do mundo também, e depois faremos a 2ª Sinfonia de Rachmaninov”, acrescenta.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove videoconferência com o curador Marcello Dantas

O pianista Budu compartilha do entusiasmo. “Para mim, é muito emocionante estar de volta a esse palco tão incrível, em um momento tão importante para essa orquestra maravilhosa”.

“Esta apresentação será um verdadeiro deleite para os amantes da música clássica”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. “É uma oportunidade única de experimentar a emoção e a beleza das obras-primas de Rachmaninov, executadas com maestria pela nossa orquestra”, acrescenta.

IN MEMORIAM – Para fazer uma homenagem a Rogério Krieger, o programa será iniciado com a Abertura Sinfônica. A peça é uma composição em estilo épico e de difícil execução, usando todo o efetivo da Orquestra. Dedicada para a OSP, trata-se de uma obra muito brilhante e festiva, com fortes variações de temas e ritmos, todos muito brasileiros.

“Eu estou muito feliz também, e triste ao mesmo tempo, de prestar uma homenagem in memoriam, ao nosso querido colega violinista, compositor e maestro da Sinfônica do Paraná, Rogério Krieger, que faleceu há poucos dias”, afirma Tibiriçá.

Leia Também:  Governo entrega tablets para aprimorar atendimento em 26 Centros da Juventude

Serviço

Concerto de Abertura da Temporada OSP 2023

Data: Domingo (19)

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba

Classificação: 7 anos

PREÇO ÚNICO:

R$ 20,00 (vinte reais) – lugares livres.

Ticket Fácil

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Produtor de Campo Largo investe em araucária enxertada e visa um pomar de pinhão

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Talentos paranaenses: Orquestra Sanfônica de Pato Branco é finalista no Prêmio Brasil Criativo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA