NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Didática chega a Ponta Grossa para temporada gratuita de duas semanas

Publicado em

Depois de uma bem sucedida temporada em Curitiba, a Orquestra Didática inicia uma série de apresentações em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, sempre com entrada gratuita. Ponta Grossa é o primeiro município a receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra, separadamente, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos didáticos sobre música orquestrada nas telas.

O público de Ponta Grossa poderá visitar a Orquestra Didática entre os dias 23 a 27 de abril, e de 30 de abril a 4 de maio, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A instalação estará montada no Conservatório de Música Maestro Paulino (Rua Frederico Wagner, 150 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini). A música executada é a “Sinfonia nº 3” de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica.

Em suas primeiras etapas de apresentações em Curitiba, a iniciativa recebeu mais de 6.300 visitas, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos e demais interessados em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente.

PROJETO – A vontade de mostrar como é criada a orquestração, com o som individual de cada instrumento durante um sinfonia (música composta para ser tocada por uma grande orquestra) foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago.

Leia Também:  Policiais do Deppen-PR falam sobre prevenção às drogas a alunos de colégio estadual

“Ao ouvirmos uma sinfonia como Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, comenta Samuel. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical.

O projeto também é idealizado por Rodrigo Barros Del Rei, que toca o Radiocaos junto de Samuel Ferrari Lago, programa cultural que está há 26 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória. “A ‘Sinfonia nº 3’, de Ludwig van Beethoven, é uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação do público de todas as idades. Em Curitiba, recebemos muitas excursões de colégios e vemos as crianças interessadas, interagindo com os colegas sobre o que aprenderam”, relata.

Os conteúdos didáticos exibidos nos monitores de TV foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, Mestre em História pela UFPR, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisadora e licenciada em Educação Musical e Curso Superior de Piano e autora de 11 livros sobre música (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011).

Leia Também:  Com apoio do IDR-Paraná, evento de fruticultura na Lapa reúne mais de 600 participantes

“Eu trabalho com formação de plateia em música clássica há quase 30 anos. Sinto-me honrada e gratificada em participar da Orquestra Didática, esse projeto pioneiro e inovador. Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para a finalidade de levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical”, avalia.

O projeto ainda passará pelas cidades paranaenses de Cascavel, Londrina (ambas em julho), Foz do Iguaçu (em agosto) e nas catarinenses Joinville e Florianópolis (datas a confirmar). A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio do Conservatório de Música Maestro Paulino e Radiocaos.

Serviço:

Orquestra Didática em Ponta Grossa

Datas: 23 a 27 de abril; e de 30 de abril 4 de maio

Horários: das 10h às 12h e das 13h às 17h

Local: Conservatório de Música Maestro Paulino

Endereço: Rua Frederico Wagner, 150 – Olarias – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini (Ponta Grossa – PR)

Entrada gratuita

Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone (41) 98882-1853

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Inscrições para o Vestibular 2024 da Unespar estão abertas; são 2.300 vagas

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Assistência a pacientes suspeitos de dengue é tema de capacitação em Guarapuava   

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA