NOVA AURORA

PARANÁ

Órgãos públicos estaduais terão horário diferenciado no feriado do Dia do Trabalhador

Publicado em

O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de Maio, vai modificar alguns horários de atendimento e serviços públicos estaduais. Não haverá mudança nos serviços essenciais, como hospitais e delegacias. A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente. As Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra também receberão o público. 

Confira o que abre e fecha durante a pausa:

FARMÁCIAS DO ESTADO – Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira (1º e 2), com retorno ao expediente normal na segunda-feira (5).

DELEGACIAS – As Centrais de Flagrante atuarão em plantão ininterrupto. As demais delegacias funcionarão em plantão de acordo com a demanda de cada comarca.

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. O expediente será retomado normalmente na segunda-feira (5).

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR – Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira, com atendimento voltando ao normal a partir de segunda-feira (5).

TRANSPORTE METROPOLITANO – Na quinta-feira, as linhas do sistema metropolitano de transporte coletivo irão operar com tabela de sábado, com exceção das seguintes linhas compartilhadas com a URBS, que irão operar com tabela de domingo:

206-BARREIRINHA/SÃO JOSÉ

304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO

702-CAIUÁ/CACHOEIRA

Já na sexta-feira, a operação geral das linhas metropolitanas seguirá a programação normal de dias úteis, com as seguintes exceções:

304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO: tabelas de dias úteis sem o reforço à Praça Tiradentes.

D66-DIRETO PIRAQUARA: não opera.

F02-CTBA/FAZENDA RIO GRANDE: tabelas de dias úteis com cortes pontuais

K72-DIRETO ITAPERUÇU e L72-DIRETO RIO BRANCO: não operam os reforços que iniciam no Trevo de Itaperuçu.

J62-CAMPO LARGO/GUADALUPE: não opera o reforço iniciado no bairro Orleans.

Os horários das linhas pode ser conferido no site da Amep.

HEMEPARConfira como funcionarão os atendimentos de cada unidade:

Paranaguá – dia 1º: aberto (8h às 17h) | 2 e 3: fechado

Curitiba – dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 18h)

Biobanco – dia 1º e 2: fechado | 3: aberto

Ponta Grossa – dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 11h) | 3: fechado

Irati – dia 1º, 2 e 3: fechado

Guarapuava – dia 1º e 3: fechado | 2: aberto (8h às 14h)

União da Vitória – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Pato Branco – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Francisco Beltrão – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Foz do Iguaçu – dia  1º: fechado | 2: aberto (8h às 12h e 13h às 17h) | 3: aberto (7h30 às 12h)

Leia Também:  Crime ambiental: PCPR alerta sobre os perigos de soltar balão nessa época do ano

Cascavel – dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 17h30)

Campo Mourão – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Umuarama – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Cianorte – dia 1º, 2 e 3: fechado

Paranavaí – dia 1º: fechado | 2: aberto (7h30 às 11h) | 3: fechado

Maringá – dia 1º: fechado | 2: aberto (7h às 19h) | 3: aberto (7h às 12h30)

Apucarana – dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado

Londrina – dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 18h30) | 3: aberto (8h às 17h30)

Cornélio Procópio – dia 1º, 2 e 3: fechado

Jacarezinho – dia 1º, 2 e 3: fechado

Toledo – dia 1º, 2 e 3: fechado

Telêmaco Borba – dia 1º, 2 e 3: fechado

Ivaiporã –  não realiza coletas

CEASAS – Todas as unidades da Ceasa Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – estarão fechadas na quinta-feira. Na sexta-feira (2), os mercados reabrem normalmente ao público, com exceção da Administração Central, que estará em ponto facultativo. Os horários de funcionamento variam conforme a unidade e podem ser consultados no site www.ceasa.pr.gov.br.

COLÉGIOS ESTADUAIS – Não haverá aula na quinta e sexta-feira. Os colégios voltam às atividades normais na segunda-feira (5).

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná estará fechada durante todo o feriado prolongado, de quinta-feira (1º) até domingo (4). As atividades, incluindo a Oficina Permanente de Poesia, que ocorre às quintas, serão retomadas normalmente na segunda-feira (5), a partir das 8h30.

MUSEUS – A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente durante o feriado, de 1º a 4 de maio. Estarão abertos ao público o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense (MUPA), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), com horários entre 10h e 18h (ou 19h, no caso do MIS na sexta). O Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná) seguirá o horário do MON, onde está temporariamente instalado, mas a sede Adalice Araújo estará fechada e reabre na segunda-feira (5). A programação cultural completa pode ser consultada AQUI.

PARQUES ESTADUAIS – Vinte e seis Unidades de Conservação (UC) do Instituto Água e Terra (IAT), além do Aquário de Paranaguá, no Litoral, e do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, estarão abertas normalmente para visitação durante o feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio. Os horários de funcionamento variam de acordo com cada unidade. A única Unidade de Conservação que não vai funcionar neste feriado é o Parque Estadual de Ibiporã, em Ibiporã, na região Norte do Paraná.

Leia Também:  Agepar participa de programa da ONU e recebe consultoria para aprimorar regulação no Paraná

PROCON – Não haverá atendimento presencial na quinta e na sexta-feira (1° e 2). Durante o feriado, será possível abrir chamados de maneira online no site da entidade.

CEIM – O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) estará fechado no dia 1º e 2 de maio. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (5).

DETRAN – As unidades do Detran-PR estarão fechadas na quinta e sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira (5), das 8h às 17h. Durante este período, o cidadão poderá acessar os serviços pelo portal do Detran e o aplicativo Detran Inteligente.

COPEL – As agências e postos de atendimento presencial da Copel em todo o Estado estarão fechados nesta quinta-feira (1º). O retorno se dá na sexta-feira (2), conforme o horário da agência local. A qualquer hora do dia ou da noite, o consumidor pode contatar a companhia pelo site copel.com, aplicativo para celulares, WhatsApp 41 3013-8973 ou ligar para 0800 51 00 116.

SANEPAR – Durante o feriado do Dia do Trabalho, as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5). Mesmo durante o feriado, os clientes podem entrar em contato 24 horas por dia pelos canais digitais: telefone 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544-0115, aplicativo Sanepar Mobile, site www.sanepar.com.br e e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.

FOMENTO PARANÁ – Na quinta-feira, a Fomento Paraná estará fechada. O atendimento na sexta-feira (2), acontecerá por meio de plantão, das 9h às 17h.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar estarão em recesso nos na quinta e sexta-feira. Mesmo durante o feriado e o ponto facultativo, seguem disponíveis no site cohapar.pr.gov.br serviços como emissão de segunda via de boletos, cadastro em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos por município e solicitação de escrituras.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas na quinta e sexta-feira. Na sexta-feira (2), haverá atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

JUCEPAR – A Jucepar estará fechada nos dias 1.º e 2 de maio. Durante o feriado o, o sistema Empresa Fácil segue disponível para os usuários. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira, dia 5.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Alta de 18,3%: Paraná recebeu 426 mil turistas estrangeiros no primeiro trimestre

Published

on

By

O turismo paranaense segue registrando bons números de fluxo e captação de turistas internacionais. No primeiro trimestre deste ano, o Estado recebeu mais de 426 mil viajantes vindos do Exterior, o que representa um aumento de 18,3% na comparação com o mesmo período do ano passado – que registrou pouco mais de 360 mil estrangeiros que chegaram no Paraná.

Os dados foram divulgados nesta semana pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em janeiro, mais de 206 mil estrangeiros chegaram ao Paraná, enquanto em fevereiro foram contabilizados mais de 142 mil e, em março cerca de 77 mil.

“O governador Ratinho Júnior sabe da importância de posicionar o Paraná como um grande centro receptivo de visitantes estrangeiros e, por isso, o Estado investe e aposta no setor do turismo. Um dos nossos focos é apresentar o Estado aos vizinhos sul-americanos, porque eles são os grandes emissores de estrangeiros ao Paraná”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

No primeiro trimestre, os países vizinhos se mantiveram como os que mais enviaram turistas ao Paraná. Os argentinos representam 42% das chegadas, com mais de 179 mil viajantes, enquanto os paraguaios representam 36% do total, com 154 mil viajantes. Na sequência aparecem turistas dos Estados Unidos (3%), Chile (2%) e do Reino Unido (1%).

O fluxo de chegadas ao Paraná representa 11,4% do total de desembarques internacionais no País. À frente do Paraná ficaram o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No cenário nacional, os três primeiros meses do ano registraram 3.739.649 turistas vindos do Exterior, uma alta de 47,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Leia Também:  Crime ambiental: PCPR alerta sobre os perigos de soltar balão nessa época do ano

VIA AÉREA – Pelos principais aeroportos internacionais do Estado – Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e o de Foz do Iguaçu – mais de 14 mil viajantes estrangeiros chegaram ao Paraná. A maioria veio do Chile (38%), além da Argentina (18%), Paraguai (9%), Peru (8%) e Estados Unidos (8%), no trimestre.

Em 2024, o Aeroporto Afonso Pena dobrou o número de voos internacionais sem escala, graças aos esforços do Governo do Estado. O Paraná tem nove rotas aéreas internacionais diretas. Em Curitiba são três voos para Buenos Aires, na Argentina; dois para Santiago (Chile), um para Lima (Peru), um para Assunção (Paraguai) e um voo para Montevidéu (Uruguai). Já Foz tem um voo, com destino a Santiago.

TERRA E ÁGUA – O Paraná registrou o segundo maior número de chegadas de turistas internacionais no Brasil por meio terrestre, com mais de 409 mil pessoas passando pelas fronteiras no primeiro trimestre. O Estado também apareceu na quarta posição em número de chegadas por via marítima, com mais de 3 mil estrangeiros chegando ao Brasil por águas paranaenses no período.

Leia Também:  Com 83% das obras concluídas, Paraná vai ganhar Cidade do Idoso no segundo semestre

Antes da primeira temporada de navios de cruzeiros no Litoral, em 2023, as chegadas por via marítima no Paraná não eram contabilizadas no painel da Embratur. Com apoio do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná, as temporadas 2023 (entre dezembro de 2023 e março 2024) e a seguinte (entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025) registraram, juntas, 18.556 entradas de turistas internacionais por via marítima.

a primeira temporada é entre dezembro de 2023 até março de 2024
a segunda é entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025

FATURAMENTO – Segundo dados divulgados pelo Banco Central e revisados pelo Ministério do Turismo, os visitantes estrangeiros deixaram US$ 2,401 bilhões no país, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo o governo federal, este é o melhor resultado da série histórica para o setor turístico nacional.

O transporte aéreo brasileiro foi o grande motor do crescimento, com uma movimentação de R$ 4,1 bilhões e um avanço anual de 9,8%, especialmente devido ao aumento das viagens corporativas. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também mostram que a demanda anual por voos cresceu 7%, enquanto a tarifa média se manteve estável em relação ao ano anterior.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA