NOVA AURORA

PARANÁ

Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contemplados

Publicado em

O Governo do Estado irá percorrer entre 5 e 19 de julho um total de 11 cidades da região Centro-Sul que aderiram à Operação Rondon Paraná 2024. As ações serão realizadas em Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

O objetivo é desenvolver uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse indicador é considerado um dos principais índices estatísticos para avaliar o bem-estar da população, a partir de dados relacionados a educação, renda e expectativa de vida.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná consiste numa série de ações de extensão universitária, envolvendo estudantes e professores das sete instituições estaduais de ensino superior. Na edição de 2024, o grupo será reforçado por estudantes de duas universidades federais e de três centros universitários particulares da região.

A operação deste ano foi apresentada para os gestores públicos municipais no início deste mês, em evento na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A próxima etapa prevê visitas aos municípios para identificar demandas locais para elaboração da programação de atividades. As chamadas viagens precursoras serão realizadas entre 13 e 17 de maio. A expectativa é reunir até 320 voluntários, também chamados de rondonistas, entre alunos, professores e profissionais da carreira técnica-administrativa.

Leia Também:  CJAP divulga lista de 40 finalistas do 4º Concurso Paranaense de Desenho

Entre as instituições ligadas ao governo, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Paraná (Unespar) já selecionaram 54 rondonistas para a operação deste ano. Já as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grosa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Centro-Oeste (Unicentro) seguem em processo de seleção dos voluntários até o início de maio. O prazo para o fim das inscrições pode ser consultado em editais individuais, publicados nos sites das instituições.

A assessora da Diretoria de Ensino Superior da Seti, Sandra Cristina Ferreira, responsável pela coordenação estadual das atividades, destaca a relevância social da operação. “A Operação Rondon Paraná vem assumindo, a cada ano, um papel relevante no cenário social e educacional como um grande movimento de extensão universitária, pois a participação voluntária dos estudantes contribui para promover a integração social, o desenvolvimento sustentável e a cidadania, gerando impactos positivos em diversas comunidades”, afirma.

Ela enfatiza, ainda, a importância de formar cidadãos mais conscientes e engajados. “A Operação Rondon Paraná representa uma experiência transformadora para os participantes, pois incentiva a cidadania e a solidariedade na formação profissional dos universitários, a partir da vivência com outras realidades, que algumas vezes envolvem situações de exclusão e de desigualdades socioeconômicas”, afirma.

Leia Também:  Biblioteca completa 166 anos e lança projeto de leituras guiadas de contos brasileiros e mundiais

INVESTIMENTOS – O Governo do Estado vem aumentando os investimentos em projetos de fortalecimento da extensão universitária. Neste ano foi publicada uma chamada pública da ordem de R$ 9,7 milhões para a área de extensão das sete universidades estaduais. Em 2022, foi lançada a Política de Extensão Universitária do Paraná, que orienta ações extensionistas e possibilita a atuação estratégica e multidisciplinar das instituições de ensino superior, com foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Paraná é o 2º no ranking nacional de recuperação de embalagem, mostra verificadora independente

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Acesso ao Marco das Três Fronteiras terá alterações a partir deste final de semana

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA