NOVA AURORA

PARANÁ

Operação com aeronave do Estado garante transporte de órgão ao Distrito Federal

Publicado em

Uma operação da Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar, iniciada na noite desta quinta-feira (22) e que se estendeu até esta sexta (23) garantiu a agilidade no transplante de órgãos no Paraná e no Distrito Federal.

A aeronave Caravan se deslocou de Curitiba para levar a equipe médica da Central Estadual de Transplantes até a cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste, para captação de um coração que foi levado até Maringá, no Noroeste, e na sequência transportado até o Distrito Federal.

A aeronave Caravan também fez o transporte de fígado e rins para Curitiba, onde um helicóptero os levou do Aeroporto do Bacacheri para Campo Largo, na Região Metropolitana. A identidade do doador e dos receptores é sigilosa.

O uso de aeronaves, que antigamente serviam exclusivamente as autoridades, e que agora atendem o transporte de órgãos e outras emergências de saúde, coloca o Paraná como referência no transplante de órgãos no Brasil. Somente entre janeiro e maio deste ano foram 338 órgãos transplantados no Estado, segundo um levantamento do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná.

Leia Também:  Governador indica advogada para assumir a Controladoria-Geral do Estado

A agilidade é crucial para o sucesso do procedimento por conta do tempo de conservação dos órgãos. Um coração, por exemplo, precisa ser transplantado em até quatro horas. Para um transplante de fígado são necessárias 12 horas.

Para isso, o Departamento de Transporte Aéreo atende as demandas emergenciais a qualquer hora do dia ou da noite. E com a agilidade também das equipes da Central Estadual de Transplantes o Estado foi o segundo no Brasil no ano passado em doação por milhão de população (pmp), de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

RELATÓRIO – A média de transplantes no Estado em 2022 foi de 69,8 pmp, atrás apenas do Distrito Federal (77,9 pmp) – a média nacional é de 37,6 pmp. Foram 1.731 transplantes no ano passado no Estado, de acordo com o relatório anual da ABTO: 930 de córnea, 468 de rim, 312 de fígado, 20 de coração e um de pulmão.

Leia Também:  Geração Olímpica e Paralímpica: Isabela Abreu planeja ser a surpresa do pentatlo em Paris

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Equipe do Governo do Estado reforça ações no Litoral no combate à dengue

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Governador em exercício exalta parceria entre Estado e o setor empresarial na posse da ACIL

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA