NOVA AURORA

PARANÁ

Operação Cidade Segura prende 31 pessoas, apreende drogas e recupera veículo em Maringá

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) concluiu nesta quarta-feira (01) a Operação Cidade Segura em Maringá. A ação iniciou segunda-feira (30) e mobilizou 300 policiais civis e militares da região, com apoio de efetivo de Curitiba. O balanço final mostra que 31 pessoas foram presas, mais de 130 kg de drogas apreendidos, além de uma arma de fogo, R$ 13 mil em espécie, 10 mil cartões clonados junto com a máquina de clonar. Um veículo furtado foi recuperado.

Só na segunda fase da operação, iniciada terça-feira (31), os policiais abordaram 646 pessoas e 151 veículos. Foram notificados 26 automóveis e 23 motocicletas – 18 acabaram apreendidas. Dois adolescentes foram apreendidos. Envolvidos com furtos, roubos e tráfico de drogas, ambos foram encaminhados ao Centro de Socioeducação (CENSE) de Londrina. 

Segundo a Sesp, a operação consistiu em ação integrada entre as forças policiais, visando elevar a percepção de segurança da comunidade local e o cumprimento da lei. “O intuito foi combater o crime. Temos um levantamento de índices de criminalidade aqui na região de Maringá e com base nisso intensificamos o policiamento, com toda a tecnologia que o Estado oferece para para reprimir todo tipo de crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 

Leia Também:  PCPR oferta 103 vagas de estágio em 36 municípios paranaenses

A operação foi elaborada com base em mapeamento feito pela Sesp. As ações reúne equipes civis e militares junto com cães policiais, para ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de imóveis, veículos e pessoas.

A operação contou com apoio da Polícia Civil do Paraná, da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal de Sarandi, vizinha de Maringá. A Polícia Militar empregou efetivos do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Rodas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, além de policiais militares integrantes da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) da PMPR.

“A integração entre as forças do Estado, a presença ostensiva da PMPR e as ações preventivas e repressivas contribuem significativamente para que possamos levar segurança à comunidade” disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Secretaria da Agricultura divulga nova estimativa da safra 2022/23

“Com o balanço final das operações temos a certeza que estamos no caminho certo quando elaboramos um trabalho tão importante como este”, disse o delegado da 9ª Subdivisão da Polícia Civil em Maringá, Adão Wagner.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR oferta 103 vagas de estágio em 36 municípios paranaenses

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Adão Litro viabiliza R$ 3.6 milhões para tratamento de esgoto em Dois Vizinhos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA