PARANÁ
Olimpíadas: alunos da rede estadual entregam cartas de apoio a skatistas que vão a Paris
Publicado em
18 de julho de 2024por
Itajuba TadeuQuando o assunto é Olimpíada, todo apoio é fundamental e pode fazer a diferença na hora que um atleta entra em uma disputa para representar as cores do Brasil. Com este objetivo, alunos da rede estadual de ensino do Paraná entregaram, nesta quinta-feira (18), em Curitiba, cartas de incentivo e boa sorte a atletas da Seleção Brasileira de Skate que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris.
Cerca de 80 cartas escritas por estudantes do Colégio Estadual Algacyr Munhoz Maeder, da Capital, foram recebidas pelos skatistas Dora Varella, Augusto Akio e Luigi Cini. As mensagens foram entregues pessoalmente por alguns alunos aos atletas, que realizam a preparação final para a competição no Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), no Complexo Tarumã.
A homenagem emocionou os atletas, que agradeceram o apoio. “Eu fico sem palavras ao ver essa força que a criançada está dando pra gente, todo esse carinho que eles estão trazendo. Hoje elas estão vendo um pouco da nossa preparação e isso é muito bonito. Eu fico muito feliz de fazer parte desta ação e deste time”, disse o skatista curitibano Luigi Cini.
As cartas foram escritas como parte de uma atividade que se utiliza dos Jogos Olímpicos para engajar os alunos nas disciplinas tradicionais da escola. “Desde 2006 nós fazemos isso, de alguma forma, seja mandando mensagens para a Seleção Brasileira nos anos de Copa do Mundo ou para atletas que vão para as Olimpíadas. Neste ano, os alunos escolheram falar de skate, que é um dos esportes preferidos deles”, explicou a diretora-auxiliar da escola, Edna da Silva.
“Com certeza dá uma energia a mais, uma motivação a mais, saber que a gente está representando o Brasil com tantas crianças incríveis que torcem pela gente e que gostam deste esporte”, disse a skatista Dora Varella.
HOMENAGEM – Cada aluno escolheu um dos 12 atletas da Seleção Brasileira de Skate e formulou uma mensagem. As cartas foram penduradas em uma espécie de varal na pista onde os atletas treinavam, para que eles pudessem ler todas as mensagens.
Como agradecimento, os três se comprometeram a levar as cartas para os demais skatistas que estão finalizando suas preparações em outras cidades. Os alunos também pintaram uma bandeira “carimbando” suas mãos com as cores do Brasil para que seja levada pela delegação para Paris.
“Foi muito legal essa iniciativa. Vamos tentar ajudá-los a dar uma força extra neste momento”, afirmou o estudante Nicolas Antonio de Moura Silva, do 9º ano. Ele pôde entregar pessoalmente a carta de incentivo para o seu ídolo, o skatista Augusto Akio.
“É realmente emocionante. Os jovens são muito puros, têm uma energia muito genuína, o que contagia a gente. Faz com que a gente lembre das nossas origens e os motivos pelos quais estamos competindo”, disse Akio.
Para o técnico da Seleção Brasileira de Skate Park, Edgar Pereira, esta energia pode fazer a diferença na hora da competição. “Eu já vi esse tipo de ação em outras competições e isso motiva muito o atleta. É uma energia que só o brasileiro tem”, explicou.
EXPECTATIVA – O Brasil vai competir em Paris com 12 atletas. Entre os representantes na categoria park, além de Augusto Akio, Luigi Cini e Dora Varella, também vão disputar a competição os skatistas Pedro Barros, Isadora Pacheco e Raicca Ventura. No street, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal representam o skateboarding brasileiro.
“Estamos tentando controlar a ansiedade de todos, mas estamos bem, muito bem preparados com um bom ciclo pré-olímpico. Então chegaremos a Paris com boas expectativas e chances de medalha”, disse o técnico Edgar Pereira.
Entre os atletas que estão finalizando a preparação em Curitiba, Augusto Akio e Luigi Cini vão para as Olimpíadas pela primeira vez. Já Dora Varella vai representar o Brasil pela segunda vez nos jogos olímpicos.
“Estou treinando tudo que eu quero fazer lá, para que tudo dê certo como eu planejei. O resultado é com os juízes. Eu quero fazer o meu melhor. Estou muito animada que esta será minha primeira olimpíada com pessoas, porque a outra vez que fui era em Tóquio, durante a pandemia, então agora quero viver realmente a experiência olímpica como ela é”, disse a atleta.
CENTRO NACIONAL DO SKATE – Referência na prática do skate, Curitiba conta atualmente com o Centro Nacional de Treinamento do Skate, que foi inaugurado em dezembro de 2023, fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado.
“Esta pista atende todas as modalidades de skate. Curitiba, em especial, tem uma tradição no skate e estamos muito felizes que a Seleção Brasileira escolheu a nossa pista para fazer essa preparação, por ser uma pista que se aproxima muito com a estrutura que eles vão encontrar em Paris”, explicou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos.
A pista foi feita para abrigar desde atletas amadores até skatistas do mais alto nível. O local, que tem uma estrutura de 1.500 metros quadrados, conta com duas pistas oficiais tanto de park quanto de street.
O local também oferece atividades no contraturno escolar para estudantes da rede estadual de ensino, como forma de incentivar a prática esportiva, fruto de um convênio entre a Paraná Esporte e a Confederação Brasileira de Skate.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública
Published
12 minutos agoon
4 de abril de 2025By

A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover a cooperação mútua no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. A parceria é uma ação estratégica para modernizar e otimizar a atuação da advocacia pública e visa impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento de tecnologias jurídicas.
O acordo com a PGE do Paraná foi o primeiro deste tipo feito pelo órgão federal e contou com a articulação do Laboratório de Inovação da AGU (Labori). Está prevista uma série de ações conjuntas entre os órgãos. Inicialmente, serão realizadas reuniões técnicas para alinhar estratégias e identificar oportunidades de colaboração. Em um segundo momento, a parceria evoluirá para a realização de seminários especializados, com o objetivo de avaliar projetos específicos e formalizar instrumentos de cooperação mais robustos, como convênios e acordos.
“A integração entre AGU e PGE-PR é um marco importante para avançarmos no compartilhamento de infraestrutura na área de tecnologia. A troca de conhecimento entre as instituições amplia a capacidade de fortalecer o ecossistema de inovação”, ressalta o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges.
Segundo Bruno Portela, coordenador do Labori, a parceria com a PGE-PR surgiu de uma agenda em Curitiba, onde o laboratório foi apresentado aos procuradores e gestores da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado. A partir daí, se deu o interesse mútuo em estabelecer uma parceria.
“Nossa ideia é criar um espaço de cooperação e de troca, onde as duas instituições possam elaborar alternativas para problemas comuns da advocacia pública”, explica Portela, lembrando que desde janeiro a AGU passou a ser reconhecida como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), o que permite ao órgão condições especiais para firmar parcerias.
“Com o ICT, a Advocacia-Geral da União ganha uma modelagem institucional que nos dá mais flexibilidade na utilização dos instrumentos do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, o que abre um leque de oportunidades para o compartilhamento de práticas com outros órgãos”, diz.
Assim como a AGU, a PGE-PR tem histórico em inovação. O órgão tem investido em projetos internos custeados pela secretaria estadual da Inovação do Estado. Um deles refere-se à implantação de Inteligência Artificial para atividades de representação judicial e consultoria jurídica da PGE.
INTEGRAÇÃO – Acordo da PGE-PR acontece em um momento em que a AGU, por meio do Labori, passa a desempenhar um papel fundamental na coordenação de integração técnica e científica entre instituições jurídicas. Um exemplo é o projeto Caravanas de Inovação, que começa nesta segunda-feira (07), no Ceará. A ação leva às procuradorias estaduais e municipais qualificação e metodologias de gestão. A meta para 2025 é cobrir, pelo menos, nove estados brasileiros.
A ideia é criar uma rede nacional de laboratórios de inovação da advocacia pública que tem como objetivo conectar as diversas experiências de laboratórios jurídicos do Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a busca por soluções conjuntas. “Essa rede vai ajudar não só a gente a encontrar soluções que garantam segurança jurídica para estados e municípios, e evidentemente para a União, mas também buscar soluções tecnológicas para nossas atividades”, afirma Portela.
Fonte: Governo PR

PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública

Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores

DER/PR doa passarela de pedestres a Quedas do Iguaçu para instalação sobre a PR-473

PCPR prende suspeito por participação em homicídio de mulher ocorrido no CIC

PCPR apreende pistola e caminhonete utilizadas em homicídio ocorrido em Curitiba
PARANÁ


PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública
A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover...


Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inaugurou nesta quinta-feira (3) a nova Estufa Climatizada do Centro Regional de...


DER/PR doa passarela de pedestres a Quedas do Iguaçu para instalação sobre a PR-473
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) formalizou a doação de uma passarela metálica de pedestres para a...
POLÍCIA


PCPR apreende pistola e caminhonete utilizadas em homicídio ocorrido em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, nesta quinta-feira (3), uma pistola e uma caminhonete que foram utilizadas no homicídio...


PCPR prende suspeito por participação em homicídio de mulher ocorrido no CIC
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem investigado por participação no homicídio de Nicoli Gabrieli Garcia, de 22...


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global